Benefícios das Plantas

Garcinia é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 13/04/2018 (atualizado em 08/09/2021)

A Garcinia é uma planta nativa da Indonésia, da qual se fala cada vez mais sobre suas presumidas qualidades emagrecedoras. Mas o que acontece ao corpo se tomá-la todo dia? Os frutos da Garcinia cambogia, e particularmente suas cascas, podem ajudar na perda de peso, é claro, não como cura milagrosa, mas associadamente à uma dieta saudável e com atividade física regular. Você já deve ter percebido na farmácia ou nas lojas de suplementos, as prateleiras cheias do composto dessa fruta, chamando a atenção daqueles que querem perder peso. Veja tudo sobre esta planta:

Origem da Garcinia:

Com o nome científico de Garcinia cambojia, a planta Garcinia pode ser conhecida popularmente em algumas regiões como tamarindo, árvore do petróleo, goraka, citrino e malabar. Como o nome indica, ela é originária do Camboja e já há muitos anos era utilizada pelos nativos daquela região como aromatizante e para preservar os alimentos.

Trata-se de uma árvore considerada pequena, com frutos que se assemelham a pequenas abóboras. Dos anos 90 para os dias de hoje, a Garcinia passou a ganhar destaque por ser comercializada como redutor de apetite e poderoso emagrecedor. Confira as propriedades medicinais contidas na Garcinia e como ela de fato atua no organismo.

Propriedades da Garcinia:

As principais propriedades desta planta são:

  • Anti-inflamatórias;
  • Antiviral;
  • Aromatizante;
  • Antioxidante;
  • Bloqueadora de gordura;
  • Condimentar;
  • Redutora de apetite.

Para que se possa compreender melhor, esta planta é rica em ácido hidroxicítrico (AHC), substância fundamental para promover a perda de peso no organismo humano, e que age da seguinte forma:

  • Aumenta as taxas de glicogênio, responsáveis por informar o cérebro que o organismo já está saciado.
  • Reduzir o apetite é a emissão de serotonina, substância responsável pela sensação de bem estar e também pela redução de apetite.

Benefícios da Garcinia Para Saúde:

Esta planta age como inibidora de apetite e promove o emagrecimento. Porém, suas características positivas e desejáveis não param por aí.

O consumo da planta é muito indicado para auxiliar no tratamento – e em alguns casos até mesmo promover a cura – de males como disenteria, constipação, gripe e resfriado, aumentar a energia e fortalecer o sistema imunológico, prevenindo que se contraia muitas outras doenças.

Consumo da Garcinia:

Esta planta pode ser encontrada em farmácias e lojas de produtos naturais em forma de cápsulas ou óleos. Em ambos os casos, devem-se seguir as orientações prescritas na bula. É possível encontrá-la também como folhas secas prontas para o preparo de chá.

Caso opte por utilizá-la dessa forma, leve ao fogo duas colheres de sopa de folhas da Garcinia, juntamente com meio litro de água filtrada. Deixe ferver por 10 minutos, então coe e beba o chá duas vezes por dia.

Malefícios da Garcinia:

O consumo exagerado da Garcinia pode provocar dores de cabeça, problemas estomacais, náuseas e, dependendo da dose consumida, até mesmo intoxicação.

Seu consumo é fortemente contra indicado para gestantes, lactantes, crianças com menos de 10 anos, diabéticos, pessoas portadoras de Demência ou Mal de Alzheimer.

Como todo tratamento medicamentoso – seja ele natural ou não – o consumo desta planta deve ser acompanhado por um médico de confiança e suas orientações devem ser seguidas.

Em caso de reações indesejáveis, interrompa o uso imediatamente e busque auxílio médico. Jamais se auto-medique.

Sair da versão mobile