Benefícios das Plantas

Comigo Ninguém Pode é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 13/04/2018 (atualizado em 08/09/2021)

A Comigo Ninguém Pode contem propriedades que beneficiam a saúde do corpo humano, mas vale salientar que a planta também é muito toxica. É de conhecimento comum que a natureza costuma utilizar-se cores, seja em plantas ou animais, para sinalizar perigos presentes em peles e secreções, folhas ou frutos.

No entanto, uma espécie de larga utilização e fácil cultivo pode representar um perigo iminente dentro de casa. Falamos da Comigo Ninguém Pode, com sua denominação claramente sugestiva aos riscos e com benefícios geralmente atrelados às práticas místicas e espirituais.

A Dieffenbachia ou Comigo Ninguém Pode esta é uma planta bastante comum nos quintais brasileiros – ela é uma das plantas consideradas protetoras contra o mau-olhado e, por isso, bastante querida. Bonita, a Comigo Ninguém Pode também é, em qualquer das suas espécies – resistente e extremamente perigosa.

Afinal, a Comigo Ninguém Pode é uma planta da família das Araceae que não se incomoda nem com a secura do tempo nem com a falta de sol – habita áreas sombrias da mata e se dá muito bem dentro de ambientes menos iluminados.

Todas as partes desta planta são tóxicas pois a mesma é riquíssima em cristais de oxalato de cálcio (agulhas ou ráfides) que podem provocar urticária na pele, ingurgitamento das mucosas e até choque anafilático com estreitamento da glote e dificuldade de respirar.

Esta ação violenta da Comigo Ninguém Pode se deve às enzimas proteolíticas que contêm em seus tecidos – se estes são mastigados (por crianças ou animais) a reação do organismo será a de aumentar a produção de histamina o que resultará em uma reação alérgica bastante perigosa.

O gênero botânico Dieffenbachia Schott tem origem tropical e engloba cerca de 51 espécies. As folhas, de um verde lustroso, são variegadas – manchadas. A espécie mais utilizada em ambiente doméstico é a Dieffenbachia picta Schott (sinônimo de Dieffenbachia seguine (Jacq.) Schott).

Benefícios da Comigo Ninguém Pode Para Saúde:

  • Servindo como uma eficaz protetora de casas seus moradores, ainda que seu sentido físico promova intoxicações, a Comigo Ninguém Pode possui um poderoso sentido místico a fim de afastar más energias e pessoas que se aproximem com intenções e energias prejudiciais ao seu lar e a quem lá vive.
  • Suas folhas são usadas em remédios contra conjuntivite e as flores funcionam contra tosse, bronquite, queimaduras e enxaqueca.
  • Em geral, as espécimes são colocadas logo à soleiras e portas de casas com essa finalidade de proteger, repelir a inveja, o olho gordo, afastar seres indesejados e guardar as boas energias.
  • Também é usada em para tratar problemas de pele como acne e furunculose. E ajuda a aliviar dores reumáticas, gota e tendinites.
  • A Comigo Ninguém Pode é uma erva que tonifica as pessoas e os ambientes. É considerado também um poderoso estimulante natural, favorecendo as atividades mentais, estudos e trabalho. Favorece e fortifica o ânimo e vitalidade das pessoas.
  • Comigo Ninguém Pode é usada contra problemas pulmonares, como tosses, por ser anti-séptico e anti-inflamatório. Para completar, pesquisas sugerem sua aplicação nos casos de reações alérgicas, bronquite e artrite.
  • A Comigo Ninguém Pode também tem sido usada no combate à caspa, aos piolhos e às lêndeas. Há testes sobre seus efeitos no tratamento de inflamações e queimaduras.

Como Cuidar da Comigo Ninguém Pode?

A Comigo Ninguém Pode é uma planta de fácil cultivo, que tolera certo descuido. É cultivada em vasos, em conjuntos isolados ou em jardineiras à sombra ou meia-sombra (exigência média de luminosidade), protegida do vento, com terra enriquecida. Prefere local com umidades relativas do ar altas, mas tolera umidades médias (de 30 a 65%). Deixe a terra secar levemente antes de regar novamente.

Todas as partes da planta Comigo Ninguém Pode possuem compostos tóxicos, sendo uma planta venenosa. Mas somente gera danos se ingerida. Por isso, tome cuidado, evitando manter a planta ao alcance de crianças e animais.

Malefícios da Comigo Ninguém Pode:

Presente na decoração de interiores por todo o mundo, a Comigo Ninguém Pode, além de bela, pode ser muito perigosa. Consistindo em uma planta altamente tóxica, muitos são os casos onde crianças e animais domésticos, por descuido dos supervisores, acabam colocando a planta na boca ou deixando que esta entre em contato com os olhos.

Em toda sua estrutura – o que compreende flores, folhas, caule e látex, a Comigo Ninguém Pode é altamente impregnada por cristais de Oxalato de Cálcio e demais substâncias prejudiciais à saúde.

No entanto, tal composto da Comigo Ninguém Pode, ao entrar em contato com o organismo humano ou animal, reage como uma inflamação, proporcionando um edema instantâneo na língua e glote, o que pode dificultar a respiração, causando asfixia. Os sintomas da ingestão também podem aparecer como queimação, náusea, vômitos, diarreia e salivação excessiva.

Sair da versão mobile