Remédios Caseiros

Varizes: Como Remove-las com Esses Simples Remédios Caseiros

Por Alan Costa, em 29/11/2018 (atualizado em 16/09/2021)
Varizes

O sistema circulatório tem dois tipos de vasos sanguíneos primários: as artérias, que transportam sangue do coração para os outros distritos corporaise as veias, que em vez disso fazem o caminho inverso e levam o sangue da periferia para o coração.

Em contraste com as artérias, as veias transportam sangue sem o bombeamento direto do coração. Para fazer o fluxo de sangue, eles usam válvulas internas que permitem que ele se mova apenas na direção do coração.

Varizes

Quando um mau funcionamento valvular ocorre ou uma parede venosa enfraquece, o sangue não flui livremente, mas tende a estagnar e se acumular na veia. Isso congestionou, criando um enfraquecimento adicional da parede venosa.

Como conseqüência, a veia se dilata e se estica. Na superfície, esta dilatação é claramente visível: a veia aparece em relevo, de azul escuro a roxo e é perceptível ao toque.

São veias varicosas, que nada mais são que o sinal de insuficiência venosa. Quando esse fenômeno ocorre, significa que a veia não é capaz de elevar o sangue para cima.

Causas das Varizes:

Também chamadas de Varizes, as veias varicosas aparecem predominantemente nas pernas e coxas. Na verdade, essas são as áreas em que o sangue se esforça mais para voltar ao coração.

Além de não serem atraentes, as Varizes podem ser dolorosas e criar rigidez e inchaço. Outros distúrbios associados que podem ocorrer no vértice são: prurido, hematomas e úlceras.

As causas, assim como o enfraquecimento da parede venosa, são encontradas em excesso de pressão nos vasos, causada por múltiplos fatores. Entre estes, os mais importantes são:

  • Uma dieta muito rica em gordura e pobre em fibras;
  • O estilo de vida sedentário;
  • Obesidade;
  • Passar longos períodos em pé ou sentado;
  • Gravidez;
  • Terapias de reposição com hormônios sintéticos.

Ginkgo (Ginkgo Biloba):

Esta antiga planta asiática é conhecida por suas propriedades efetivas na insuficiência venosa crônica. Tem uma ação flebitônica marcada, por isso é indicado no tratamento de Varizes, hemorróidas e tromboflebite.

Ginkgo atua no sistema circulatório, melhora a circulação arterial, capilar e venosa. Aumenta a vascularização e o suprimento de sangue e diminui a resistência periférica em pequenas artérias.

Mirtilo:

Conhecido por suas propriedades benéficas, o mirtilo reduz a fragilidade vascular, diminuindo a permeabilidade dos capilares. É um excelente produto para prevenir o aparecimento de Varizes. Use-o junto com Ginko e Centella se as veias varicosas já aparecerem: juntas, elas têm eficácia contra a insuficiência venosa e a microcirculação.

Óleo Essencial de Cipreste:

O óleo essencial de cipreste é indicado para todos os tipos de congestão, qualquer que seja sua localização: à pélvis (síndrome pré-menstrual), venosa ou linfática.

Ajuda a reativar a circulação venosa, combate pernas pesadas e promove a circulação. Nunca deve ser usado durante a gravidez e amamentação. Ótimo para usar diluído para uma massagem eficaz.

Suco de Uva:

INGREDIENTES:

  • 1 copo de uvas pretas;
  • 1 copo de água.

MODO DE PREPARO:

  • Coloque para bater os ingredientes no liquidificador e tome logo a seguir. Uma outra possibilidade é comprar o suco de uva orgânico concentrado e diluir num pouco de água, e beber diariamente;
  • Preferencialmente deve-se beber sem adoçar, mas se achar necessário prefira formas mais saudáveis como o mel, stévia ou melaço de cana.

Óleos Essenciais:

INGREDIENTES:

  • 8 ml de óleo de girassol;
  • 2 gotas de óleo essencial de alfazema;
  • 2 gotas de óleo essencial de erva-de-são-joão;
  • 3 gotas óleo essencial de limão.

​​MODO DE PREPARO:

  • Misture todos os ingredientes e passe nas Varizes, fazendo uma massagem;
  • No caso de massagens para o tratamento de Varizes, não se deve massagear insistentemente sobre a variz, mas de forma suave e ampla; movimentos circulares dos pés as coxas.
Sair da versão mobile