Benefícios das Plantas

Avenca é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 06/04/2018 (atualizado em 11/09/2021)

Avenca é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios. Além disso, A planta avenca, também conhecida como cabelo de vênus, vem da família Filicópsidas e é nativa da Europa.

Hoje pode ser encontrada em grande quantidade nas florestas brasileiras, pois se encaixa com o seu habitat natural que consiste em muita umidade e pouca luz.

Pode-se dizer que a avenca é também uma samambaia pois, estas são plantas da mesma ordem das Pteridófitas, plantas vasculares das mais antigas do planeta, dentre as quais estão as avencas, todas as samambaias ou fetos, os musgos.

São 35 famílias as Pteridófitas e, as avencas, gênero Adiantum, família Adiantaceae, são 200 espécies, todas originárias de florestas úmidas e escuras no Hemisfério Norte.

Mas, como plantas muito adaptáveis, gostaram também das nossas florestas (úmidas e quentes) razão pela qual já temos até avencas por aqui.

Benefícios da Avenca Para Saúde:

1. Benefício da Avenca Para Digestão:

A Avenca é empregada no combate de males do peito, facilitando a expectoração, aumentando o apetite e favorecendo a digestão.

Quem tem dificuldades para urinar, deve tomar o chá desta erva devido a sua propriedade diurética.

2. Combate Dores na Garganta:

Sem sombra de dúvidas este é um rico Benefício da Avenca. Nas tosses prolongadas, bronquites e outros problemas catarrais, o xarope desta planta atua estimulando as membranas mucosas e ajudando na recuperação da condição salutar da garganta.

Como calmante das tosses e bronquites, o uso indicado é do xarope de avencas.

3. Benefícios da Avenca na Redução do Colesterol:

Os flavonoides presentes na Avenca reduzem as chances do indivíduo ter hipertensão arterial.

A principal causa dessa doença crônica é a oxidação do colesterol LDL que, por sua vez, se acumula na parede dos vasos, interrompendo a passagem do sangue e causando problemas graves como paradas cardíacas e acidente vascular cerebral.

Os flavonoides reduzem a oxidação do colesterol e toda essa cadeia destrutiva é interrompida.

4. Ajudar na Prevenção do Câncer:

Substâncias contidas na avenca conseguem ajudar na prevenção do câncer. Tudo o que comemos é metabolizado e os restos desse processo são os radicais livres.

Eles podem prejudicar e muito a nossa saúde quando em excesso e, atualmente, os alimentos industrializados estão aumentando essa taxa dentro do nosso corpo.

Os flavonoides presentes em boa quantidade na Avencas conseguem combater esses radicais e evitam que eles danifiquem o material genético da célula que, ao se replicar, pode dar origem ao câncer.

5. Combate Inflamações na Garganta:

Este também estar entre os principais benefícios da Avenca. Além disso é um ótimo xarope expectorante, ajuda a melhorar a tosse e também a rouquidão causada por ela, isso porque alivia os problemas respiratórios, abrindo os brônquios.

Combate também a maioria das inflamações, porém seu uso é mais restrito à amidalite e inflamações na garganta.

6. Benefícios da Avenca Contra o Mal de Alzheimer:

Os flavonoides presentes na Avenca também são famosos por melhorar o funcionamento do cérebro e prevenir doenças cognitivas como a demência e o Mal de Alzheimer.

Mesmo para aqueles que já apresentam algum problema, a ingestão dessas substâncias tende a retardar a progressão da doença.

Elas protegem o cérebro dos dados que o processo de oxidação promove essa área.

7. Benefício da Avenca Contra Celulites:

A Avenca tem propriedades diuréticas. Assim, ele ajuda a limpar o organismo e eliminar diversas toxinas.

Isso também é benéfico para aqueles que possuem problemas renais, pois aumenta a micção.

Para quem quer se livrar o mais rápido possível das celulites, esse chá também pode ser de grande ajuda, pois elimina parte do edema formado pelo processo inflamatório.

8. Promove a Saúde Renal:

Este Benefício da Avenca não poderia ficar de fora. Outro benefício que essa planta traz é seu auxilio no tratamento dos rins.

Por ser um chá diurético, permite que o organismo seja limpo e os rins trabalhem melhor.

9. Benefícios da Avenca Para o Relaxamento:

O chá de Avenca também acalma dores reumáticas e sequidão da garganta. Por possuir substâncias de efeito sedativo, pessoas agitadas podem fazer seu uso para relaxamento.

10. Tem Ação Diurética:

As avencas são tidas como protetoras do ambiente residencial pois, murcham quando há energias pesadas, indicando sua presença.

Veja Outros Benefícios da Avenca Para Saúde:

  • As Avencas foram usadas na medicina popular para ajudar na desintoxicação de alcoólatras;
  • Para enxaguar os cabelos, o chá de Avenca é muito indicado e outros problemas do couro cabeludo;
  • A tintura, chá ou água de Avenca é usada para reduzir a inflamação resultante de picadas de abelha, centopéias e picadas de cobra;
  • Aumenta a produção de leite materno (mas, não é indicada para lactantes por ser uma planta estrogênica que pode causar ativas variações hormonais);
  • Os antigos maias usavam as avencas para decorarem seus altares durante as cerimônias;
  • Os talos da Avenca são usados para fazer cestas;
  • Anti-inflamatória;
  • Adstringente;
  • Depurativo;
  • Antibacteriana;
  • Antioxidante;
  • Balsâmica;
  • Emoliente;
  • Estimulante;
  • Expectorante;
  • Laxante;
  • Sudorífera;
  • Tônica;
  • Acaba com a queda de cabelo, trata problemas da bexiga, fígado, baço, pulmão.
  • Dores: menstrual, reumática.
  • Regula a menstruação.

Como Usar Esta Planta:

Infusão ou Decocção: 5%, 50 a 200ml/dia; 1 parte de folha: 100 partes de água. Tomar 8 a 10 colheres das de sopa por dia, meia hora antes das refeições; 1 xícara das de cafezinho em 1 litro de água. Tomar 2 a 4 xícaras ao dia.

Infusão Para Catarro Bronquial, Gripe, Tosse: 20 g de folhas em meio litro de água fervente, deixar esfriar e filtrar. Adoçar com mel, tomando-o, em duas vezes, durante o dia.

Decocção Para Problemas Capilares: 100 g de avenca seca em um litro de água, por meia hora. Filtrar o líquido e empregá-lo em fricções diárias no couro cabeludo.

Cuidados:

Não use, para tratamento, qualquer avenca de floricultura. O melhor é você comprar uma muda e cultivá-la em casa ou então, procurar folhas secas de avenca para chá em lojas especializadas. Isso para você não preparar seu medicamento com planta contaminada por agrotóxicos.

Para uso interno da avenca você deverá ter orientação (de curandeira, fitoterapeuta ou um médico que conheça bem o uso desta planta) pois, seu consumo deve ser cuidadoso.

A ingestão de chá de avenca pode causar infertilidade e aborto. Tenha em atenção que a ingestão de avenca inibe a ovulação, causa hipoglicemia, aumenta problemas derivados do acúmulo de estrogênio no organismo e, como já dissemos acima, pode causar aborto.

Sair da versão mobile