Benefícios dos Sucos

Suco de Uvaia é bom para quê? como fazer e para que serve

Por Alan Costa, em 29/03/2018 (atualizado em 23/08/2021)

O Suco de Uvaia é repleto de benefícios à saúde e é eficaz no tratamentos de vários tipos de doenças. Além disso, o nome Uvaia vem do Tupi Guarani, mas seu nome científico é Eugenia pyriformis, é um fruto exótico pouco conhecido em alguns estados brasileiros.

A árvore que produz a uvaia é originada na mata atlântica que cobre os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Essa fruta também é conhecida como ubaia, ubalha ou fruta ácida, a árvore pode ser cultivada em temperaturas que variam de 18 a 26 graus, no entanto, resiste até a temperaturas abaixo de zero em solos ácidos e alcalinos, argilosos e arenosos sendo considerada uma planta flexível e que frutifica rápido, a partir de 2 a 6 anos de idade.

Valor Nutricionais do Suco de Uvaia:

Suco de Uvaia dispõem muitos dos nutrientes do Uvaia, abrangendo: Proteínas, Cálcio, Fósforo, Ferro, Vitamina B1 e Vitamina B2. Então, confira detalhadamente Os 20 Benefícios do Suco de Uvaia Para Saúde:

Benefícios do Suco de Uvaia Para Saúde:

1. Combate a Hipertensão:

Suco de Uvaia contém muito Potássio que se torna essencial para o controle da pressão arterial e entre outros problemas que são relacionados a doenças cardiovasculares onde o potássio ajuda através da regulação da absorção de água e liberação das células do corpo e do sangue.

2. Ajuda a Tratar a Malária:

O Suco de Uvaia contem uma poderosa substância que faz com que a Uvaia pudesse estar entre os Remédios Naturais Para Malária, semelhante ao quinino, que tem sido diretamente associada a neutralização desses parasitas da malária de indução.

3. Combate a Catarata:

O Suco de Uvaia possui quantidades essenciais de Vitamina B2 que é usada para que as enzimas responsáveis pelo combate a catarata funcionem de maneira saudável, protegendo os olhos de possíveis problemas, como a catarata.

4. Ajuda na Prevenção de Doenças Cardiovasculares:

O Suco de Uvaia com suas excelentes propriedades reduz o risco de doenças cardiovasculares, pois é rica em antioxidantes como a Vitamina C e o licopeno.

5. Combate o Envelhecimento Precoce da Pele:

O Suco de Uvaia possui grandes quantidades de nutrientes como o licopeno, um nutriente que é dificilmente encontrado em outros alimentos. Além disso. o licopeno ajuda a proteger o corpo contra os raios ultravioletas nocivos, mantendo a pele com uma aparência mais jovem e saudável.

6. Combate os Radicais Livres:

Suco de Uvaia contém compostos, como flavonóis e antocianinas, que são essenciais e potentes propriedades antioxidantes que se tornam útil para manter a saúde do corpo.

7. Boa Fonte de Vitamina C:

O Suco de Uvaia possui uma quantidades excelente de Vitamina C que é essencial para a saúde geral do corpo, prevenindo de doenças como o câncer e inflamações, isso porque a vitamina C libera quantidades significativas de antioxidantes que também ajuda a combater outros tipos de doenças.

8. Acelera o Emagrecimento:

O Suco de Uvaia possui uma grande quantidade de fibras que ajuda no processo de emagrecimento, fazendo com que o corpo elimine naturalmente o excesso de açúcar e gordura acumulados no organismo fornecendo assim, o emagrecimento saudável.

9. Ajuda a Aliviar o Estresse:

Suco de Uvaia possui quantidades de nutrientes que ao consumi-la diariamente são excelentes para aliviar o estresse do dia a dia das pessoas.

10. Boa Fonte de Vitamina A:

Suco de Uvaia contém uma quantidade considerável de Vitamina A que ajuda a contribuir para as necessidades diárias do corpo humano.

11. Boa Fonte de Antioxidante:

Suco de Uvaia é rica em antioxidantes e outros potentes fito nutrientes antioxidantes. Além disso, entes antioxidantes têm um alto teor de beta-caroteno, o que os torna uma fonte rica de Vitaminas.

12. Ajuda a Prevenir o Câncer:

Suco de Uvaia possui propriedades que ao consumir-la diariamente é benéfico para a prevenção de pólipos pré-cancerosos que geralmente levam ao câncer.

13. Excelente Fonte de Ácido Úrico:

Suco de Uvaia possui uma grande quantidade de ácido úrico e está entre as substâncias naturalmente produzidas pelo organismo. Além disso, o ácido úrico surge como resultado para a quebra das moléculas de purina, que são uma proteína contida em muitos alimentos.

Outros Benefícios do Suco de Uvaia Para Saúde:

Além dos benefícios citados acima o Suco de Uvaia desempenha outras funções em diversas partes do corpo, trazendo benefícios como:

  • Reduz o colesterol ruim (LDL), minimizando o risco de ataque cardíaco e melhorando a saúde do coração.
  • Reduz o risco de recorrência de adenoma cancerígeno e câncer colorretal;
  • Aumenta o sistema imunológico do corpo;
  • Controla a pressão alta;
  • Ajuda no controle do colesterol;
  • Atua contra processos inflamatórios como artrite, gota e ácido úrico;
  • Atua na prevenção de tumores.

Como Fazer o Suco de Uvaia:

Ingredientes:

  • 1 xícara de uvaia sem caroço;
  • ½ litro de água;
  • açúcar e gelo a gosto.

Modo de Preparo:

  • Lave e corte as uvaias ao meio para retirar a semente.
  • Depois bata no liquidificador com a água e coe.
  • Adoce e sirva com gelo.
  • Se estiver muito concentrado, adicione mais água.
Sair da versão mobile