Frutas

Baga de Macaco é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 06/04/2018 (atualizado em 03/09/2021)

Baga de Macaco é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios. Além disso, A Baga de Macaco, também conhecida popularmente como laranja-de-macaco ou bacupari-miúdo, tem seu nome científico “Posoqueira acutifolia” com origem indígena. A Posoqueria em tupi-guarani quer dizer “bebida forte”, porque os índios usavam as suas sementes para fazer café.

A Baga de Macaco nasce na Mata Atlântica, a partir da Bahia em direção ao Sul do Brasil, mas também tem registros no Pantanal e na Amazônia.

É uma árvore pequena de 4 a 8 metros, e pode ter até 3 metros de diâmetro, é normalmente encontrada em terrenos férteis e úmidos. Seus frutos, quando maduros, são Bagas amarelas recheadas de sementes de cor creme, translúcidas e poliedrais, com pouca poupa polpa.

O fato de ser umas das frutas mais apreciadas pelos animais, faz com que ela seja muito importante nos plantios de recuperação florestal. A Baga de Macaco é uma daquelas frutas raras, que são carregadas com os nutrientes e podem fornecer diversos benefícios para saúde.

Benefícios da Baga de Macaco:

1. Regula a Pressão Arterial:

O potássio presente na Baga de Macaco, funciona como um componente essencial que mantém a normalidade da pressão sanguínea no corpo humano.

Isto reduz ainda mais o risco de doenças do coração e hipertensão.

2. Benefício da Baga de Macaco Para os Rins:

Esta fruta é cheia de muitas propriedades diuréticas e desintoxicantes que promovem a saúde renal. Por ser rico em potássio, esta fruta ajuda a limpar os rins.

Outros benefícios:

  • Previne o Câncer;
  • Trata Infecção Urinaria;
  • Previne Gonorreia;
  • Combate Pedra no rins;
  • Auxilia na Saúde da Pele;
  • Contém Propriedades Diuréticas;
  • Tem Ação Desintoxicantes;
  • Contém Ação Cicatrizante;
  • Tem Ação Anti-Inflamatórias.

Como Usar:

Baga de Macaco é comestível, e muito gostosa, mas tem pouca polpa, é muito procurada por macacos e pássaros. Tem também potencial medicinal.

Popularmente seus galhos e folhas são utilizadas como antimicrobianas, cicatrizantes e anti-inflamatórias, e as pesquisas estão confirmando esse saber popular.

Sair da versão mobile