Benefícios dos Sucos

Suco de Bergamota é bom para quê? como fazer e para que serve

Por Alan Costa, em 04/04/2018 (atualizado em 24/08/2021)

A Bergamota, mais conhecida como mexerica ou tangerina, e leva outros nomes como: laranja-mimosa, mandarina, fuxiqueira, poncã, manjerica, laranja-cravo, mimosa, clementina, é uma fruta cítrica de cor alaranjada e sabor adocicado.

Parece ser uma antiga espécie selvagem, nativa da Ásia. são muitos parecidos com os Benefícios da Laranja, mas possuem outros nutrientes essenciais para o nosso corpo. Além disso, a Bergamota são refrescantes, suculentas e saborosas. Eles também contêm muitos minerais que promovem saúde e condicionamento físico.

A Bergamota são uma variante específica das laranjas Mandarim (Citrus Reticulate), que são de cor vermelho-laranja. Eles pertencem à família das Rutaceae e são cultivados principalmente nas florestas tropicais das províncias do sudeste asiático.

Fruteiras de Bergamota são menores em tamanho em comparação com laranjeiras, e a fruta tem uma cor laranja profunda com uma forma plana. Pode ser descascado facilmente e é um nutriente de fruta fibroso.

Origem da Bergamota:

Sua origem é a mesma dos demais cítricos: bem diferentes das cultivadas hoje em dia. Além disso, supõe-se que as primeiras espécies silvestres de Bergamota provadas pelo homem foram encontradas em meio ao continente asiático, provavelmente em território chinês.

A Bergamota é, talvez, entre as frutas que se inscrevem nesses agrupamentos das frotas cítricas uma das mais perfumadas e prazerosas de se comer in natura.

Uma das principais características da Bergamota, além de sua bonita cor alaranjado-forte, é a facilidade com que sua casca se destaca da polpa de gomos bem definidos.

Os gomos, que guar-dam muito suco, ficam envolvi-dos por uma fina película e sol-tam-se mais ou menos facilmen-te uns dos outros, dependendo da espécie e da variedade.

Descrição da Bergamota:

A Bergamota tem Características da planta Árvore de porte mediano de até 4 m de altura, com ramos armados de espinhos.

Folhas brilhantes, de coloração verde-escura. Por isso, as Flores brancas, agrupadas em pequenos cachos. Fruto Arredondado, achatado nas extremidades com casca fina, cuja característica principal é sua forte aderência à polpa. Frutifica de abril a outubro.

Cultivo Prefere regiões de climas quentes, adaptando-se a qualquer tipo de solo, porém profundo e com boa aeração. Além disso, propaga-se principalmente por enxertia.

Plantio no inicio da estação chuvosa. Além disso, a Bergamota pertencem à família botânica das Rutáceas, que compreende mais de 900 espécies diferentes, e ao gênero Citrus, como todas as frutas popularmente conhecidas como cítricas.

Também como as demais frutas do gênero Citrus, são muitas as variedades e as hibridacões existentes de Bergamota ou mandarin oranges (termo usado como sinônimo para tangerine na língua inglesa) produzidas e comercializadas em todos os mercados, nacionais e internacionais.

Valor Nutricional da Bergamota:

A Bergamota tem valor nutricional que é rica em vitamina K, Vitamina A, vitamina C, Vitamina E, Vitamina B1, Vitamina B3, Vitamina B5, Vitamina B6, Vitamina B2 e folato, bem como sais minerais como Manganês, fibras, potássio, Magnésio, Ferro, cálcio e Cobre.

Por isso, é também uma boa fonte de Fósforo, ômega-3 ácidos graxos e proteínas. Então, confira agora Os 30 Benefícios do Suco de Bergamota Para Saúde:

Benefícios do Suco de Bergamota Para Saúde:

1. Previne a Diabetes:

Uma pesquisa acadêmica feita pela “The University of Westen Ontario” diz que uma bioflavanoide chamada Nobiletin, encontrada no Suco de Bergamota, é possivelmente uma potente substância que ajuda o nosso organismo a combater a diabete tipo 2, pois ela ajuda a regular o nível de insulina no sangue.

2. Ajuda na Produção de Energia:

A falta de ferro no sangue pode causar falta de disposição e deixar a pessoa com aparência mais pálida e cansada.

Então, quando a vitamina C do Suco de Bergamota é aliada a algum outro alimento rico em ferro, como por exemplo o espinafre, o corpo terá uma capacidade maior de absorver este ferro. Desta forma, um Suco de Bergamota com espinafre pode ser uma boa pedida para o começo ou meio do dia.

3. Combate o Envelhecimento Precoce:

O Suco de Bergamota é rica em antioxidantes, que desacelera o processo de envelhecimento, especialmente da pele, e por isso, a deixa muito mais bonita e radiante. Por isso, se você quiser manter a sua pele muito mais bonita, jovial e saudável, inclua mais Suco de Bergamota na sua alimentação.

4. Reduz o Colesterol Ruim:

O Suco de Bergamota possui princípios ativos que ajudam na prevenção do excesso de gordura no nosso corpo, principalmente no fígado, encorajando nosso organismo a queimar gordura e não produzi-la e nem estocá-la.

Desta forma, ele ajuda a baixar o colesterol ruim e ainda promove o bom colesterol. Por isso, o Suco de Bergamota é composta também por sinefrina, que ajuda a frear a produção de colesterol no organismo.

5. Diminui a Pressão Sanguínea:

Devido à presença dos minerais e nutrientes como o potássio, o Suco de Bergamota reduz os graus de pressão sanguínea.

Por isso, ele preserva a pressão nas artérias comum, permitindo o movimento de sangue por meio de das artérias sem complicações.

6. Promove a Saúde dos Olhos:

Com o consumo do Suco de Bergamota fresca, a vitamina A e vitamina C, presentes na fruta, podem ajudar a prevenir a degeneração macular relacionada à idade, que pode ser a maior causa de perda de visão em idade avançada.

7. Melhora o Humor:

Você sabia que o aroma cítrico tem ótimos efeitos psicológicos? O simples ato de cheirar o Suco de Bergamota pode melhorar seu humor de forma significativa. Então, segundo Barbara Thomley, coordenadora do Programa de Medicina Complementar e Integrativa da Mayo Clinic, nos Estados Unidos.

Ao cheirar a casca da fruta, você vai diminuir os níveis de estresse e ansiedade, sentindo-se mais relaxado. Então, da próxima vez que estiver irritado e de mau humor, faça esse teste e deixe os remédios de lado.

8. Benefícios da Bergamota Contra Rugas:

Suco de Bergamota auxilia a afrontar com complicações de rugas. Aqueles com trinta e poucos anos que sentem uma má disposição na pele pode ser por causa de à cotidiano de pele desagradável ou falta de miniaturização.

Por isso, o Suco de Bergamota auxilia a se livrar das rugas de uma maneira eficaz.

9. Favorece o Ganho de Massa Muscular:

Se você pratica musculação e quer ganhar e fortalecer a massa muscular, precisa de uma ajuda extra na alimentação.

Embora as bananas sejam bastante conhecidas para isso por ter bastante potássio, o Suco de  Bergamota também é uma ótima fonte desse nutriente, com cerca de 115 miligramas, tornando-a essencial para fortalecer a musculatura. Mas isso não significa que você vai descartar as bananas.

10. Benefícios do Suco de Bergamota Contra o Câncer:

Estudos ainda iniciais foram feitos sobre as propriedades anticancerígenas dos bioflavonoides encontrados no Suco de Bergamota. Foi demonstrado que eles ajudariam a prevenir o aumento de células cancerígenas, reduzindo, assim, a proliferação de tumores.

11. Aumenta a Imunidade:

É comumente sabido que a vitamina C ajuda a manter o nosso sistema imune mais forte, e por isso é a vitamina mais encontrada em remédios para prevenir e combater gripes.

Por isso, um dos benefícios do Suco de Bergamota é ter essa capacidade de ser um saboroso remédio natural.

Em dias mais frios, uma boa pedida é fazer o chá da casca da Bergamota acompanhado de outros ingredientes, como a hortelã ou menta, que nos fornece um combo com propriedades antivirais.

Por isso, ou com gengibre e alfazema, pois a alfazema ajuda a relaxar os músculos doloridos e o gengibre é um anti-inflamatório natural.

12. Previne o Câncer:

A Bergamota possui carotenoides, que impossibilita o câncer de fígado. Além disso é rica em vitamina A. Em pacientes com hepatite C foi observada uma proteção em oposição a o câncer de fígado pela absorção do Suco de Bergamota devido à assistência de beta-cripto xantina em grande porção. Devido à sua abundância em limoneno, possui características anticâncer similarmente.

13. Previne Cãibras:

vitamina C é essencial para ter um sistema imunitário sadio. Devido às suas características antimicrobianas, impossibilita a contaminação de feridas.

Suco de Bergamota é um purificador do sangue que apura resíduos do corpo. Ela auxilia a evitar cãibras e vômitos, impedindo espasmos no sistema digestivo e nervoso.

14. Combate a Fadiga:

Algumas combinações de alimentos podem ser muito boas para a sua saúde, e isso é bastante válido em relação o Suco de Bergamota, pois a vitamina C contida nelas, junto com o ferro de algum outro alimento (espinafre, por exemplo), facilita a absorção do ferro com muito mais facilidade, que é essencial para a nossa saúde.

Deficiência em ferro pode causar fadiga, cansaço, problemas de respiração, olheiras e palidez, além de outros problemas mais graves que podem surgir com o tempo, como anemia.

15. Combate a Bronquite:

Suco de Bergamota fortalecem o organismo e o protege das infecções e doenças. O consumo de Suco de Bergamota é especialmente recomendado em casos de asma ou bronquite.

16. Combate a Constipação:

Devido à presença do alto teor de fibra no Suco de Bergamota, a mesma auxilia a evitar a constipação. A prisão de ventre é fraude promovendo a digestão e apoiando os movimentos intestinais fáceis.

17. Benefícios do Suco de Bergamota Contra os Radicais Livres:

O Suco de Bergamota é rica em vitamina C, que auxilia a combater os radicais livres com suas características antioxidantes que são capazes de provocar enfermidade infecciosa e câncer. Por isso, com a descarga de radical livre, ele similarmente evita danos celulares.

18. Acelera o Processo de Cicatrização:

O óleo de Bergamota é extraído a partir de Bergamota e auxilia a crescer novas células e tecidos. Por isso, ele similarmente acelera o processamento de cicatrização.

19. Promove a Saúde Capilar:

Além de deixar sua pele linda, o Suco de  Bergamota contribui para a estabilidade dos fios de cabelo, prevenindo contra queda, e até ajuda no crescimento.

Um estudo recente mostrou que pessoas com problemas nas madeixas. Também têm problemas de autoestima, o que pode causar insegurança social e falta de autoconfiança. Por isso, comer Bergamota fortalece o couro cabeludo, e os fios crescem fortes e brilhantes.

20. Promove a Saúde do Coração:

Além de prevenir contra o diabetes, como mencionado acima, a maravilhosa nobiletina também previne contra a arteriosclerose.

Uma enfermidade que cria placas de gordura nas veias sanguíneas, muito comum em pessoas que têm problemas com colesterol alto.

Esta doença é uma das maiores causas de doenças cardíacas, como infarto. Outro estudo científico comprovou que mulheres que consumiam no Suco de Bergamota tinham 19% menos risco de ter problemas relacionados a coagulação do sangue, um problema que também pode danificar o coração.

21. Combate Infecções:

Como a vitamina C é antioxidante resolvível em água natural, a presença de 87% da vitamina C no Suco de Bergamota auxilia a afrontar em oposição a os agentes infecciosos e remove os radicais livres que são capazes de ser uma pleito para o câncer.

22. Promove a Saúde Gestacional:

Suco de Bergamota contém em média 20mg de folato, uma versão natural do ácido fólico. Apesar de nosso organismo precisar de uma quantidade maior do que esta.

Por isso, ainda é importante conhecer as propriedades do ácido fólico. Por isso, que encoraja o nosso corpo a reparar DNA e ajuda no crescimento de células e tecidos.

Desta forma, ele é um elemento essencial em períodos como a gravidez e a infância. Se consumido em quantidades adequadas.O ácido fólico ainda pode ajudar a prevenir mudanças de DNA que poderiam levar ao câncer.

23. Fortalece os Ossos:

Outro benefício que essa fruta pode nos proporcionar é nos ossos. De acordo com um estudo feito na Universidade Tufts, nos Estados Unidos, homens que consumiam bastante vitamina C e potássio, encontrados abundantemente no Suco de  Bergamota, tiveram um aumento e fortalecimento da densidade óssea, com riscos muito menores de fraturas.

Por isso, se você quer manter seus ossos firmes e evitar acidentes, consuma no Suco de Bergamota com mais frequência.

24. Benefícios do Suco de Bergamota Contra Doenças:

Por causa de seu alto valor nutricional, Suco de Bergamota não somente cura doenças. Por isso, também previne contra elas, fortalecendo a imunidade.

Acabar com um resfriado, por exemplo, é muito mais fácil com a grande quantidade de vitamina C que contém nesta fruta. Para uma cura mais rápida, tome um chá de hortelã como acompanhamento.

25. Combate a Anemia:

Suco de  Bergamota ser composta 90% por água, ela ajuda a hidratar o organismo, é uma fruta diurética, e suas vitaminas e sais mineiras colaboram para o tratamento de anemias.

26. Regula a Pressão Arterial:

Suco de  Bergamota possui propriedades que ajudam a nos proteger da aterosclerose, grande causa de enfartos e ataques do coração. Além disso, a Bergamota é rica em potássio, substância que ajuda a reduzir a pressão arterial e promove um fluxo sanguíneo mais saudável, prevenindo a formação de coágulos sanguíneos.

27. Combate o Estresse:

O maracujá pode ser o maior conhecido das frutas calmantes, porém o cheiro da Bergamota e o chá de sua folha são altamente recomendados para quem deseja se acalmar depois de um dia, uma semana, ou até anos turbulentos.

Esse é um dos benefícios do Suco de  Bergamota menos conhecidos. Por isso, na aromaterapia o seu óleo essencial é usado para ajudar as pessoas a descansarem e relaxarem.

28. Favorece a Perda de Peso:

Dentre os benefícios do Suco de  Bergamota, destaca-se a ajuda no controle do peso corporal. Em 100g de Bergamota pode-se encontrar por volta de 53 calorias, 0.3g de gordura, quase 2g de fibra, 27mg de vitamina C e 37 mg de cálcio.

Estas propriedades fazem com que esta seja uma fruta muito encontrada nos cardápios de regimes, pois, por ela ter uma casca dura e mesmo assim ser fácil de descascar, ela é uma ótima fruta para ser levada em bolsas ou mochilas como lanche matinal ou vespertino.

A fibra presente na fruta ajuda na perda de peso, pois esta auxilia o nosso corpo a saber que estamos saciados e ajuda a balancear o nível de açúcar no sangue. Por isso, suas vitaminas ajudam a inibir a produção de cortisol, hormônio do estresse, que pode influenciar no armazenamento de gorduras.

E, finalmente, por ser um alimento com baixo teor de gordura e calorias e altos níveis vitamínicos.  O Suco de Bergamota se torna uma aliada perfeita para dietas balanceadas para perda de peso.

29. Promove a Saúde Oral:

vitamina C, aliada ao cálcio e fósforo presentes no Suco de Bergamota, são os maiores responsáveis pelo desenvolvimento de dentes mais saudáveis. Além disso, pesquisadores da “State University of New York at Buffalo”.

Publicaram uma pesquisa em que dizia que pessoas que não consomem sua dose diária de vitamina C têm 25% mais chance de ter gengivite, doença que inflama a gengiva, deixando-a mais volumosa e passível a sangramento.

Porém, cuidado para não comer muito Suco de Bergamota, pois por ser uma fruta ácida, ela pode estragar o esmalte dos seus dentes já saudáveis.

30. Favorece o Sistema Digestivo:

Devido à sua composição nutricional, também podem haver muitos benefícios do Suco de  Bergamota para o seu sistema digestivo, de diversas formas.

Por isso, ela ser rica em fibras, ela ajuda no funcionamento geral do sistema digestivo e dos rins também.

Como Consumir a Bergamota:

Normalmente, o Suco de  Bergamota é consumida por inteiro como sobremesa. Porém partes de seu gomo podem ser encontradas em variados doces, e até mesmo no meio de saladas e sucos. Além disso, suas folhas é possível fazer chás calmantes, e com sua casca doces e óleos essenciais.

Malefícios da Bergamota:

Durante a gravidez, a Bergamota deve ser utilizada com precaução, vez que doses grandes podem estimular contrações.

Sair da versão mobile