Frutas

Arando Vermelho fruto: para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 06/04/2018 (atualizado em 03/09/2021)

O arando vermelho possui muitos benefícios que auxiliam no bom funcionamento do corpo.

O arando vermelho é rico em pigmentos com propriedades antioxidantes, como as antocianinas e antocianidinas, e polifenóis, como o resveratrol e os flavonóides, que têm um papel anti-inflamatório muito relevante, uma vez que combatem o envelhecimento, evitam o aumento do colesterol e outros problemas cardiovasculares.

Sabe-se que o sumo de arando exerce um efeito emulsificante sobre as gorduras depositadas no organismo, o que, por sua vez, auxiliaria na perda de peso. Como complemento à informação anterior, é interessante saber que seu valor calórico, é extremamente baixo: cada 100 gramas da fruta equivalem a 46 calorias.

O arbusto do arando vermelho (vaccinium macrocarpon) possui folhas coriáceas e bagas de cor vermelho vivo. A planta cresce principalmente em turfeiras nas regiões orientais da América do Norte, desde a Newfoundland até à Carolina do Norte e Sul, a sul, e até ao Midwest, a oeste.

Benefícios do Arando Vermelho:

O delicioso fruto tem uma quantidade significante de fitoquímicos flavonóides fenólicos chamado pró-antocianidinas. Estudos científicos demonstraram que o consumo da fruta oferece benefícios contra o câncer, envelhecimento e doenças neurológicas, inflamação, diabetes e infecções bacterianas.

Os compostos antioxidantes do arando vermelho como a proantocianidinas oligoméricas, cianidina, peonidina e quercetina pode prevenir doenças cardiovasculares impedindo a formação de placas de colesterol no coração e nos vasos sanguíneos. Além disso, esses compostos ajudam a diminuir os níveis de colesterol LDL no corpo humano e aumentar os níveis de colesterol HDL no sangue.

Os estudos mostram que o consumo de suco arando vermelho oferece proteção contra infecções bacterianas tais como E.coli no sistema urinário.

O consumo de arandos transforma urina ácida. Isto, juntamente com a propriedade de inibição da aderência bacteriana, ajuda a evitar a formação de alcalinos (fosfato de amônio de cálcio ) pedras no trato urinário.

Além disso, as bagas previnem a formação de placa sobre o esmalte dos dentes, por interferir com a capacidade de outra bactéria.E, assim, ajuda a evitar o desenvolvimento de caries.As bagas são uma boa fonte de vitaminas como a vitamina C, vitamina A, beta-caroteno, lutea, Zea-xantina e ácido fólico e sais minerais como potássio, e manganês.

Como usar Arando Vermelho:

A forma de uso e a quantidade de arando que deve ser consumida varia de acordo com o objetivo do tratamento, como é descrito a seguir:

  • Prevenir infecções urinárias: Para prevenir infecções urinárias, deve-se utilizar o Cranberry em Cápsulas de 400 mg duas vezes por dia, com muita água, ou tomar 90 ml por dia do suco dessa fruta, na proporção de 30 g de fruta para cada 60 ml de água.
  • Em casos de infecção urinária ativa, deve-se aumentar a quantidade de suco para 400 a 950 ml por dia, além de tomar os antibióticos receitados pelo médico.
  • Prevenir placas e cáries dentárias: Para prevenir placas e cáries nos dentes, deve-se consumir o suco de arando diluído em água, na proporção de 45 g de fruta para cada 100 ml de água.
  • Prevenir pedras de estruvita nos rins: Para prevenir a formação de pedras de estruvita nos rins, deve-se consumir 1/2 xícara de arando fresco, 15 g de arando desidratado ou 90 ml do suco da fruta, na proporção de 30 g de fruta para cada 60 ml de água. Nestes casos, o consumo dessa fruta não deve ultrapassar 1 litro de suco por dia.

Malefícios do Arando Vermelho:

Arando Vermelho contêm ácido oxálico, uma substância que ocorre naturalmente em algumas frutas e legumes (espinafre, couve, etc), o que pode cristalizar-se em pedras de oxalato no trato urinário em alguns indivíduos.

Pela mesma razão, as pessoas com histórico de cálculos do trato urinário não devem comer muitas dessas frutas e, especialmente vegetais pertencentes a família Brassica.

A ingestão adequada de água é, aconselhada para manter a produção de urina normal.O ácido oxálico também interfere com a absorção de minerais como o cálcio e magnésio, causando a sua deficiência.

Sair da versão mobile