Benefícios dos Sucos

Suco de Maracujá é bom para quê? como fazer e para que serve

Por Alan Costa, em 22/03/2018 (atualizado em 22/08/2021)

O Suco de Maracujá fornece ao organismo os nutrientes essenciais que ele necessita.  O maracujá é uma fruta intrigante e misteriosa que tem um número surpreendente de saúde e benefícios medicinais para os amantes de frutas que o acrescenta à dieta.

Como é uma fruta muito azeda, dificilmente alguém conseguirá comê-lo diretamente e, para tal, a criatividade em pratos e apresentações do maracujá não tem limites. Para a sua polpa, a forma de consumo mais famosa é o Suco de Maracujá, que é delicioso e muito refrescante nos dias quentes, além de manter todos os poderes.

Tomar diariamente Suco de Maracujá faz muito bem à saúde, pois, além de ajudar no controle do estresse, o suco do maracujá possui ação antioxidante e vários outros benefícios ao organismo.

Valor Nutricional do Suco de Maracujá:

O maracujá amarelo tem sabor mais ácido, enquanto a variedade de casca roxa é mais aromática e tem sabor igualmente forte. Dependendo da cor, há uma pequena diferença no conteúdo nutricional da fruta, mas os valores estão sempre próximos dos apresentados a seguir.

Estes são os principais valores nutricionais do Suco de Maracujá: Calorias, Carboidratos, Fibras, Gorduras, Proteínas, Vitamina A, Betacaroteno, Vitamina B2, Vitamina B3, Ácido Fólico, Vitamina B6, Vitamina C, Cálcio, Magnésio, Ferro, Fósforo, Zinco, Potássio, Cobre. Então, confira também os Benefícios do Suco de Maracujá Para Saúde:

Benefícios do Suco de Maracujá Para Saúde:

1. Aumenta a Imunidade:

A imunidade é o sistema de defesa do nosso corpo contra vários agentes patogênicos como vírus, bactérias, toxinas, e outros, que levam o corpo a doenças e infecções. Nosso sistema imunológico é responsável pela nossa imunidade. Ele identifica ameaças e elimina-as antes que provoquem danos significativos ao nosso corpo.

O Suco de Maracujá é cultivado e consumido desde os tempos antigos não só pelo seu sabor, mas também por causa do bem que nossos antepassados acreditavam que ele fazia ao sistema imunológico. E eles estavam certos. A Vitamina C e a beta-criptoxantina presentes na fruta são responsáveis por esses benefícios do maracujá ao sistema imunológico.

2. Combate Problemas Gástricos:

O Suco de Maracujá também estimula a digestão através de enzimas que aumentam a quantidade de sucos gástricos produzidos no estômago, por isso é conhecido por aliviar muitas doenças gástricas.

3. Melhora a Saúde dos Olhos:

Além de proteger contra o câncer, a vitamina A também trás os benefícios do Suco de Maracujá à saúde dos olhos, incluindo a prevenção da degeneração macular, a catarata e a cegueira noturna.

A visão e a saúde dos olhos tendem a se deteriorar de acordo com o envelhecimento e devido a infecções e fraqueza dos nervos óticos. Por isso, devemos ingerir alimentos que possam agir na manutenção da saúde geral da visão.

4. Previne Doenças no Coração:

O Potássio presente no Suco de Maracujá também regula o equilíbrio de eletrólitos e controla a função muscular de todo o nosso corpo, incluindo os músculos do coração. Este controle também evita a libertação de Cálcio para a corrente sanguínea. Quando liberado em excesso, o Cálcio pode causar bloqueios nas artérias, levando a doenças do coração.

5. Benefícios do Suco de Maracujá Contra a Asma:

Estudos recentes mostraram que uma combinação de extratos do Suco de Maracujá pode compor uma mistura que tem efeito expectorante, sedativo e calmante sobre o sistema respiratório.

Um estudo detalhado e pesquisa realizada por Ronald Ross Watson em colaboração com algumas associações de renome da ciência médica revelou que o Suco de Maracujá pode trazer alívio para pacientes com asma, respiração ruidosa e tosse compulsiva.

6. Combate o Envelhecimento Precoce:

Alguns minerais presentes no Suco de Maracujá são partes integrantes na criação de matéria óssea adicional. Eles agem fortalecendo a matéria óssea já existente e acelerando o reparo em caso de perda de massa óssea.

Este pode ser um meio de aliviar, prevenir ou mesmo eliminar os sintomas da osteoporose e da dor associada à deterioração dos ossos devido ao envelhecimento.

7. Melhora a Circulação Sanguínea:

A combinação do alto teor de Ferro e cobre contidos no Suco de Maracujá e as fibras solúveis encontradas na fruta limpam as toxinas que podem ser armazenadas no cólon, trazendo benefícios do maracujá como a regulação e facilitação dos movimentos do intestino.

O Suco de Maracujá aliado às propriedades vasodilatadoras do potássio pode realmente impactar a composição do nosso sangue e todo o sistema circulatório.

Ferro e cobre são componentes essenciais na produção de glóbulos vermelhos, desta forma, uma vez que a contagem de glóbulos vermelhos aumenta, os vasos sanguíneos se dilatam e o sangue permanece bem oxigenado e pode fluir livremente para todas as áreas necessárias do corpo. o O fluxo sanguíneo saudável é essencial para a eficiência da atividade metabólica em todos os sistemas de órgãos do nosso corpo.

8. Melhora a Visão:

A visão é um dos sentidos que mais sofrem prejuízos pela ação dos radicais livres, o Suco de Maracujá oferece vitaminas (A, C e flavonoides) que combatem o envelhecimento da retina e reduzem os danos causados pelos radicais livres evitando a perda da visão e melhorando sua qualidade.

9. Combate a Anemia:

No Suco de Maracujá encontramos cerca de 20% da necessidade diária de Ferro, a Vitamina C, já mencionada aqui, auxilia na absorção do Ferro, fazendo com que o corpo aproveite mais o nutriente. O Ferro auxilia na produção da hemoglobina que é essencial para a oxigenação das células, além de evitar a anemia.

10. Melhora o Sistema Digestório:

O Suco de Maracujá promove uma verdadeira limpeza no nosso sistema digestório, principalmente do cólon. Ao longo da vida, há um acúmulo de toxinas no cólon, toxinas essas muitas vezes responsáveis pelo surgimento de câncer de cólon. O Suco de Maracujá possui fibras capazes de carregar essas toxinas para fora do corpo.

11. Benefícios do Suco de Maracujá Contra os Radicais Livres:

O Suco de Maracujá contêm uma grande quantidade de fibras, o Suco de Maracujá ajuda diminuir os níveis de colesterol no sangue. Ele aumenta o colesterol bom e diminui o colesterol ruim, desta forma, impedindo o bloqueio do fluxo no sangue para o coração. E com as grandes quantidades de antioxidantes, acabam protegendo as artérias dos radicais livres.

12. Combate a Diabetes:

O Suco de Maracujá consiste em muitos antioxidantes, fibras, Cálcio e Carboidratos. Por isso, este suco é altamente sugerido no programa dietético. Seu Cálcio e Carboidratos nos fornecem energia suficiente enquanto ainda estamos em nossa dieta.

13. Ajuda a Diminuir Espasmos:

O Suco de Maracujá apresenta ação sedativa e calmante, analgésica, refrescante, que reduz a pressão sanguínea, tônica para o coração, relaxante para os vasos sanguíneos, que diminui os espasmos, antioxidante e propriedades diuréticas.

14. Previne a Síndrome de Ménière:

O Suco de Maracujá pode usado para tratar a tensão nervosa, pressão alta e na redução da intensidade das crises da síndrome de Ménière.

15. Benefícios do Suco de Maracujá Contra o AVC:

As fibras presentes no Suco de Maracujá ajudam na redução do colesterol ruim do corpo e estimula o aumento do colesterol bom. Dessa maneira, evita-se o congestionamento de gordura nas veias e artérias, principalmente do coração, protegendo a sua saúde e evitando problemas como AVC e Infartos.

16. Aumenta a Produção Sanguínea:

Suco de Maracujá contém uma grande quantidades de Ferro, que é 20% do valor da diária necessária. Junto com Ferro, o maracujá ainda é uma rica fonte de Vitamina C. A Vitamina C aumenta a capacidade de absorção de Ferro. Por isso, impede a perda de Ferro e conseguintemente aumentar a produção de sangue.

17. Combate a Azia:

Os benefícios para a saúde do Suco de Maracujá para a azia. Quando a acidez está chegando, logo é superada de maneira natural. Você pode usar frutas saladas que se misturam com mel, ou também podem consumir frutas de melancia.

18. Ajuda a Aumentar a Memória Cerebral:

Alguém já ouviu falar que o Suco de Maracujá também é conhecido como fruta da memória. Tem certas razões, uma vez que a fruta contém muitos potássio e pectina. Por isso, outros benefícios para a saúde do Suco de Maracujá é aumentar a capacidade do nosso cérebro para poupar memória / lembrar.

Para não mencionar, também aumenta a capacidade cognitiva e melhora a capacidade de memória do cérebro.

19. Benefícios do Suco de Maracujá Para Melhorar o Humor:

De acordo com a confirmação de estudos, o Suco de Maracujá consegue melhorar o humor e pode entrar como medicamento natural para pacientes depressivos. Os estudos comprovaram que o Suco de Maracujá é muito eficaz, até para quem sofre de ansiedade, pois contêm alcaloides medicinais e seus fitonutrientes são conhecidos por terem propriedades sedativo leve.

20. Favorece o Emagrecimento:

O Suco de Maracujá possui muitas propriedades emagrecedoras que não são muito conhecidas, ele possui uma substância chamada pectina que assume natureza de gel no estômago causando sensação de saciedade, além disso, a pectina “transporta” as gorduras e a glicose do organismo fazendo com que elas sejam eliminadas nas fezes.

Essa substância é encontrada principalmente na casca do maracujá, o consumo da casca do maracujá geralmente é feito através de farinha encontrada facilmente em lojas de produtos naturais. A farinha também ajuda na eliminação de toxinas do organismo.

21. Regula a Pressão Arterial:

O Suco de Maracujá é rico em potássio e por isso possui grande eficácia no combate e tratamento da pressão arterial elevada. O potássio ajuda a equilibrar os níveis de sódio no corpo, altas doses de sódio no corpo são responsáveis por elevar a pressão arterial e aumenta o risco de ataques cardíacos e AVC.

22. Benefícios do Suco de Maracujá na Absorção de Nutrientes:

Por ser riquíssimo em fibras solúveis, o Suco de Maracujá ajuda a melhorar o processo de digestão e impulsiona a capacidade do organismo de absorção de nutrientes.

23. Promove a Saúde do Cólon:

As fibras solúveis encontradas na fruta limpam as toxinas que podem ser armazenadas no cólon, trazendo benefícios do maracujá como a regulação e facilitação dos movimentos do intestino.

24. Combate a Ansiedade:

Há um composto alcaloide medicinal no Suco de Maracujá que funciona como um sedativo. Este composto tem sido associado a uma redução da agitação, insônia, ansiedade e nervosismo, fatores que impedem uma boa noite de sono. Pesquisas já reafirmaram o que antes era apenas uma filosofia popular: a ingestão de maracujá realmente relaxa o sistema nervoso e induz ao sono.

25. Favorece a Saúde dos Ossos:

O Suco de Maracujá é uma fonte rica de minerais como o Ferro, cobre, Magnésio e o Fósforo. Minerais importantes para benefícios do maracujá como aumentar a densidade mineral óssea e reforçar os ossos.

26. Benefícios do Suco de Maracujá Contra a Insônia:

Tanto a o Suco de Maracujá, quanto fruta crua contêm alcaloides medicinais e fitonutrientes conhecidos por terem propriedades sedativas leves, e são responsáveis por mais benefícios do maracujá. Verificou-se que a ingestão da fluta relaxa o sistema nervoso e induz o sono.

Sua ingestão potencializa a manutenção do humor de forma tão eficaz que muitos médicos já estão receitando suplementos naturais à base de maracujá para tratar problemas como depressão, ansiedade e insônia.

27. Regula a Pressão Sanguínea:

Devido ao alto teor de potássio e o baixo teor de sódio do Suco de Maracujá, ele é um alimento altamente eficaz na proteção contra a pressão alta.

Pesquisas mostram que o sódio é necessário em quantidades muito limitadas em nosso corpo e níveis elevados deste mineral estão associados a um aumento da pressão arterial, o que pode levar a ataque cardíaco ou derrame.

O potássio é um mineral essencial no corpo humano por várias razões, uma das quais é o seu papel como vasodilatador. Ele relaxa a tensão dos vasos sanguíneos e promove o aumento do fluxo sanguíneo. Isto reduz a pressão sobre o coração e aumenta a saúde cardiovascular global.

28. Aumenta a Hemoglobina no Sangue:

O Suco de Maracujá contém uma quantidade elevada de Ferro, cerca de 20% do total que precisamos diariamente. Ele também possui Vitamina C, vital para a absorção de Ferro no corpo. Uma combinação perfeita para manter os níveis ideais de Ferro e hemoglobina no sangue.

29. Ajuda a Melhorar a Digestão:

O Suco de Maracujá tem uma elevada quantidade de fibras, especialmente fibras solúveis. Uma única fruta pode fornecer quase o total da necessidade diária do nosso corpo. As fibras melhoram a capacidade do corpo de absorver os nutrientes dos alimentos, aumentam o efeito laxante no intestino e melhoram a digestão.

Elas absorvem água e amolecem o bolo fecal de modo a garantir uma evacuação saudável, além de mover a comida mais rapidamente através do trato digestivo, reduzindo o tempo de exposição do cólon a toxinas.

30. Ajuda a Prevenir o Câncer:

O Suco de Maracujá é um poderoso aliado da saúde do sistema imunológico e fonte de propriedades anticancerígenas. Os antioxidantes presentes no maracujá agem eliminando os radicais livres, que são conhecidos por causarem mutação em células saudáveis, ​​transformando-as em potenciais células cancerosas.

Esta fruta também contém vitamina A e vários flavonoides e compostos fenólicos que têm sido associados ao combate de tumores de boca e de pulmão.

Os flavonoides do maracujá fornecem antioxidantes ao corpo e ajudam a proteger contra diversos tipos de câncer. Estudos recentes também mostraram que em doentes com câncer, uma dieta com base em flavonoides pode ajudar a eliminar as células doentes.

Outros Benefícios do Suco de Maracujá Para Saúde: 

  • Pode ajudar a reduzir o risco de desenvolvimento de tumores devido ao seu teor de antioxidantes.
  • Combate a insônia induzindo à sonolência e provocando o adormecimento.
  • O Suco de Maracujá reduz a ansiedade e os sintomas da depressão, ajudando a reduzir a agitação.
  • Diminui a inquietação, nervosismo e agitação em crianças.
  • Os tremores causados pelo Mal de Parkinson também são amenizados com o consumo do Suco de Maracujá.
  • Ajuda a aliviar dores de cabeça, rigidez muscular, tensões, já que suas propriedades calmantes relaxam o corpo de maneira geral.
  • Consumir o Suco de Maracujá alivia as dores menstruais pois atua diminuindo as contrações do útero.
  • O Suco de Maracujá possui propriedades que evitam os picos de insulina.
  • O Suco de Maracujá é rico em ácidos graxos que tem forte ação antioxidante, sendo bastante adequado para ser utilizado em cosméticos.
  • O Suco de Maracujá também é benéfico para mulheres na menopausa, sua ação alivia as alterações de humor e os calores corporais.

Malefícios do Suco de Maracujá:

O efeito colateral mais comum do Suco de Maracujá é a sonolência, especialmente se o maracujá for ingerido em excesso. O maracujá está contraindicado para pacientes com pressão baixa.

Sair da versão mobile