Frutas

Duku fruta: 15 benefícios, informação nutricional e malefícios

Por Alan Costa, em 06/04/2018 (atualizado em 22/08/2021)

Duku é uma fruta nativa do sudeste da Ásia. Incluindo a Indonésia, a Tailândia, a Malásia e as Filipinas.

O Duku verde possui um gosto amargo, mas quando começa a ficar com uma cor amarelada, este é um sinal de que a fruta está madura e já possui um gosto mais adocicado. Às vezes se pensa que o Duku é amargo, mas a amargura é gerada quando a semente é mordida.

Os frutos podem ser redondos, ovais ou elípticos, sempre aparecendo em cachos, como as Uvas. Com uma pele fina e coriácea amarelada que é fácil de descascar, as frutas parecem-se com batatas redondas.

Dentro da pele, encontra-se a fruta translúcida, branca e suculenta, dividida em cinco ou seis secções. A fruta contém 1-3 sementes verdes escuras, comestíveis e amargas, com não mais do que uma em um único segmento.

Valor Nutricional

O teor calórico contido neste fruto acaba por ter níveis mais elevados quando comparado com Laranjas doces e Maçãs. Esta fruta também contém Proteínas, Vitamina C e Vitamina E, que atuam como antioxidantes. Ele também contém lanzones, de modo a fornecer proteção contra o sistema digestivo. Por isso, confira a seguir Os 15 Benefícios do Duku Para Saúde:

Benefícios do Duku Para Saúde

1. Ajuda a Fortalecer os Dentes:

Graças ao teor de Fósforo contido neste fruto, ele pode ajudar a fortalecer os dentes. Se consumido regularmente, tenha a certeza que terá dentes saudáveis.

2. Possui Propriedades Antioxidantes:

O Duku é fonte de Vitamina C que como sabemos, atua como um antioxidante. Os antioxidantes são nutrientes que tem como função bloquear alguns dos danos causados por radicais livres, os quais são produzidos pelo corpo quando acontece o processo de mudança de alimentos em energia. Os antioxidantes também reduzem os danos ao corpo causados por substâncias tóxicas e poluições.

3. Ajuda a Livrar-se dos Mosquitos:

Além do fruto ser rico em benefícios, a pele que o envolve também tem benefícios como repelir insetos, igualmente os benefícios das Folhas de Louro. É muito fácil de fazer, é só queimar a pele quando precisar usá-la como repelente de inseto.

4. Benefício do Duku Para o Sistema Digestivo:

Esta fruta contém Fibras dietéticas ou alto teor de fibras, por isso é útil para melhorar o sistema digestivo, impedindo o Câncer de Cólon e livrar o corpo de cancro causado pelos radicais livres.

5. Rico em Fibra:

A fibra é uma substância que é necessária ao organismo porque sua função é muito boa para a digestão. Em 100 gramas de Duku continha aproximadamente 2 gramas de fibra. A quantidade já atende às necessidades diárias do corpo de uma mulher adulta em fibras, tanto quanto 8-11 por cento. Quanto à categoria masculina adulta, as necessidades de fibra satisfeitas são de 6 a 8%. Alimentos ricos em fibras podem ajudar a manter o corpo longe de ataques cardíacos e também superar a constipação.

6. Mantém a Umidade Natural do Cabelo:

O Duku também pode manter a umidade natural do cabelo por dentro, graças ao seu conteúdo nutricional. Mas você também pode realizar a manutenção no exterior usando-o como uma máscara natural para o cabelo. Além de manter a umidade, também previne a queda de cabelo e o nutre.

7. Controla os Níveis de Colesterol:

A presença de Vitamina C nos frutos de Duku, poderá ajudar durante o processo de Metabolismo do Colesterol em ácidos biliares, o que podem ter implicações para os sanguíneos de Colesterol em níveis elevados e à incidência de cálculos biliares.

8. Benefício do Duku Para Pele:

A quantidade de Vitamina E em Duku é muito importante para a saúde da pele, através da manutenção, melhora a pele dando elasticidade e umidade, previne o envelhecimento precoce, protege a pele dos danos causados por exposição à luz ultravioleta, bem como acelera o processo de cicatrização.

9. Combate a Diarreia e Febre:

Duku eficaz pode efetivamente tratar a diarreia e também é benéfico para reduzir o calor ou Febre alta.

10. Benefício do Duku Para Perder Peso:

A Vitamina C tem sido provada ser um fator importante para a biossíntese de moléculas pequenas, tais como Proteínas chamadas carnitina. A Carnitina executa e dirige a gordura das moléculas para as células no tecido, onde a queima de gordura ocorre.

A falta de gordura nas moléculas durante o processo de Metabolismo podem levar a diminuição da energia e fadiga. Portanto, os níveis de carnitina no corpo irá diminuir a acumulação de gordura.

11. Ajuda na Dieta:

Para aqueles que estão em uma dieta para perder peso, consumir esta fruta pode ser muito útil. O Duku é benéfico na dieta por causa de sua capacidade de funcionar como um queimador de gordura.

12. Acelera a Recuperação:

Como nós sabemos que a Vitamina C é necessária para todas as pessoas, tanto aqueles que querem se encaixar na realização de rotinas diárias, bem como um profissional atleta. Ela também pode ajudar a manter a imunidade e ajudar a um atleta em sua recuperação após um treino intenso.

13. Promove a Saúde da Gengiva:

Graças ao alto teor de Vitamina C contida no Duku ela irá desempenhar um papel ativo que ajudará a manter saudável as nossas gengivas.

14. É Rico em Carnitina:

O Duku também é usado para perda de peso. Ele ajudará o corpo a obter carnitina. A carnitina direcionará as moléculas de gordura para um tecido que queima a gordura.

15. Combate os Radicais Livres:

A Vitamina C presente no Duku é um eficaz antioxidante para combater os radicais livres que é uma das principais causas do envelhecimento precoce. Mesmo em pequenas quantidades, a Vitamina C pode proteger importantes moléculas, tais como Proteínas, lípidios, hidratos de carbono, e os ácidos nucleicos de danos causados pelos radicais livres, toxinas, ou poluentes.

Malefícios do Duku

Embora eles não tenham nenhum efeito colateral conhecido, o consumo excessivo pode afetar negativamente sua saúde, pois é um dos frutos conhecidos por causar gases e inchaço.

Sair da versão mobile