Alimentos Saudável

Casca do Salgueiro é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 05/04/2018 (atualizado em 31/08/2021)

O Salgueiro apresenta uma grande variedade de espécies, originárias da Ásia, Europa e da América do Norte, sendo que algumas das mais conhecidas são as seguintes: o salgueiro branco (Sálix alba), o salgueiro negro (Sálix nigra), o salgueiro frágil (Sálix fragilis) e o salgueiro de casca roxa (Sálix Purpureá).

A utilização da casca de salgueiro na medicina popular é conhecida há séculos. No século V a. C. Hipócrates, considerado o pai da medicina, escreveu sobre um pó, extraído da Casca do Salgueiro, que seria capaz de aliviar dores e reduzir a febre.

Atualmente, a casca de salgueiro continua a ser utilizada para o alívio de dores, como as dores lombares, de cabeça, as dores provocadas pela osteoporose, tendinites, bursites, dentre outras. A Casca do Salgueiro branco contém salicina ou ácido salicílico, que, conjugado ao acetato, originou o ácido acetilsalicílico: a famosa aspirina.

A ação da Casca do Salgueiro age mais lentamente do que a aspirina no alívio de dores, mas os efeitos estendem-se por mais tempo. Confira a seguir as propriedades medicinais e os benefícios à saúde proporcionados por esta planta.

Benefícios da Casca do Salgueiro Para Saúde:

1. Benefícios da Casca do Salgueiro Para Curar Gengivas Inflamadas:

Salgueiro branco pode ajudar a aliviar uma dor de dente, pois contém propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Simplesmente, mastigue um pedaço de casca de salgueiro branco ou esfregue o pó na área afetada. Você também pode beber chá de casca de salgueiro para obter a eficácia desta erva. Para curar gengivas inflamadas, gargareje com chá de casca de salgueiro branco todas as noites antes de dormir.

2. Reduz a Dor de Cotovelo de Tênis:

A salicina presente na Casca do Salgueiro branco pode aliviar a dor de forma eficaz e natural. Você pode acrescentar 1/2 colher de sopa de latido de salgueiro secado a 1 xícara de água, dê isto ferver, cubra isto, deixe íngreme durante aproximadamente 15 minutos, tensão, e tenha isto imediatamente. Repita este método diariamente para obter os melhores resultados.

3. Benefícios da Casca do Salgueiro Para Tratar Bursite:

Trate bursite é outro dos benefícios para a saúde do latido de salgueiro branco, graças às suas propriedades anti-inflamatórias. De acordo com o Memorial Sloan Kettering Cancer Center, a Casca do Salgueiro contém componentes ativos que são úteis para reduzir a dor e inflamação e tratar doenças como mialgia, gripe e dores de cabeça. Casca de salgueiro também pode tratar lesões agudas, dor de dente e dor nas costas.

4. Ajuda no Tratamento da Febre:

A casca de salgueiro branco é útil na redução de febres graças às suas propriedades anti-inflamatórias. As febres são um sintoma comum de uma infecção no corpo, mas reduzir a febre é importante para reduzir o tempo de cicatrização e fazer com que os sistemas de órgãos funcionem normalmente novamente. A Casca do Salgueiro branco tem sido usada para reduzir febres por séculos.

5. Benefícios da Casca do Salgueiro Para Tratar Dores nas Costas:

Você pode substituir a aspirina por casca de salgueiro branco para tratar a dor nas costas. Quando tomado por via oral, a aspirina é transformada em ácido salicílico no organismo, responsável por aliviar a dor. De maneira semelhante, a salicina, um componente natural da Casca do Salgueiro branco, é convertida em ácido salicílico quando está no seu corpo.

6. Ajuda a Remover Verrugas:

A Casca do Salgueiro pode remover verrugas porque contém ácido salicílico. Este ácido também não causa muita dor quando aplicado às suas verrugas, em comparação com outros tratamentos.

Você pode descobrir este ácido na Casca do Salgueiro que é o conteúdo confiável para tratar muitas condições típicas, como dor muscular ou acne, porque é composto de propriedades anti-inflamatórias. Casca de salgueiro branco, portanto, também é acreditado para eliminar completamente as verrugas.

7. Benefícios da Casca do Salgueiro Para Tratar a Síndrome do Túnel do Carpo:

Para usar a Casca do Salgueiro para síndrome do túnel do carpo, tome 2 colheres de chá desta casca e misture com 1/2 colher de sopa de raiz de valeriana picada. Combine-os bem e adicione-os a 2 xícaras de água fria. Agora, mergulhe nessa mistura. Ou você também pode consumir 1 xícara dessa solução diariamente.

8. Ajuda a Remover Acne:

O extrato da Casca do Salgueiro pode ser usado como um ingrediente em alguns produtos de cuidados pessoais e cosméticos, graças às suas propriedades anti-inflamatórias, calmantes e adstringentes.

É composto de ácido salicílico que é um excelente esfoliante usado em alguns tratamentos de acne, porque ajuda a pele a eliminar as células mortas e limpa os poros da pele. Também inclui ácidos fenólicos, incluindo salicitrina, flavonoides, salicina, taninos e minerais, que ajudam no rejuvenescimento da pele.

9. Benefícios da Casca do Salgueiro Atua no Tratamento de HPV:

Para tratar o HPV com a Casca do Salgueiro, basta aplicar a casca de salgueiro branco umedecida ou esmagada na área afetada da pele do pênis e, em seguida, usar gaze ou atadura para mantê-la no lugar.

10. Ajuda a Melhorar a Insuficiência Renal:

Os efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e anti-sépticos presentes na Casca do Salgueiro branco podem ajudar a melhorar a insuficiência renal e aliviar a dor. Além disso, seus efeitos de reforço imunológico fazem seus rins funcionarem melhor. Você pode fazer um chá com a Casca do Salgueiro e beber 3 a 4 vezes por dia para este fim.

11. Benefícios da Casca do Salgueiro Ajuda Aliviar a Dor Ciática:

A Casca do Salgueiro pode aliviar a dor ciática porque consiste em salicina e glicosídeos fenólicos. Estes podem dar-lhe benefícios anti-inflamatórios e analgésicos. Pessoas com dor ciática devem tomar uma casca de salgueiro com 120 ou 240 miligramas de salicina todos os dias durante várias semanas. No entanto, lembre-se de consultar um médico antes de usar este latido.

12. Trata Dores nas Articulações:

A salicina encontrada na Casca do Salgueiro branco é eficaz no tratamento da dor nas articulações. Quando absorvido, é transformado em ácido salicílico que pode ajudar a aliviar sua dor. Para o tratamento da dor nas articulações com esta casca, você deve usá-la como chá ou tomar seu suplemento.

13. Benefícios da Casca do Salgueiro Ajuda a Tratar a Psoríase:

Para o tratamento da psoríase, misture quantidades iguais das Casca do Salgueiro, urtiga e calêndula e casca de carvalho e salgueiro. Tome 1 colher de sopa desta mistura e, em seguida, despeje 1 copo de água fervente para eles. Cubra-os e coe depois de 30 minutos. Beba 3 vezes ao dia 30 minutos antes das refeições.

14. Ajuda no Tratamento de Artrite nas Mãos:

Um dos outros benefícios da Casca do Salgueiro para a saúde é reduzir a artrite e a dor relacionadas com a osteoartrite, atenuando o inchaço. De acordo com Brennecke, ao inibir a lipooxigenase, ela irá aliviar a inflamação, reduzindo assim a dor incapacitante. Use extrato de casca de salgueiro branco regularmente para suprimir a progressão e o início da doença.

15. Benefícios da Casca do Salgueiro Para Ajudar na Perda de Peso:

Você sabe que muitas pessoas recorrem ao uso de Casca do Salgueiro branco para aumentar seus esforços de perda de peso? Isso ocorre porque esta erva pode combinar bem com outras substâncias que aumentam o metabolismo e queima de gordura. Pode também intensificar os efeitos das ervas de maneira excelente, melhorando assim sua eficácia e aumentando ainda mais os resultados.

Sair da versão mobile