Frutas

Goji Berry é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 11/04/2018 (atualizado em 11/09/2021)

Goji Berry é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios. Além disso, Antes que o goji berry tomassem o mundo como um superalimento, eles foram usados durante séculos na China por seus benefícios medicinais. Eles são altamente elogiados por seus benefícios de promover a longevidade.

Um conto antigo nos diz que um homem viveu por 252 anos, incorporando bagas de goji berry em suas sopas todos os dias! Outras lendas narram que os monges budistas foram os primeiros a descobrir essas bagas vermelhas nas montanhas tibetanas. Diz-se que aqueles que os incorporaram em suas dietas viveram mais tempo do que aqueles que não o fizeram.

O que é Goji Berry?

O goji berry, também chamada de wolfberry, é uma baga laranja-avermelhada que vem de um arbusto nativo da China. Na Ásia, as bagas de goji berry foram consumidas por gerações na esperança de viver mais tempo.

Informação Nutricional do Gojiberry:

Também conhecido como o ‘Wolfberry’, gou qi zi e Fructus lycii, o goji berry é muito densas em nutrientes. A cor vermelha brilhante vem do seu alto teor de beta-caroteno. Bagas de goji berry também são preenchidas até a borda com aminoácidos. Eles também contêm outros carotenoides além do beta-caroteno, incluindo zeaxantina, luteína, beta-criptoxantina e licopeno.

Outros nutrientes que as bagas de goji berry têm são vitaminas B, muita Vitamina C e mais de 30 minerais, incluindo Ferro, Zinco, Cobre, Cálcio, Selênio, etc.são colhidas do Lycium barbarum, um arbusto perene da família dos nightshade, Solonaceae – a mesma família das Batatas, Berinjelas, Pimentão e Tomate. Originária das regiões temperadas e subtropicais da China, Mongólia e Himalaia tibetana, as bagas de Goji têm sido parte integrante da medicina tradicional chinesa há milhares de anos. Agora, confira Os 22 Benefícios da Goji Berry Para Saúde:

Benefícios da Goji Berry Para Saúde:

1. Promove um Brilho Saudável na Pele:

Como goji berries são ricas em beta-caroteno, eles dão à pele um brilho saudável quando consumidos. Todos os alimentos ricos em beta-caroteno, como as Cenouras, são assim. Comê-los com moderação e você terá uma pele brilhante!

2. Combate as Rugas e Linhas Finas:

Goji berry é um poderoso segredo anti-envelhecimento. Não só promove a longevidade, mas também a pele jovem! Coloque algumas bagas goji berry em seus smoothies da próxima vez para experimentar o envelhecimento lento da pele! Você também pode aplicar goji berries à sua pele topicamente.

3. Oferece Proteção Solar:

Você conhece a frase “Coma seu filtro solar”? Significa comer certos alimentos naturalmente equipa sua pele com a capacidade de bloquear os raios UV prejudiciais. Entre os alimentos que você pode comer como um filtro solar natural inclui bagas de goji berry. Eles contêm uma carga de antioxidantes que protegem a pele dos raios UV e dos radicais livres que danificam as células da pele.

4. Trata as Condições Cutâneas Inflamatórias:

As bagas de goji berry possuem poderosas propriedades anti-inflamatórias. Eles são bons para reduzir qualquer tipo de inflamação, incluindo condições inflamatórias da pele, como Eczema, Psoríase e rosácea. Se você deu inflamação de Acne, adicione bagas de goji berry à sua dieta para aliviar a vermelhidão e reduzir a inflamação.

5. Diminui as Celulites:

O fruto é rico em beta-sisterol, nutriente com ação anti-inflamatória que melhora a celulite, já que ela é caracteriza por uma inflamação. Além disso, o alto teor de fibras da fruta aliado ao beta-sisterol contribui para estabilizar os níveis de colesterol, que em excesso pode aumentar as celulites.

6. Melhora o Sistema Imunológico:

O goji berry é rico em Vitamina C. Este nutriente aumenta a produção de glóbulos brancos, células que fazem parte do sistema imunológico e que tem a função de combater microorganismo e estruturas estranhas ao corpo. A vitamina também aumenta os níveis de anticorpos no organismo. Assim, ela ajuda a fortalecer o sistema imunológico, deixando nosso corpo menos suscetível a doenças.

7. Melhora a Visão:

O fruto é a maior fonte conhecida de carotenoides. Este nutriente é responsável por prevenir e auxiliar a saúde da visão. Alguns estudos também apontam que o goji berry possui quantidades significativas de zeaxantinas que melhoram a função da retina.

8. Protege a Pele:

Os carotenoides presentes no goji berry também irão proporcionar benefícios para a pele. Uma pesquisa da Universidade de Sidney sugere que o goji berry pode oferecer fotoproteção adicional em pessoas mais susceptíveis aos raios ultravioletas.

9. Possui Ação Anticancerígena:

Uma pesquisa realizada em 2012 e publicada no Journal of the American College of Agriculture sugere que os polissacarídeos presentes no goji berry podem inibir a proliferação de células HeLa, tipo de células cancerígenas, por indução de morte celular. Os resultados mostraram que o fruto pode agir principalmente no Câncer de Cólon e de colo de útero.

10. Previne Doenças Cardiovasculares:

Estudos publicados na Nutrition Research em 2009 indicam que o aumento do consumo de goji berry, por conter Vitamina C, Vitamina E e Vitamina A faz com que a ação antioxidante aumente e a oxidação do colesterol ruim, LDL, diminua. Consequentemente, o risco de doenças cardiovasculares diminui.

Além disso, o beta-sisterol presente no goji berry tem ação anti-inflamatória e também contribui para estabilizar os níveis do colesterol. Já a Vitamina B6 auxilia na degradação da homocisteína, substância que quando está em excesso na corrente sanguínea pode aumentar os riscos de doenças cardiovasculares.

11. Protege o Cérebro:

O goji berry conta com ácidos graxos essenciais que são necessários para a síntese de hormônios e regulam o funcionamento do cérebro e sistema nervoso. Além disso, as vitaminas do complexo B e a forte ação antioxidante da fruta também contribuem para evitar problemas neurológicos.

12. Proporciona Bem-estar:

A Vitamina B6 presente no alimento tem como principal função a produção de alguns neurotransmissores, entre eles a serotonina, que proporciona bem-estar.

13. Possui Ação Antioxidante:

O goji berry possui forte ação antioxidante, isto porque ele é a maior fonte conhecida de carotenoides, substância que se destaca por esse benefício. Além disso, a Vitamina C presente em grandes quantidades no alimento também tem ação antioxidante.

14. Previne Diabetes:

Um estudo preliminar publicado no African jornal of tradicional, complementary, and alternative medicine mostrou que por possuir polissacarídeos o goji berry produz um efeito hipoglicemiante significativo quando administrado por via oral nos ratos, melhorando não só a glicemia de jejum como níveis de colesterol total e triglicérides em modelos animais diabéticos. Porém, não existem estudos que comprovem essa ação em seres humanos.

15. Melhora a Visão:

Um dos destaques dessa frutinha são os carotenoides, grupo do qual fazem parte o betacaroteno, a luteína e a zeaxantina. Esta, aliás, é a grande representante da turma, já que responde por quase 60% do conteúdo de carotenoides da fruta. E já está mais do que demonstrado que as substâncias dessa classe são capazes de prevenir problemas sérios de visão, como aqueles que afetam a mácula – a parte central da retina, cuja missão é captar os detalhes.

16. Auxilia o Funcionamento do Intestino:

As fibras – importantes para o bom funcionamento desse órgão – também são abundantes na goji. Seis colheres de sopa da fruta (100 g) têm 7,4 mg de fibras. A mesma quantidade de feijão tem 6,4 g do nutriente.

17. Ajuda a Emagrecer:

Se o seu principal objetivo é perder peso, saiba que a goji berry tem seus préstimos. Isso porque, na escala de índice glicêmico (IG), ela soma ínfimos 29 pontos. Alimentos com menos de 50 são considerados de baixo IG.

E a vantagem disso é simples: como eles não fazem os níveis de glicose disparar, o pâncreas não precisa liberar de vez uma enxurrada de insulina no sangue para dar conta de todo o açúcar excedente. Lembrando que outra função desse hormônio é armazenar energia no corpo – inclusive na forma de gordura. Daí a importância de priorizar alimentos com baixo IG.

18. Diminui a Produção de Cortisol:

Conhecido como o hormônio do Estresse, o cortisol estimula o acúmulo de gordura, aumenta o apetite por alimentos calóricos, diminui a produção de hormônio do crescimento e desacelera o metabolismo, dificultando a perda de peso.

Ao reduzir o Estresse, a goji berry causa uma diminuição natural na liberação do hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais. Baixos níveis de cortisol na circulação não só facilitam a utilização de gordura como fonte de energia para o corpo, como também diminuem os efeitos indesejados do catabolismo muscular.

19. Aumenta a Libido:

A diminuição natural da produção de testosterona após os 30 anos pode levar a uma perda gradual da libido, efeito esse que pode ser atenuado com substâncias naturais que estimulem a liberação do hormônio.

De acordo com a tradicional medicina chinesa, esse é um dos benefícios do goji berry, que além de atuar indiretamente na produção hormonal ainda melhora a circulação e a produção de serotonina, duas condições que também podem auxiliar na melhora das funções sexuais.

20. Pode Aliviar a Dor:

As bagas de  goji berry têm propriedades anti-inflamatórias, que podem ajudar a aliviar a dor – sendo a dor artrítica uma delas. No entanto, há pouca informação sobre se as bagas podem aliviar a dor muscular também.

21. Ajudar a Tratar a Acne:

Isto pode ser atribuído às propriedades anti-inflamatórias das bagas. Eles tratam a inflamação da pele e ajudam a reduzir e prevenir a Acne. Beber o suco pode tratar a inflamação de dentro, o que também pode estar contribuindo para a sua acne.

Além disso, você também pode aplicar suco de goji berry ou extrair para o rosto e enxaguar com água fria após 15 minutos. As bagas também podem firmar a sua pele (pois são ricas em Vitamina C, que ajuda a construir a pele) e também reduzir as rugas. Isso basicamente significa que você também pode usá-los para seus benefícios anti-envelhecimento.

22. Ajuda a Manter o Fígado Forte:

Bagas de goji berry contêm um grupo de compostos químicos neutros chamados betaínas, que são o segredo por trás de sua longa história de uso para apoiar a saúde do fígado. Foi demonstrado que as betainas reduzem os depósitos gordurosos no fígado, que podem resultar de vários fatores de estilo de vida (uso de álcool, diabetes, dieta, etc.) Enquanto os estudos controlados envolvendo ratos de laboratório superam em muito os realizados em humanos, a história da baga de goji berry fala por si.

Como Consumir o Goji Berry:

O ideal é consumir o goji berry de manhã, pois ele irá proporcionar energia para o dia que vai começar. O alimento pode ser misturado a outras frutas ou a saladas, sucos e iogurtes. No Brasil é difícil encontrar a versão in natura do goji berry, normalmente ele é consumido desidratado. Caso o alimento seja ingerido na versão desidratada é recomendado ingeri-lo com um líquido para hidratar as fibras e potencializar os efeitos benéficos. Outra opção interessante é consumir o goji berry na forma de suco.

Contraindicações do Goji Berry:

Embora seja considerado um alimento seguro para a maioria das pessoas, a dica é sempre conversar com um nutricionista ou médico antes de iniciar o consumo regular de qualquer alimento estranho à dieta habitual.

Quem toma anticoagulantes deve evitar o consumo de goji berry, pois a fruta pode inibir a ação desses medicamentos. Pessoas que fazem uso de remédios para pressão e para o controle da glicemia também não devem utilizar a goji berry sem orientação médica.

Sair da versão mobile