Benefícios dos Grãos e Cereais

Caroço de Ameixa é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 04/04/2018 (atualizado em 31/08/2021)

O Caroço de Ameixa possui uma grande variedade de nutrientes. Estudos têm demonstrado a versatilidade dessa fruta que pode ser uma grande aliada da saúde. a ameixa é uma fruta com caroço da família do pêssego, nectarina e damasco, que é originária de diversos países, sendo conhecida no mundo todo. Existem mais de 2000 variedades de ameixas, com cores que variam do roxo intenso até o vermelho, o amarelo e até mesmo o verde.

Com sabor doce e ligeiramente azedo, pode ser consumida fresca ou na versão desidratada (ameixa seca), sendo uma excelente opção para o café-da-manhã ou os lanches entre as refeições.

Rica em nutrientes como vitaminas, minerais e fibras, a ameixa é uma opção extremamente saudável para ajudar a manter a dieta em dia e evitar o consumo das opções industrializadas, muito práticas, porém nada saudáveis.

Valor Nutricional do Caroço de Ameixa:

O Caroço de Ameixa contem uma grande variedade de componentes saudáveis, tais como vitaminas e minerais. Como a Vitamina A, Vitamina C (ácido ascórbico), ácido fólico e Vitamina K (filoquinona). Elas também são uma boa fonte de vitamina B1 (tiamina), Vitamina B2 (riboflavina), Vitamina B3 (niacina), Vitamina B6 e vitamina E (alfa-tocoferol). Além disso, os minerais presentes nas ameixas incluem Potássio, flúor, Fósforo, Magnésio, Ferro, Cálcio e Zinco. Então, confira Os 40 Benefícios do Caroço de Ameixa Para Saúde:

Benefícios do Caroço de Ameixa Para Saúde:

1. Elimina as Toxinas:

O Caroço de Ameixa é um poderoso desobstruente do fígado, também é depurativa do sangue ou seja, elimina as toxinas e resíduos do organismo, promovendo uma limpeza e purificação no sangue, quem tem uma alimentação rica em colesterol e gorduras saturadas deve tomar o suco para limpar o organismo.

2. Ajuda na Regulação e Contrações Musculares:

Os Caroço de Ameixa contem quantidades abundantes de Potássio, que é um eletrólito, e é necessária para o bom funcionamento das células e tecidos do corpo. Além disso, Consumir ameixas ricas em potássio ajuda na regulação e contrações musculares e regula o equilíbrio ácido-base do corpo.

3. Benefícios do Caroço de Ameixa Para Gravidez:

Os Caroço de Ameixa e produtos de ameixa são benéficos durante a gravidez, devido à abundância de várias vitaminas e minerais. Esses componentes benéficos são vitais para a visão do olho, o desenvolvimento de ossos e tecidos, e saúde celular para a mãe e para o bebê crescer saudável.

4. Controla Glicose no Sangue:

O Caroço de Ameixa ajuda a controlar a glicemia por apresentar um baixo índice glicêmico, que é a velocidade com que os carboidratos de determinado alimento são absorvidos e disponibilizados no sangue na forma de glicose.

5. Benefícios do Caroço de Ameixa Para Auxiliar na Coagulação do Sangue:

Os Caroço de Ameixa contêm vitamina K, elas ajudam na coagulação normal do sangue e promove a saúde dos ossos. A deficiência de vitamina K no corpo podem resultar em perda excessiva de sangue e outros problemas de saúde, tais como ossos fracos.

6. Facilita a Purificação do Sangue:

Os Caroço de Ameixa contém Ferro e cobre, este nutrientes auxiliam na formação de glóbulos vermelhos e facilita a purificação do sangue e a circulação saudável. O cobre da ameixas atua como um antioxidante e é essencial para a saúde do nervo e auxilia na formação de colagênio.

7. Benefícios do Caroço de Ameixa Para Combater a Gripes:

Ela ajuda a combater gripes, resfriados e a tosse. Para isso, asse no forno algumas Ameixa sem o caroço, quando estiverem bem duras e secas, você deve moê-las e em uma xícara de água quente, acrescente uma colher de sopa deste pó, algumas gotas de limão e adoce com mel, tome quente, duas vezes ao dia.

8. Melhora o Sistema Nervoso:

O Caroço de Ameixa contém Vitamina B6, elas ajudam nas transmissão de sinais nervosos e auxiliares para o bom funcionamento do sistema nervoso. Além disso, o Caroço de Ameixa também ajuda no crescimento normal do cérebro e auxilia na formação do humor.

9. Benefícios do Caroço de Ameixa Para Tratar Hipocondria:

A hipocondria é uma doença psicológica que causa a preocupação excessiva com as doenças, por mais inusitado que pareça alguns distúrbios mentais estão associados á alimentação e a Caroço de Ameixa fresca nesse caso auxilia no tratamento da doença.

10. Combate a Ansiedade:

O consumo regular do Caroço de Ameixa ajuda na redução da ansiedade. Estudos forneceram provas sobre os efeitos ansiolíticos e propriedades antioxidantes dos ácidos clorogênicos presentes na ameixas, que ajudam na cura de comportamentos relacionados à ansiedade e danos causados pelo estresse oxidativo.

11. Benefícios do Caroço de Ameixa Para Aliviar Prisão de Ventre:

Prisão de ventre e constipação intestinal é um problema muito comum hoje em dia, causa desconforto e se não tratada pode causar outras doenças como febre intestinal, hemorroidas e problemas na digestão, deixe dois Caroço de Ameixa de molho em um copo com água durante a noite, pela manhã tome a água.

12. Combate a Anemia:

O ferro é essencial para a formação dos glóbulos vermelhos do sangue e transporte de oxigênio. Além de ser fonte desse mineral, o Caroço de Ameixa também é uma boa fonte de vitamina C, que melhora a absorção do ferro pelo intestino, combatendo assim a deficiência desse nutriente que pode levar à anemia.

13. Benefícios do Caroço de Ameixa Para Auxiliar no Emagrecimento:

Apesar de o consumo de frutas ser visto com cautela por nutricionistas e por quem deseja emagrecer devido às altas concentrações de açúcar, o Caroço de Ameixa pode ser uma aliada na perda de peso. Isto porque ela é rica em fibras, uma porção de 100 g da fruta fresca, possui aproximadamente 2,4 g de fibras alimentares. As fibras exercem um papel importante no trânsito gastrointestinal e na saciedade.

14. Combate a Síndrome Metabólica:

Os Extratos do Caroço de Ameixa são valiosos para o tratamento da obesidade e outras complicações associadas com a obesidade. Estudos têm mostrado que o consumo do frutos de Caroço de Ameixa tais como ameixas ajuda na luta contra a síndrome metabólica, devido à presença de compostos bioativos (flavonóides e fenólicos).

15. Benefícios do Caroço de Ameixa Para o Ganho de Massa Muscular:

Os Caroço de Ameixa são ricas em potássio, um mineral essencial que, em conjunto com o sódio, participa da transmissão dos impulsos nervosos e contração dos músculos. Como já bastante conhecido, a falta de potássio pode inclusive levar a câimbras e fadiga muscular.

16. Combate o intestino Preso:

Para quem sofre com intestino preso, a semente da abóbora também pode ser uma importante aliada; isso porque a fruta tem poder laxativo, que ajuda também a combater a prisão de ventre e o inchaço no estômago.

17. Benefícios do Caroço de Ameixa Para Combater o Envelhecimento Precoce:

Os Caroço de Ameixa são ricas em compostos antioxidantes como os flavonoides polifenólicos e vitamina C. Os antioxidantes agem no organismo eliminando radicais livres e espécies reativas de oxigênio, que são extremamente danosos, causando envelhecimento precoce e favorecendo doenças do coração, aterosclerose, câncer entre outras.

18. Previne o Diabetes:

A Caroço de Ameixa exerce efeitos anti-hiperglicêmicos e ajuda no combate contra diabetes. Estudos têm mostrado que o consumo dos extratos dos Caroço de Ameixa auxilia na redução dos níveis de glicose e de triglicéridos no sangue.

19. Benefícios do Caroço de Ameixa Para Fortalecer os Ossos:

O Caroço de Ameixa na manutenção e recuperação da densidade óssea. Os flavonoides e demais compostos fenólicos presentes na fruta auxiliam na reversão da perda de massa óssea. A ameixa também contém boro, um micronutriente que desempenha papel importante na ossificação e manutenção geral da densidade óssea.

20. Reduz o Colesterol:

As fibras insolúveis presentes no Caroço de Ameixa são metabolizadas pelas bactérias do intestino grosso, produzindo ácidos graxos de cadeia curta, entre eles o ácido propiônico, que tem demonstrado ter papel inibidor sobre umas das principais enzimas envolvidas na produção endógena de colesterol, a HMG-CoA redutase.

21. Benefícios do Caroço de Ameixa Para Melhorar a Libido:

É um poderoso alimento contra a falta de libido, deixe de molho 5 ameixas secas durante a noite, pela manhã em jejum tomar este caldo com limão e comer as ameixas, mas cuidado com o excesso pois pode causar diarreia.

22. Melhora a Digestão:

As Caroço de Ameixa são uma boa fonte de fibra dietética, juntamente com o sorbitol e isatina, o que ajuda na regulação do sistema digestivo. De acordo com estudos realizados, as Caroço de Ameixa são mais eficazes no tratamento de distúrbios digestivos, como constipação, em comparação com outras soluções, tais como casca de psyllium.

23. Benefícios do Caroço de Ameixa Para Tratar Problemas Respiratórios:

Excelente no tratamento das vias respiratórias, eliminando o catarro, para tratar a bronquite cozinhe 15 ameixas adicione mel e própolis a esse caldo, tome uma colher de hora em hora.

24. Hidrata a Pele:

Utilizado até mesmo na cozinha, esse óleo é rico em ácidos graxos benéficos e que, aplicados a pele, praticamente não deixam nenhum resíduo. Quem sofre com a pele ressecada pode contar com esse óleo para ajudar a combater o problema. Além de hidratar naturalmente a pele, o produto ainda higieniza e sela o tecido, dificultando a evaporação da água.

25. Benefícios do Caroço de Ameixa Para Fortalecer o Cérebro:

O Caroço de Ameixa ajuda a fortalecer o cérebro, auxiliando na diminuição da perda de memória e tratando as debilidades do cérebro.

Outros Benefícios do Caroço de Ameixa Para Saúde: 

  • Algumas pesquisas indicam que a capacidade antioxidante da ameixa seca é ainda maior que a apresentada pela fruta fresca.
  • Uma das explicações para isso é que, no processo de desidratação, novos compostos fenólicos (substâncias antioxidantes) seriam produzidos;
  • Estudos realizados com o suco concentrado de ameixa seca, testado em animais, mostraram que a fruta é capaz de diminuir a taxa de colesterol no sangue e os fatores de risco do câncer de cólon.
  • A fruta é uma ótima fonte de Vitamina A, Vitamina B2, Potássio e fibra: a ameixa possui mais fibras do qualquer outra fruta, hortaliça ou legume.
  • Estimula o bom funcionamento intestinal;
  • Ajuda no tratamento de alguns tipos de anemia, pois uma de suas substâncias auxilia na absorção do Ferro, mineral essencial para o bom funcionamento do organismo;
  • Reduz os riscos de desenvolver osteoporose, pois suprime a taxa de reabsorção óssea, reduzindo o risco de fraturas.
  • Estudos mostraram que um grupo de pessoas que consumiu ameixas secas apresentou densidade mineral óssea maior em ossos do braço e da coluna, em comparação com o grupo que consumiu maçãs secas.
Sair da versão mobile