Benefícios dos Sucos

Suco de Cabeludinha é bom para quê? como fazer e para que serve

Por Alan Costa, em 27/03/2018 (atualizado em 23/08/2021)

O Suco de Cabeludinha é repleto de benefícios à saúde e é eficaz no tratamentos de vários tipos de doenças. Além disso, a cabeludinha (Myrciaria glazioviana) é uma fruta nativa do Brasil, provavelmente do Rio de Janeiro ou Minas Gerais.

É um arbusto grande e perene que pode atingir até 4 metros de altura, quando bem desenvolvido.

Seus frutos são tormentosos com a polpa doce e suculenta, levemente acidulada, porém mais doce que a sua parente jabuticaba.

São consumidos principalmente ao natural a a época de sua maturação normalmente é no mês de outubro.

Além de seu consumo in natura a planta é uma excelente opção de paisagismo urbano, pois sua florada é muito bonita e ornamental. Suas flores atraem abelhas e seus frutos atraem pássaros de diferentes tipos.

Valor Nutricional do Suco de Cabeludinha:

Suco de Cabeludinha dispõem muitos dos nutrientes da Cabeludinha, abrangendo: Fibras, Proteínas, potássio, ferro, cálcio, vitamina A, vitamina C e as Vitaminas do Complexo B. Então, confira detalhadamente Os 40 Benefícios do Suco de Cabeludinha Para Saúde:

Benefícios do Suco de Cabeludinha Para Saúde:

1. Melhora a Saúde Óssea:

Suco de Cabeludinha é rico em cálcio. O cálcio é um dos principais nutrientes que promovem a força dos ossos e dentes. O elevado teor de cálcio de no Suco de Cabeludinha ajuda a impedir que condições tais como osteoporose e artrite reumatoide. O Suco de Cabeludinha deve ser uma parte da dieta regular em todos os grupos etários.

2. Melhora a Saúde Ocular:

Uma das vitaminas mais importantes encontradas no Suco de Cabeludinha é a vitamina A, bem como outros carotenoides que ajudam a proteger o corpo. Além disso, os carotenos são essenciais para a saúde dos olhos, pois atuam como antioxidantes para reduzir ou eliminar as cataratas, além de prevenir a degeneração macular nas células oculares.

3. Ajuda a Tratar Doenças Cardiovasculares:

Suco de Cabeludinha é um dos melhores Antioxidantes que há, devido as suas propriedades, ela ajuda a diminuir o acúmulo do colesterol nas artérias, ajuda a prevenir e combate a arteriosclerose e a hipertensão arterial.

portanto, o consumo do Suco de Cabeludinha ajuda a diminuir o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como o temido infarto do miocárdio.

4. Ajuda a Tratar Infecções Urinarias:

O Suco de Cabeludinha é um purificador das vias urinárias por excelência, e ajuda a curar infecções nessa região. Não se preocupe se a cor da urina mudar um pouco ao consumi-lo, isso é normal.

5. Ajuda a Tratar Problemas Renais:

O consumo do Suco de Cabeludinha pode auxiliar no tratamento de insuficiência renal, os princípios ativos antioxidantes presentes no Suco de Cabeludinha irão eliminar as substâncias tóxicas que deveriam ser eliminados pelos rins, que ficam retidas no sangue; essa retenção, denominada uremia, é a causa da maior parte dos sintomas próprios desta doença.

6. Ajuda a Melhorar a Saúde Digestiva:

A fibra dietética no  Suco de Cabeludinha ajuda a facilitar a passagem de alimentos através do trato digestivo, eliminando a constipação e outros problemas gastrointestinais. Em medicamentos tradicionais das Filipinas, elas foram confiadas para curar a disenteria e a diarreia, que talvez seja sua aplicação mais comum na saúde humana.

7. Melhora a Visão Noturna:

A  Suco de Cabeludinha contêm quantidades elevadas de Vitamina A. O suco ajuda a melhorar a visão e reduzir os sintomas de cegueira noturna em crianças. A Vitamina A é essencial para uma boa visão.

8. Melhora o Humor:

Foi altamente comprovado que a Vitamina C encontrada no Suco de Cabeludinha e em outras frutas desempenha um papel fundamental na produção de neurotransmissores, como a norepinefrina. Eles afetam o humor de uma pessoa, e são fundamentais para o bom funcionamento do cérebro

9. Trata Condições Respiratórias:

Na medicina tradicional, o Suco de Cabeludinha foi comumente usada para aliviar tosse, congestionamento torácico e Asma, possivelmente devido ao alto teor de vitaminas e minerais, que também atuam para melhorar o sistema imunológico.

10. Ajuda a Melhorar a Circulação Sanguínea:

O teor significativo de Ferro no Suco de Cabeludinha aumenta a contagem de glóbulos vermelhos no organismo, aumenta a oxigenação de tecidos e grupos musculares importantes, estimula o crescimento do cabelo, agiliza o processo de cicatrização e aumenta a eficiência metabólica.

11. Melhora a Saúde Geral do Corpo:

Suco de Cabeludinha possui propriedades medicinais béquica, antidiarreica, diurética, antinefrítica, além de combater as frieiras, rachaduras e coceiras de pele, escarros com sangue, gota, reumatismo, varizes, lesões cardíacas e problemas com dilatação das veias.

12. Combate a Insônia:

O Magnésio contido no Suco de Cabeludinha tem um efeito calmante ao controlar a frequência cardíaca. Isso não é apenas benéfico para o tratamento do Estresse, mas também ajuda você a dormir de qualidade. O Estresse e a tensão são muitas vezes uma causa maior de problemas para dormir ou insônia.

13. Melhora a Saúde Óssea:

Suco de Cabeludinha é rica em cálcio. O cálcio é um dos principais nutrientes que promovem a força dos ossos e dentes. O elevado teor de cálcio ajuda a impedir que condições tais como osteoporose e artrite reumatoide. O Suco de Cabeludinha deve ser uma parte da dieta regular em todos os grupos etários.

14. Trata Problemas Renais:

O consumo desta fruta pode auxiliar no tratamento de insuficiência renal, os princípios ativos antioxidantes presentes no Suco de Cabeludinha irão eliminar as substâncias tóxicas que deveriam ser eliminados pelos rins, que ficam retidas no sangue; essa retenção, denominada uremia, é a causa da maior parte dos sintomas próprios desta doença.

15. Benefício do Suco de Cabeludinha Para Perda de Peso:

O cálcio presente no Suco de Cabeludinha ajuda na manutenção do peso corporal ideal. Se houver qualquer Deficiência de cálcio em sua dieta, o corpo tende a liberar o hormônio da paratireoide, que por sua vez estimula os ossos a liberar cálcio em sua corrente sanguínea.

Isso mantém o equilíbrio. Por outro lado, o hormônio da paratireoide também estimula a produção de gordura e impede a sua quebra, o que pode, posteriormente, fazer você obeso.

16. Trata Infecções Urinarias:

Suco de Cabeludinha é um purificador das vias urinárias por excelência, e ajuda a curar infecções nessa região. Não se preocupe se a cor da urina mudar um pouco ao consumi-la, isso é normal.

17. Rico Fonte de Vitaminas:

Como o Suco de Cabeludinha é uma fonte de Vitamina A e Vitamina C, ela tem um efeito antioxidante, um aliado importante na manutenção da juventude e da beleza. Por seu baixo teor de sódio, riqueza de Potássio e pouca gordura é aconselhável para aqueles que sofrem de hipertensão ou distúrbios cardíacos ou vasos sanguíneos. Da mesma forma, também reduz os níveis de colesterol.

18. Fortalece o Sistema Imunológico:

Os níveis elevados de Vitamina C e Vitamina A presente no Suco de Cabeludinha aumentam o sistema imunológico do corpo, atuando como antioxidantes, eliminando radicais livres prejudiciais que podem mutar ou matar células saudáveis. Essas duas vitaminas impedem o envelhecimento prematuro, doenças crônicas, estimulam o desenvolvimento celular e o crescimento e aumentam a saúde e a aparência da pele.

19. Benefícios da Cabeludinha Para Aliviar Dores:

O Suco de Cabeludinha tem um grande valor nutritivo, ela é rica em proteínas, gorduras saudáveis e minerais​​. o Caroço dela também tem seus benefícios, você pode moer o caroço e aplicar sobre a área afetada como uma pomada. Usar também este remédio muito eficaz para aliviar dores musculares.

20. Reduz os Níveis de Insulina:

O Potássio presente no Suco de Cabeludinha regula os níveis de açúcar no organismo e ajuda na absorção de nutrientes. Por isso é um mineral de suma importância para os diabéticos, pois evita picos ou falta de açúcar. Ao regular a produção de insulina, o Potássio acaba auxiliando na perda de peso também, pois a insulina ajuda o organismo a acumular gordura.

21. Ajuda a Melhorar a Circulação Sanguínea:

O teor significativo de ferro no Suco de Cabeludinha aumenta a contagem de glóbulos vermelhos no organismo, aumenta a oxigenação de tecidos e grupos musculares importantes, estimula o crescimento do cabelo, agiliza o processo de cicatrização e aumenta a eficiência metabólica.

22. Fortalece o Sistema Imunológico:

Os níveis elevados de vitamina C e vitamina A presente no Suco de Cabeludinha aumentam o sistema imunológico do corpo, atuando como antioxidantes, eliminando radicais livres prejudiciais que podem mutar ou matar células saudáveis. Essas duas vitaminas impedem o envelhecimento prematuro, doenças crônicas, estimulam o desenvolvimento celular e o crescimento e aumentam a saúde e a aparência da pele.

23. Melhora a Saúde Geral do Corpo:

O Suco de Cabeludinha possui propriedades medicinais béquica, antidiarreica, diurética, antinefrítica, além de combater as frieiras, rachaduras e coceiras de pele, escarros com sangue, gota, reumatismo, varizes, lesões cardíacas e problemas com dilatação das veias.

24. Ajuda a Melhorar a Saúde Digestiva:

A fibra dietética no Suco de Cabeludinha ajuda a facilitar a passagem de alimentos através do trato digestivo, eliminando a constipação e outros problemas gastrointestinais. Em medicamentos tradicionais das Filipinas, o Suco de Cabeludinha foram confiadas para curar a disenteria e a diarreia, que talvez seja sua aplicação mais comum na saúde humana.

25. Fonte Rica em Vitaminas:

Como o Suco de Cabeludinha é uma fonte de vitamina A e C, ela tem um efeito antioxidante, um aliado importante na manutenção da juventude e da beleza. Por seu baixo teor de sódio, riqueza de potássio e pouca gordura é aconselhável para aqueles que sofrem de hipertensão ou distúrbios cardíacos ou vasos sanguíneos. Da mesma forma, também reduz os níveis de colesterol.

26. Ajuda a Tratar a Irritação da Pele:

O Suco de Cabeludinha mostrou uma habilidade notável para reduzir a inflamação e a irritação na pele, e muitas vezes é transformada em medicina alternativa como a maneira mais rápida de curar condições de pele e queimaduras.

Outros Benefícios do Suco de Cabeludinha Para Saúde:

Além dos benefícios citados acima o Suco de Cabeludinha desempenha outras funções em diversas partes do corpo, trazendo benefícios como:

  • Estudos revelaram que ela é uma ótima auxiliar em tratamentos para reumatismo.
  • A planta possui propriedades medicinais béquica, antidiarreica, diurética, antinefrítica, Além de combater as frieiras, rachaduras e coceiras de pele.
  • Age ainda como anti-hipertensivo, anti-inflamatório e analgésico, combatendo também as nefrites, disenteria, cistites.
  • Favorece a saúde dos rins, prevenindo a uretrite, contusão e cálculos renais.
  • Ajuda a aliviar dores no corpo.
  • Ajuda a prevenir escarros com sangue.
  • Combate problemas das vias urinárias.
  • Combate e previne a gota.
  • Ela ajuda a eliminar varizes.
  • Previne lesões cardíacas e problemas com dilatação das veias.

Malefícios do Suco de Cabeludinha:

Não há estudos comprovados de que o Suco de Cabeludinha faça mal a saúde. Porém nenhuma bebida deve ser consumido em excesso.

Sair da versão mobile