Benefícios das Plantas

Urtiga é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 04/04/2018 (atualizado em 11/09/2021)
urtiga

A urtiga, de nome científico Urens, é uma planta medicinal também popularmente conhecida como urtigão, urtiga-maior, ortiga ou ortigão. Pertencente à família das Urticáceas, a planta é bastante frequente nas regiões de clima temperado.

A urtiga é conhecida por queimar quem nela encosta, deixando a região irritada e ardida. Isso é causado por um ácido que está presente nos pelos das folhas desta planta. Até o princípio do século XX, a urtiga foi utilizada pela indústria têxtil nos tempos atuais, a planta é usada na medicina, na alimentação e como fonte de clorofila. Confira a seguir as propriedades medicinais e os benefícios do chá de urtiga.

Também conhecido como um “remédio popular” para a sua popularidade no folclore em todo o mundo, a planta é muitas vezes arrancadas como uma erva daninha. Isso é uma pena, porque ele contém dentro de si uma série de benefícios para a saúde!

A planta cresce para o seu pleno potencial de cerca de 1 a 2m durante os verões e tem amplamente difundido rizomas amarelos brilhantes e stolon. A planta tem um cabelo muito fino, magro em torno do seu caule e folhas, que são dolorosas ao toque e picada mal.

Valor Nutricional da Urtiga Para Saúde:

Sua ingestão diária de ácido ascórbico e mais de 40% dos seus requisitos de vitamina A. Isto é, além dos seus níveis significativos de cálcio e ferro, potássio, magnésio, várias vitaminas B, manganês, selênio e cobre.

Benefícios da Urtiga Pra Saúde:

1. Trata a Depressão:

A Urtiga pode ajudar a produzir mais serotonina, aumentando o bom humor e ajudando no combate da depressão, entretanto, vale lembrar que ela não substitui o tratamento da Doença , com a intervenção medicamentosa e terapia.

2. Trata o Aparelho Respiratório:

Esta erva particular também é utilizada para curar a bronquite, sinusite, juntamente com outras dificuldades do trato respiratório superior e inferior

3. Benefícios da Urtiga Pra Tratar Doenças:

A Urtiga é também uma planta anti-inflamatória, de modo que também pode ser usada para tratar estas doenças mais específicas Doença de Crohn (inflamação crônica do intestino). Intolerância ao glúten ou doença celíaca. Diverticulite (inflamação dos divertículos do cólon).

4. Possui Efeitos antifúngicos:

Comum em muitos locais quentes ao longo de rios, bem como lagos, a urtiga é realmente uma planta que também tem qualidades antifúngicos. De acordo com uma pesquisa, a urtiga possui a aglutinina lectina. Em outras pesquisas, a lectina aglutinina tem qualidades de ligação de quitina que levam ao poderoso antifúngicos, bem como características antibacterianas leves.

5. Combate a Inflamação:

A inflamação é um grave problema de cuidados da pele e também afeta alguns órgãos internos do corpo que pode causar uma grande dose de desconforto e até mesmo dor. A Urtiga é um bom remédio para o tratamento da inflamação . Você pode tomar ½ colher de chá de Urtiga duas vezes ao dia com água para aumentar a lubrificação das articulações e aliviar a dor nas articulações.

6. Trata Infecções do trato urinário:

Junto com a vitamina C, bem como beber o chá feito a partir de urtigas pode facilmente ajudar ainda mais na gestão de uma infecção da bexiga, simplesmente reduzindo a dor da bexiga ou mesmo uretra. Consumir chá de urtiga incentiva a micção, que elimina do corpo a infecção levada pela bactéria.

7. Previne o Envelhecimento Precoce:

A vitamina E da Urtiga também ajuda a combater o processo de envelhecimento precoce e ajuda a torná-lo mais jovem.

8. Trata Caspa:

Massagear o couro cabeludo com coco ou óleo de mostarda infundidos com folhas de urtiga seca e deixá-lo durante a noite é um tratamento muito eficaz para a caspa. Suco extraído por esmagamento folhas de urtiga frescos também é massageado no couro cabeludo para tratar a caspa.

9. Combate a Enxaquecas:

As propriedades anti-inflamatórias da Urtiga também aliviam a inflamação nos folículos capilares e baixa a pressão arterial, ajudando a aliviar a dor e a tensão na maioria das enxaquecas e dores de cabeça.

10. Estimula a Libido:

Urtiga atua como um estimulante da libido, uma vez que aumenta o nível de testosterona e também ajuda o organismo na sua manutenção por um período mais longo. É um remédio eficaz para melhorar a libido.

11. Melhora o Aparelho Digestivo:

As propriedades diuréticas da Urtiga são muito conhecidas, pesquisas apontam que o extrato de Urtiga pode proporcionar melhoras significativas no trato digestivo, sendo usada tradicionalmente para curar muitos transtornos do estômago.

12. Atua como um Hemostático:

Também é conhecida por suas propriedades prendedororas de sangramento local. Ela contribui com hemorragia interna como menstruação excessiva, hemorragia vaginal, hemorróidas, hemorragia pulmonar e do estômago, e sangramento pilhas formadas no corpo.

13. Combate Insônia:

Urtiga tem efeito tranquilizante e relaxantes a planta possui efeito sedativo, calmante, antiespasmódico, sonífero, relaxante e anti convulsionante. Para problemas relacionados ao sono, a planta é indicada em caso de ansiedade, estresse, epilepsia, insônia ou para quem está parando de fumar.

14. Benefícios da Urtiga Para Gota:

As urtigas trazem alívio a aqueles que têm excesso de ácido úrico desenvolvido dentro de seus corpos. Isto porque ela trabalha para erradicar este excesso de ácido úrico em particular, bem como a reduz alguns sinais da doença.

15. Trata a Ansiedade:

Pesquisadores descobriram que a raiz da erva aumenta a quantidade da substância química ácido gama-aminobutírico (GABA) no cérebro. Tal composto ajuda a regular as células nervosas e acalma a ansiedade.

Outros Benefícios da Urtiga Para Saúde:

  • Diminui os sintomas da TPM, processa estrogênio para aliviar os sintomas da menopausa;
  • Auxilia muito poderoso para as pessoas que sofrem de doença de Alzheimer e demência;
  • A provocação do chá reduz o eczema, bem como a acne;
  • Possui altos níveis de antioxidantes, incluindo a quercetina, taninos, miricetina e catequina;
  • Sua ação terapêutica nas membranas mucosas faz com que seja uma erva altamente eficaz para dores de garganta;
  • Ajudar a estimular a micção, eliminando o excesso de toxinas, sais, fluidos e até gordura, ajudando assim a regular as funções dos rins;
  • Têm sido utilizadas historicamente para tratar a artrite, bem como para os músculos doridos;
  • Pode ajudar a estimular a micção, eliminando excesso de toxinas, sais, líquidos e até mesmo gordura;
  • Têm na prevenção de doenças cardíacas, respiratórias e até mesmo do câncer de cólon, mama e de próstata;
  • É muito popular na aromaterapia e é comumente usados para aliviar as condições respiratórias, como bronquite e asma;
  • Tem níveis elevados de ferro, o que torna boa para combater a anemia, bem como fadiga;
  • Tem potentes propriedades anti-bacterianas. Pode até tratar uma infecção da vulva e vagina conhecida como vaginose bacteriana;
  • Acredita-se que a noz seja uma importante aliada para os ossos;
  • Urtiga proporcionaram uma diminuição nos espirros, bem como comichão em indivíduos com febre do feno;
  • Pode ajudar a curar as células mais rápida e melhorar a aparência das áreas afetadas.

Malefícios da Urtiga Para Saúde:

O contato direto com a erva fresca pode causar erupções cutâneas ardentes, portanto, a manipulação deve ser feita com luvas. Deve-se evitar o consumo in natura (cru). As folhas mais velhas tendem a irritar mais os rins do que que folhas jovens.

Sair da versão mobile