Benefícios das Plantas

Levante é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 13/04/2018 (atualizado em 03/09/2021)

A Levante acaba se apresentando mesmo como uma verdadeira mãe para os seres vivos, principalmente os seres humanos. Entretanto, é necessário saber usufruir dela com sabedoria para que ela possam ser utilizadas corretamente de acordo com as suas finalidades.

Para tanto, faz-se importante conhecer as espécies e suas propriedades, pois só desta forma é possível cuidar do funcionamento do nosso corpo.

Um exemplo de erva benéfica para saúde é a Levante, de composição e forma muito semelhantes à hortelã, a planta contém diversos efeitos benéficos para o corpo, principalmente tratando-se de problemas ligados ao trato respiratório.

Além disso, com ela é possível fazer uma infusão ideal para os sistemas nervoso e digestivo.

Caraterísticas e Origem da Planta:

A Levante é uma planta que pertencente à família das laminaceas, mas que também pode ser popular de alevante, elevante ou hortelã-silvestre.

Originária da África e da Europa, a planta é considerada uma herbácea rizomatosa, tendo em vista que ela contém seus caules subterrâneos. As folhas são verdes e são delas extraídos todos os efeitos benéficos que esta erva contém.

Benefícios da Levante Para Saúde:

A planta é utilizada para tratar problemas respiratórios, nervosos e digestivos, isso porque ela contém como princípios ativos óleo essencial contendo mentol, calmante e vermífugo.

Também pode ser utilizada em casos de gripes, bronquites e resfriados. Além disso, combate diarreia, cólicas, flatulências e outros indícios de infecção intestinal. Por ser calmante, a planta serve para quem sofre com problemas ligados ao sistema nervoso.

Como Deve ser Consumida a Planta?

A melhor maneira de usufruir dos benefícios da Levante é consumi-la através de uma infusão feita com 10 g da erva e um litro de água fervente. A dica é ingerir até três xícaras deste chá por dia.

Além disso, vale ressaltar que não se deve exagerar no consumo e lembrar de sempre procurar um especialista, caso os sintomas não desapareçam em três dias.

Sair da versão mobile