Alimentos Saudável

Edemame é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 12/04/2018 (atualizado em 14/09/2021)

O Edemame é um vegetal fresco, em forma de pequenas vagens de tom verde, bastante tenro, o qual contém grãos de textura macia e sabor suave. Segundo a nutricionista Maria Emília França, este é considerado uma fonte completa de proteínas, sendo um alimento muito consumido pelos povos orientais desde 200 a.C. “principalmente japoneses, chineses e coreanos”.

Seu nome é a tradução literal de “ramo de feijão”, referindo-se aos grãos de soja imaturos contidos dentro de sua vagem. Podendo ser consumido em forma de aperitivo, conta com grande valor nutritivo. Rico em proteínas e carboidratos, ainda possui quantidades significativas de ômega 3, ácido fólico e vitamina K.

Origem do Edemame:

O Edemame teve origem na China desde os anos 200 a.C. No Japão foi conhecido a partir do ano de 1.275, onde a palavra “Edemame” significa “galho de feijão” (eda = galho + mame = feijão). Os coreanos também consomem o Edemame e eles o chamam de “kong”, que é como definem a maioria dos grãos.

Nos Estados Unidos, o Edemame é definido como grãos de soja que podem ser comidos frescos, e isso é possível devido à sua textura ser macia e o sabor suave, mesmo sendo colhidos ainda verdes. Já no Brasil, que é o segundo maior produtor de soja do mundo, perdendo apenas para os EUA, o consumo do Edemame ainda é relativamente baixo, pois o sabor não caiu totalmente no gosto do povo.

Propriedades do Edemame:

Além dos benefícios da soja comum, o Edemame possui mais compostos bioativos, que são eficazes no tratamento alternativo para sintomas da menopausa. O alimento é rico em fibras, vitamina A, vitamina B e vitamina C, minerais como cálcio, fósforo e potássio, além de saponinas e ácido fítico.

Benefícios do Edemame:

1. Possui Baixas Calorias:

O Edemame é pouco calórico, possuindo cerca de 120 kcal a cada 100 gramas, se tornando a opção ideal para quem precisa de energia para exercícios físicos e busca o emagrecimento”, explica.

2. Efeito Benéfico Para Visão:

por ser uma ótima fonte de vitamina A, consumir Edemame com cerca frequência pode ajudar a manter a saúde dos olhos em dia.

3. Auxilia no Combate ao Câncer:

alimento rico em antioxidantes, o consumo de Edemame ajuda a inibir o crescimento das células cancerígenas, podendo diminuir a incidência de câncer de mama em até 25%, de acordo com pesquisas.

4. Ajuda a Regular o Intestino:

como este é um alimento rico em fibras, este ajuda na regulação da função intestinal, além de melhorar a absorção do ferro, zinco, magnésio e cálcio.

5. Equilibra os Níveis de Colesterol:

segundo a nutricionista, este alimento é rico em gordura poli-insaturada, ajudando a reduzir o colesterol ruim (LDL) e regulando a pressão arterial, além de prevenir doenças cardiovasculares.

Receita de Edamame Frito com Legumes:

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de óleo de gergelim;
  • 4 cebolas médias;
  • 4 cenouras médias;
  • 1 pacote de cogumelos shitake;
  • 1 pedaço de gengibre;
  • 1 colher de sopa de alho;
  • ½ xícara de shoyu tamari;
  • 2 colheres de sopa de suco de limão;
  • 1 xícara de Edemame cozido.

Modo de Preparo:

  • Esquente o óleo de gergelim em uma frigideira grande, em fogo médio. Adicione as cebolas picadas, no estilo Julienne, até que elas fiquem macias;
  • Acrescente as cenouras cortadas em palito bem fino e cozinhe por cerca de 2 minutos, adicione o shitake e tampe a panela até que os cogumelos estejam macios.
  • Desligue o fogo e reserve;
  • Para fazer o molho, misture o óleo do refogado dos vegetais, gengibre ralado a gosto, alho, suco de limão e o shoyu tamari em um recipiente;
  • Acrescente o molho aos vegetais na frigideira, em fogo médio, até que tudo fique incorporado. Acerte o sal. Sirva com gohan.

Contraindicações e Alertas Sobre seu Consumo:

Existem alguns casos em que seu consumo deve ser evitado. A nutricionista explica que o Edemame não deve ser consumido por pessoas alérgicas a soja, ou ainda aquelas que possuam sensibilidade aos fitoestrogênios contidos em seus grãos. “Pessoas com disfunção da tireoide, também devem evitar seu consumo, pois a soja em excesso, sem a ingestão concomitante de iodo, pode sobrecarregar este órgão”, alerta.

Possuindo uma riqueza nutricional considerável e versatilidade em sua forma de consumo, o Edemame é um alimento que pode ser inserido na rotina alimentar de diversas maneiras, trazendo benefícios à saúde e se mostrando uma ótima fonte de proteína. Escolha sua forma favorita de prepará-lo e insira já este alimento no seu cardápio!

Sair da versão mobile