Benefícios dos Sucos

Suco de Pistache é bom para quê? como fazer e para que serve

Por Alan Costa, em 05/04/2018 (atualizado em 25/08/2021)

O Suco de Pistache é repleto de benefícios à saúde e é eficaz no tratamentos de vários tipos de doenças. Além disso, o pistache é uma oleaginosa que pertence a mesma família de outros frutos, como as amêndoas, castanhas e nozes.

Ela é originária do sudoeste asiático. O nome pistache refere-se não somente ao fruto, mas a árvore também, que costuma ter entre 5 e 7 metros de altura.

Valor Nutricional do Suco de Pistache:

Suco de Pistache dispõem muitos dos nutrientes do Pistache, abrangendo: proteínas, fibras, potássio, magnésio, vitamina K, vitamina E e inúmeros fitoquímicos. A sua coloração verde e roxa é resultado da presença de luteína e antocianina.

Entre as castanhas, o pistache contém maior teor de potássio, y-tocoferol, vitamina K, fitosteróis e carotenoides. Então, confira detalhadamente Os 25 Benefícios do Suco de Pistache Para Saúde:

Benefícios do Suco de Pistache Para Saúde:

1. Protege a Saúde do Coração:

O Suco de Pistache contém gorduras boas, o que significa que pode ajudar na redução dos níveis de colesterol ruim – LDL – e aumentar os níveis do bom – HDL. Possui também a importante propriedade de ajudar na circulação sanguínea, dilatando as artérias e prevenindo coágulos sanguíneos. Estudos já comprovaram a eficiência do Suco-de-Pistache no combate ao colesterol.

2. Melhora a Digestão:

A alta quantidade de fibras que o Suco de Pistache contém auxilia no bom funcionamento intestinal, eliminando, de modo mais eficiente, as toxinas do organismo e promovendo sensação de saciedade.

3. Protege os Olhos:

O Suco de Pistache contém carotenoides, como a luteína e a zeaxantina. Eles ajudam a proteger a visão, impedindo a ação dos raios ultravioletas, fortalecendo a saúde ocular e prevenindo doenças, como a degeneração macular.

4. Previne o Câncer:

Por conter um bom número de antioxidantes, o Suco de Pistache colabora também na prevenção dos radicais livres, que degeneram as células, com o passar do tempo, o que facilita o aparecimento de doenças, como o câncer. Contém ainda substâncias que inibem a entrada de radiações nocivas ao organismo.

5. Melhora o Aspecto da Pele:

O Suco de Pistache é rico em vitamina E, um ótimo antioxidante, que atua protegendo também a pele, deixando inclusive o aspecto dela mais brilhante, evitando o ressecamento e envelhecimento precoce.

6. Ajuda no Combate à Diabetes:

Consumir o Suco de Pistache, após uma alimentação, pode ajudar na absorção correta da glicose pelo organismo. O Suco-de-Pistache é um importante preventivo da diabetes, justamente por reduzir o nível glicêmico no sangue.

7. Protege o Cérebro:

O Suco de Pistache é uma excelente fonte de vitamina B6, reconhecidamente protetiva da saúde do sistema nervoso. Essa substância ajuda no correto funcionamento dos neurotransmissores cerebrais.

8. Ajuda na Manutenção do Peso:

O Suco de Pistache é calórico – em 100 gramas da bebida existem cerca de 562 calorias – mas ele é rico em gorduras boas e favorece a sensação de saciedade, além de regular o sistema digestivo. Tais propriedades são interessantes para o controle ou perda de peso, desde que o Suco-de-Pistache seja consumido com moderação.

9. Tem Poder Anti-Inflamatório:

Os minerais e antioxidantes presentes no Suco de Pistache auxiliam também a defender o organismo de vírus e bactérias.

10. É bom Para o Sangue:

Por conter boa quantidade de ferro, o Suco de Pistache atua também no fortalecimento dos glóbulos vermelhos do sangue, prevenindo doenças, como a anemia.

11. Ajuda a Melhorar o Sistema Imunológico:

Além do poder anti-inflamatório relatado, os minerais e antioxidantes presente no Suco de Pistache ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

12. É bom Para o Cabelo:

Os nutrientes existentes no Suco de Pistache atuam também na fibra capilar, deixando o cabelo mais saudável e estimulando o crescimento dos fios. A biotina – presente no Suco-de-Pistache – atua também na prevenção da queda capilar.

13. Tem Poder Afrodisíaco:

Por estimular a circulação sanguínea e o sistema nervoso, o Suco de Pistache pode favorecer também uma melhor energia sexual.

14. É uma boa Fonte de Energia:

Como mencionado anteriormente, o Suco de Pistache contém uma grande quantidade de calorias, cem gramas do Suco-de-Pistache contém mais de 500 calorias. Sua alta absorção pelo organismo, que estimula a sensação de saciedade, aliada às proteínas presentes no suco, ajudam o Suco de Pistache a ser uma boa fonte energética.

15. Contra Acne:

O Suco de Pistache influencia os níveis de insulina e controla a circulação sanguínea, impedindo o aparecimento da acne. Mudanças de açúcar no sangue geralmente produzem excesso de óleo, provocando as espinhas e acne.

16. Saúde da Pele:

A presença de poderosos antioxidantes como a vitamina C e vitamina E no Suco de Pistache protege a pele contra danos causados pela radiação UV.

17. Envelhecimento Precoce:

Suco de Pistache combate o processo de envelhecimento e evita o aparecimento de rugas, dando-lhe uma pele juvenil.

18. Propriedades Antioxidantes:

O Suco de Pistache é um armazém de antioxidantes como a luteína, a vitamina E e a vitamina C. Os carotenos e a vitamina E encontrada no Suco-de-Pistache protegem o corpo contra o dano oxidativo dos radicais livres.

19. Saúde do Coração:

Tomar o Suco de Pistache com moderação pode ser muito benéfico para a saúde do coração. Pois o Pistache é rico em ácidos graxos monoinsaturados que ajudam na diminuição da pressão arterial elevada.

20. Sistema Nervoso:

Os altos níveis de vitamina B6 presente no Suco-de-Pistache ajudam na formação de aminoácidos.

Outros Benefícios do Suco de Pistache Para Saúde:

Além dos benefícios citados acima o Suco-de-Pistache desempenha outras funções em diversas partes do corpo, trazendo benefícios como:

  • Ajudar na criação de glutationa, que neutraliza o dano dos radicais livres que deteriora as células saudáveis da pele.
  • Ajudar no melhoramento da elasticidade da pele
  • Hidratar a pele e regula a produção de sebo, o condicionador natural da pele.
  • Manter cheio por mais tempo, impedindo o excesso de comida.
  • Ajudar a quebrar proteínas em aminoácidos, resultando em tolerância à glicose
  • Aumentar a quantidade de oxigênio no sangue e aumentar a contagem de hemoglobina.

Como Preparar o Suco-de-Pistache:

INGREDIENTES:

  • 2 kiwis descascados;
  • 50g de pistache sem casca;
  • 500 ml de água;
  • Açúcar ou adoçante a gosto;
  • Gelo a gosto.

MODO DE PREPARO:

  • Em um liquidificador bata o kiwi, o pistache, a água e o açúcar ou adoçante.
Sair da versão mobile