Benefícios das Plantas

Urucum é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 26/03/2018 (atualizado em 27/08/2021)
beneficios do urucum

O Urucum, de nome científico Bixa orellana L., é um arbusto nativo das Américas do Sul e Central e do Caribe, que pode chegar a atingir até seis metros de altura. Cresce em ramos no formato de vagens laranja-avermelhadas e apresenta grandes folhas de coloração verde-claro e flores rosadas com muitos estames.

Pela beleza e colorido de suas flores, o Urucum é uma planta ornamental e fornece sementes condimentares, estomáticas e laxativas, proporcionando diversos benefícios à nossa saúde. De sua semente é extraído o corante natural bixina, usado em cosméticos, bronzeadores, alimentos e tecidos. Durante séculos, povos da Amazônia utilizaram as folhas do Urucum para fins medicinais.

Valor Nutricional do Urucum:

O Urucum é rico em carotenoides, cálcio, fósforo, ferro, aminoácidos e vitaminas A, vitamina B2, vitamina B3 e vitamina C. Também contém cianidina, ácidos elágico e salicílico, saponinas e taninos, que são fitoquímicos que auxiliam na prevenção e tratamento de diversas doenças.

A semente e as folhas desta planta contêm propriedades diuréticas, antibacterianas e adstringentes.

As sementes também são utilizadas para curar a icterícia e ajudar a tonificar, equilibrar, fortalecer e reduzir a inflamação no fígado. Para crianças, o chá das sementes de Urucum é dado para matar vermes.

O Urucum tem sido usado para cuidar do sistema digestivo, aliviando a constipação, indigestão, azia e outros desconfortos estomacais causados pelo consumo de alimentos picantes. A planta também é utilizada como afrodisíaco, para perda de peso e tratamento de febres, hepatite, malária, disenteria e picadas de cobra venenosa. Então, confira Os 30 Benefícios do Urucum Para Saúde:

Benefícios do Urucum Para Saúde:

1. Ajuda a Melhorar a Visão:

A visão pode se tornar melhor com o consumo de Urucum. Isto ocorre por que o produto contém uma grande quantidade de carotenoides, que funcionam como protetores dos raios UVA e UVB. Além disso, o Urucum tem ação antioxidante, o que ajuda o sistema ocular a ficar mais forte contra cataratas e outras doenças mais graves que atingem os olhos, principalmente dos idosos.

2. Ajuda na Prevenção do Câncer:

O Urucum tem o poder de prevenir doenças crônicas como o câncer, já que existe uma substância chamada norbixina no alimento. Por conta disto, a substância tem a função de promover mutações das células cancerígenas e, ainda, não deixe que as saudáveis sejam contaminadas com a doença.

3. Melhora a Saúde dos Ossos:

Quem pretende ter ossos fortes e saudáveis e, ainda, ficar livre de doenças como artrite e artrose deve consumir Urucum, pois o mesmo tem uma grande quantidade de cálcio em sua composição. Este mineral ajudará na prevenção de doenças sérias dos ossos, que podem atingir pessoas de qualquer faixa etária.

4. Tratar Doenças Congênitas:

A alta quantidade de ácido fólico no Urucum é responsável por evitar doenças congênitas em recém-nascidos, principalmente os defeitos do tubo neural. Desta forma, os médicos recomendam que mulheres grávidas consumam alimentos à base de ácido fólico, como o Urucum, por exemplo.

5. Melhora a Cicatrização:

A semente de Urucum é excelente para tratar queimaduras, feridas e irritações na pele. Para isto, basta aplicar a pasta desta fruto no local com problemas, o que ajudará a acelerar a cicatrização.

6. Auxilia na Perda de Peso:

As substâncias diuréticas da planta ajudam na perda de peso, pois assim o corpo ficará menos inchado com a eliminação de toxinas. Além disso, o Urucum ajuda a equilibrar os níveis de insulina no organismo, baixando a glicose no sangue. Desta forma, ocorre a redução da gordura presente no corpo.

7. Benefícios do Urucum Para dores no estômago:

Este fruto é frequentemente utilizado para o tratamento de azias e outros desconfortos causados por infecções virais ou ocasionados somente por comidas mais apimentadas.

8. Combate os Efeitos de Mordida de Cobras Venenosas.

Tanto a semente deste fruto quanto as folhas do Urucum contém as seguintes propriedades : diuréticas, antibacterianas e adstringentes.

9. Ajuda a Combater o Colesterol Ruim:

Outro benefício deste fruto é que ele contribui para a redução do colesterol ruim (LDH) e para o aumento do bom (HDL).

10. Ajuda a Prevenir o Envelhecimento Precoce:

O Urucum também é rico em beta-caroteno e vitamina C, dois poderosos antioxidantes que previnem o organismo do envelhecimento precoce e doenças ligadas à velhice e hereditariedade.

11. Previne Ataques Cardíaco:

As folhas podem trazer uma série de benefícios do Urucum para saúde. Elas são uma das fontes mais ricas em tocotrienois, que limitam a capacidade do fígado de produzir o colesterol LDL, o mau colesterol, o tipo que pode entupir as artérias e causar ataques cardíacos.

12. Melhora a Digestão:

Devido ao alto índice de fibras presentes na semente e nas suas folhas, há excelentes benefícios do Urucum para a digestão, promovendo uma melhor absorção dos nutrientes no organismo. As fibras também ajudam a diminuir o colesterol e controlar a diabetes, que pode ajudar também a equilibrar os níveis de insulina e glicose no sangue.

13. Controla o Diabetes:

Embora poucas pessoas saibam disso, essa fruta é tida como uma poderosa aliada no combate ao diabetes, já que ela equilibra os níveis de insulina e glicose presentes na corrente sanguínea.

Outros Benefícios do Urucum Para Saúde:

  • Tem poder de manter os ossos fortes devido à quantidade significativa de cálcio;
  • Ajuda a expectorar e limpar as secreções acumuladas durante gripes;
  • Combate asma, tosse e bronquite;
  • Ajuda a minimizar disenteria e edemas;
  • Ajuda Baixar a febre;
  • Contribui na luta contra a malária;
  • O colorau auxilia no equilíbrio dos níveis de colesterol;
  • O colorau ajuda tratar hepatite;
  • O colorau reduz a pressão do sangue;
  • O colorau evita a formação de bolhas em queimaduras (uso externo).

Malefícios do Urucum:

Quando consumido com frequência ele pode ser tóxico para o fígado e pâncreas. Pode causar variações na taxa de glicose.

A casca da semente tem efeito tóxico ao pâncreas e fígado, acompanhado de hiperglicemia e aparente aumento de insulina. A casca da semente causá hiperglicemia e elevação da taxa de insulina.

Sair da versão mobile