Benefícios do Chás

Chá de Amaranto serve para quê? Veja benefícios e como fazer

Por Alan Costa, em 27/03/2018 (atualizado em 26/08/2021)
Benefícios do Chá de Amaranto

O Chá de Amaranto pode consumido por quase todos, pois seus nutrientes podem tratar vários problemas de saúde. Além disso, os benefícios do chá de amaranto se estendem às mais diferentes necessidades, graças às propriedades do grão.

A bebida é rica em proteínas, vitaminas, aminoácidos e minerais como cálcio, fósforo, potássio e tem alta concentração de fibras alimentares.

As propriedades naturais do chá frio de amaranto incluem ação antioxidante, que combate os radicais livres, aumenta a oxigenação do metabolismo e reforça o sistema imunológico.

A ingestão do chá de amaranto ainda colabora na redução dos níveis de colesterol, pois inibe a enzima responsável pelo acúmulo de colesterol no organismo e auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, osteoporose e câncer.

Se você tem o colesterol alto, certamente já ouviu falar que o chá de amaranto é um ótimo medicamento natural para tratar o caso, certo? Pois bem, essa é a mais pura verdade. Por meio de algumas substâncias que entram na composição da planta, o amaranto pode ser usado para essa finalidade. Caso você ainda não tenha conhecimento dos benefícios do amaranto, chegou a hora de saber tudo sobre ele.

Originário dos Andes, mais especificamente do Peru, o amaranto é utilizado há muito tempo ao redor do mundo devido ao seu grande valor nutricional. Na história, o amaranto já era utilizado pelo povo asteca. Na natureza, o amaranto pode aparecer em mais de 60 variedades, destacando-se a grande quantidade de proteína pura, chegando a ser usada com vários objetivos além do controle do colesterol.

Rico em zinco, fósforo, fibras e cálcio biodisponível, que é facilmente absorvido pelo organismo, o amaranto pode ser usado misturado ao arroz, cereais, molhos, saladas, sopas, sucos e vitaminas, e seu sabor não irá interferir no alimento preparado. Facilmente encontrado para comprar em mercados e feiras de produtos naturais, o amaranto vem na forma de grão, flocos ou farinha.

Valor Nutricional do Chá de Amaranto:

O Chá de Amaranto é rico em vários nutrientes e pode beneficiar varias pessoas que sofrem com algum tipo de problema de saúde. Nutrientes esses como: fibras, vitamina A, vitamina B6, vitamina B2 (riboflavina), folato (ácido fólico), cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre e manganês. Então confira agora os Benefícios do Chá de Amaranto Para Saúde:

Benefícios do Chá de Amaranto Para Saúde:

1. Benefícios do Chá de Amaranto Para Diminuir o Colesterol:

As fibras do Chá de Amaranto formam uma espécie de gel que captura parte da gordura dos alimentos e altera a absorção do mau colesterol (LDL). Além disso, a fermentação das fibras no intestino produz componentes como ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), que reduzem a síntese de colesterol no fígado. Já as fibras insolúveis se ligam as sais biliares e também contribuem para a redução da absorção de parte de gorduras e do colesterol.

2. Retarda o Envelhecimento:

A Vitamina A do Chá de Amaranto é famosa por suas propriedades de eliminação de rugas, que podem reduzir a mancha de idade e linhas finas. Ele pode retardar o processo de envelhecimento, melhorando a saúde geral da pele.

3. Combate os Sintomas da Artrite:

Baixos níveis de vitamina B6 foram associados com sintomas aumentados de artrite reumática, incluindo dor mais grave. A pesquisa publicada no European Journal of Clinical Nutrition observou os benefícios anti inflamatórios do Chá de Amaranto em pacientes com artrite.

No estudo randomizado, 35 adultos com artrite reumatoide recebem 5 miligramas por dia de ácido fólico ou 5 miligramas de ácido fólico mais 100 miligramas de vitamina B6 por 12 semanas. O que os pesquisadores descobriram é que a suplementação de vitamina B6 ajudou a tratar os sintomas.

Concluindo que os resultados fornecem valiosos dados de referência para a prática clínica, em relação ao potencial uso benéfico dela para reprimir a resposta inflamatória em pacientes com artrite reumatoide.

4. Benefícios do Chá de Amaranto Para Prevenir Câncer Cervical

A vitamina B2 do Chá de Amaranto ajuda o corpo a reagir contra as células pré-cancerígenas porque está intimamente relacionada à confecção de novas células e, consequentemente, saudáveis. Este é um dos benefícios da vitamina B2 mais importantes.

5. Ajuda a Evitar Transtornos Mentais:

O Ácido Fólico do Chá de Amaranto é útil no tratamento de vários distúrbios mentais e emocionais. Por exemplo, é útil no tratamento de ansiedade e depressão, que são dois dos problemas de saúde mental mais comuns sofridos por pessoas no mundo moderno de hoje.

6. Mantém a Saúde dos Ossos:

O cálcio, presente no Chá de Amaranto, é responsável por desenvolver e manter a saúde dos ossos e dos dentes. A falta desse mineral pode desenvolver doenças, como o raquitismo, osteoporose, osteomalacia. É muito importante a ingestão deste mineral na adolescência e infância pois nessa fase os ossos estão em desenvolvimento e fase de estruturação.

7. Benefícios do Chá de Amaranto Para a Formação de Hemoglobina:

A formação de hemoglobina é a principal função do ferro, que é rico no Chá de Amaranto. Não só isso, uma vez que o ferro é uma parte da hemoglobina, que dá o tom escuro de vermelho para o sangue e também auxilia no transporte de oxigênio para as células do corpo.

A hemoglobina adicional é de vital importância porque os seres humanos tendem a perder sangue de várias maneiras, através de lesões, tanto internos como externos.

Mais notavelmente, as mulheres perdem quantidades consideráveis de sangue a cada mês durante os seus anos de menstruação, que é uma das principais razões por que as mulheres são mais propensos a sofrer de anemia do que os homens.

8. Combate Doenças Cardiovascular:

O magnésio é essencial para manter a regularidade dos batimentos cardíacos. Esse é, entre os benefícios do Chá de Amaranto, provavelmente o mais essencial, pois sem o mesmo o coração sofre pela falta de ritmo, o que pode ter sérias consequências.

Além disso, o magnésio reconhecidamente protege o coração do estresse muscular, além de colaborar para o controle da pressão arterial. Todos esses fatores fazem do magnésio um mineral essencial para o sistema cardiovascular.

9. Atua na Formação de Proteína:

O Chá de Amaranto é o berço para a formação de proteínas, o que ajuda no processo de reprodução. Também facilita a utilização máxima de proteínas no corpo humano para garantir o bom crescimento das células, juntamente com a sua reparação. Da mesma forma, também ajuda a utilizar carboidratos, bem como as gorduras.

10. Benefícios do Chá de Amaranto Para as Atividades Física:

Como o Chá de Amaranto pode favorecer as atividades físicas? Bom, primeiro é possível citar um ponto já mostrado na lista, que aborda o favorecimento do ganho de massa muscular e de sua resistência. Além disso, ele contribui para um bom controle hidro eletrolítico no corpo, reduzindo também a fadiga.

11. Ajuda na Saúde dos Rins:

Alguns distúrbios de saúde como pressão alta, diabetes, e doenças renais podem prejudicar o funcionamento do rim. O zinco do Chá de Amaranto desempenha um papel vital no funcionamento do rim.

A deficiência de zinco pode causar angiotensina II que obstrui a passagem do sangue aos rins. A deficiência de zinco durante a gravidez pode parar o desenvolvimento e maturação dos rins do bebê e aumenta as chances de pressão alta e disfunção renal.

12. Promove um Crescimento Adequado:

O cobre do Chá de Amaranto, é altamente essencial para o crescimento normal. Assim, é definitivamente importante incluir este mineral de forma equilibrada em dietas regulares de um indivíduo. É útil na proteção dos sistemas esquelético, cardiovascular e nervoso.

13. Benefícios do Chá de Amaranto Para Tratar a Tiroide:

O manganês presente no Chá de Amaranto é um co-fator importante para muitas enzimas diferentes, e é um componente essencial da tiroxina, sem dúvida, o mais importante hormônio na glândula tireoide. O bom funcionamento da glândula tireoide e sua síntese hormonal ajuda na prevenção de uma grande variedade de problemas de saúde no corpo, incluindo perda de peso, perda de apetite, no metabolismo e na eficiência dos sistemas dos órgãos.

14. Saciedade:

Em contato com a água do estômago, as fibras solúveis se transformam em um gel, ajudando quem quer emagrecer por garantir saciedade e, claro, evitando os exageros durante a refeição. Elas também tornam a digestão mais lenta, mantendo a fome controlada por mais tempo.

15. Atua na Prevenção da Distrofia Muscular:

Ao manter os ossos saudáveis e sua forma, a Vitamina A do Chá de Amaranto desempenha um papel essencial para garantir o crescimento muscular adequada em crianças e adolescentes em crescimento, evitando assim as chances de desenvolver distrofia muscular.

A deficiência de vitamina A ou xeroftalmia pode levar à cegueira, aumento das infecções virais, porém a deficiência só é considerado um problema nos países em desenvolvimento, onde é a principal causa da cegueira em crianças.

16. Benefícios do Chá de Amaranto Por Possuir Atividades Co-enzimáticas:

Uma das funções da vitamina B6 do Chá de Amaranto é fazer com que diversas enzimas funcionem propriamente, por atuar nos diversos sistemas enzimáticos do corpo humano. Isso ajuda no funcionamento correto do sistema nervoso e melhora a imunidade.

17. Evita Danos aos Nervos do pé e do Tornozelo

A falha de comunicação entre o cérebro e os nervos é a principal responsável pela sensação de desconforto causada pela sensação de queimação. Por isso, o consumo de Chá de Amaranto é necessário para garantir que a transmissão de dados seja eficiente.

18. Ajuda a Evitar o AVC:

Além de causar ataques cardíacos, a homocisteína também é responsável por causar acidentes vasculares cerebrais, que são eventos fatais no cérebro. Além disso, a grande quantidade de homocisteína no corpo também pode levar ao enfraquecimento dos ossos, aumentando assim a probabilidade de fraturas frequentes. O Chá de Amaranto, ajuda a controlar a quantidade deste produto químico no organismo e reduz o receio de sofrer um acidente vascular cerebral.

19. Benefícios do Chá de Amaranto Para o Combate da Obesidade:

Quando há a deficiência de cálcio no organismo ele fica desequilibrado e os tecidos de gordura começam a inchar podendo desencadear aumento de peso. E o Chá de Amaranto é rico nesse nutriente. A ingestão desse nutriente faz com que o organismo crie uma espécie de barreira, fazendo com que toda a gordura da comida não seja absorvida pelo organismo.

Em excesso, este mineral pode trazer problemas à saúde, como pressão alta, perda de apetite, náusea e vômito. Alguns sinais indicam que você pode estar com excesso de cálcio, tais como excesso de urina, sede, fraqueza, nervosismo e insuficiência renal.

20. Ajuda nas Funções do Cérebro:

O aumento do desenvolvimento do cérebro é também um dos muitos benefícios do Chá de Amaranto. Uma vez que o fornecimento de oxigênio no sangue é auxiliado por ferro e o cérebro utiliza cerca de 20% do oxigênio no sangue, ele está diretamente relacionado com a saúde do cérebro e suas funções.

O bom fluxo de sangue no cérebro pode estimular a atividade cognitiva e ajudar a criar novas vias neurais para prevenir distúrbios cognitivos como a demência e doença de Alzheimer, por isso a ingestão de ferro adequada e sua posterior oxigenação do cérebro é essencial.

21. Promove a Saúde do Sono:

O Chá de Amaranto regula a produção de melatonina, um hormônio importantíssimo para o sono adequado. Dessa forma, quem sofre com insônia ou com noites mal dormidas pode usufruir de mais um dos benefícios do Chá de Amaranto, que colabora para um descanso mais longo e de melhor qualidade.

22. Benefícios do Chá de Amaranto Para a Memória:

Lembrar que as funções cerebrais também dependem muito dos nutrientes que são usados pelo nosso corpo, de modo a ingestão adequada de fósforo melhora significativamente o poder de memória e concentração. E nada melhor do que adicionar o Chá de Amaranto na sua dieta, que é rico em fósforo.

23. Ajuda na Prevenção de Doenças:

Muitos não sabem, mas o potássio tem função vasodilatadora, de modo que a prevenção de doenças cardiovasculares, é uma consequência também do item anterior a respeito do controle da pressão arterial. E o Chá de Amaranto é rico nesse mineral.

Porque dessa forma, além de prevenir a pressão alta, ajuda a reduzir também o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral. Ou seja, cuidando da pressão sanguínea, o sistema cardiovascular pode ter suas funções melhoradas.

24. Ajuda no Combate a Acne:

O Chá de Amaranto é importante para eliminar a acne a partir da pele. Ele regula e controla a quantidade de testosterona no organismo, que desempenha um papel dominante na causa da acne. Além disso, o zinco está também envolvido na síntese de colágeno. Ele também pode ser inserido na normalização da quantidade de oleosidade da pele e melhora a manutenção de pele saudável.

As feridas abertas que vêm com a acne são praticamente ímãs para infecções bacterianas e virais. Por isso, o zinco pode estimular a contagem de células brancas do sangue e reduzir as chances de qualquer tipo de infecção. Finalmente, a acne pode deixar cicatrizes permanentes em pessoas que sofrem desta condição, mas o zinco pode ajudar a reduzir a evidência dessas cicatrizes.

25. Benefícios do Chá de Amaranto Para Tratar a Insônia:

O Chá de Amaranto também é útil no tratamento da insônia no corpo humano e também melhora os hábitos de sono e qualidade das pessoas, regulando os seus ritmos circadianos. A contagem de células vermelhas do sangue adequada também pode resultar em menor flutuação da pressão arterial, que pode muitas vezes manter as pessoas acordadas à noite.

26. Atua na Pigmentação do Cabelos e Olhos:

O cobre é um elemento vital para o pigmento escuro natural da melanina, que dá coloração à pele, cabelo e olhos, e como o Chá de Amaranto é rico em cobre, ele acaba sendo uma ótima fonte. A melanina pode ser produzida pelos melanócitos apenas na presença do cuproenzyme chamada tirosinase. A ingestão de suplementos de cobre ajuda a proteger o cabelo grisalho.

27. Alivia os Sintomas de TPM:

É um infeliz, mas inevitável fato de que muitas mulheres sofrem da síndrome pré-menstrual (TPM). Nestas situações mensais, o manganês do Chá de Amaranto ajuda a aliviar as alterações de humor, dores de cabeça, depressão e irritabilidade. Além disso, Estudos têm mostrado uma ligação entre baixos níveis de vários minerais, incluindo manganês, em mulheres que sofriam dos sintomas da TPM particularmente graves.

28. Benefícios do Chá de Amaranto Para a Regulação do Intestino:

Tanto as suas fibras solúveis quanto as insolúveis possuem importante papel na atividade intestinal. A primeira capta água e provoca reações de fermentação, estimulando o crescimento de bactérias benéficas, que melhoram o funcionamento do órgão, garantindo frequência de evacuações. A segunda se liga à água e aumenta o bolo fecal, facilitando a sua eliminação e, consequentemente, previne a constipação.

29. Ganho de Massa Muscular:

A relação mais direta entre a vitamina A do Chá de Amaranto e o ganho de massa muscular se dá através das funções dessa vitamina no metabolismo ósseo. Uma vez que a vitamina A tem entre as suas funções a manutenção da densidade óssea, o consumo diário de vitamina A fornece vantagens claras para quem procura ganhar massa muscular através de treinos de resistência, ao diminuir consideravelmente o risco de fraturas.

Para jovens que procuram ganhar massa muscular, trata-se de um ponto extremamente importante, uma vez que para eles os benefícios da vitamina A resultam em crescimento adequado.

Como antioxidante, não é possível deixar de mencionar para que serve vitamina A na proteção dos músculos após o treino. A liberação de radicais livres é grande após a realização de esforços intensos, de modo que a neutralização dessas substâncias protege o músculo de uma degradação considerável.

Por fim, o estímulo aos níveis de testosterona vindo da vitamina A afeta diretamente o ganho de massa muscular. Manter bons níveis dela no corpo é mais um dos passos para estimular a produção de testosterona, algo que certamente interessa a todos os fisiculturistas.

30. Pode Melhorar o seu Estado de Espírito:

Alguns medicamentos antidepressivos prescritos funcionam da mesma maneira que a vitamina B6, aumentando os níveis de serotonina no cérebro. A pesquisa mostrou que a vitamina B6 tem um impacto significativo na produção central de neurotransmissores de serotonina e GABA no cérebro. E como o Chá de Amaranto é rico nessa vitamina, ele também atua nessa area.

Estes são hormônios importantes que controlam o humor e são necessários para prevenir depressão, dor, fadiga e ansiedade, de modo que a vitamina B6 tem sido associada ao aumento do humor e à prevenção de distúrbios do humor.

Como a vitamina B6 está envolvida na produção hormonal no cérebro, acredita-se que seja eficaz no tratamento de transtornos de humor e certas doenças cerebrais que podem se desenvolver como resultado de deficiências na função neurotransmissora.

A pesquisa sugere que os pacientes que tomam suplementos de vitamina B6 podem ajudar a levantar seu humor, sofrer menos dor e evitar a falta de energia e concentração também.

31. Benefícios do Chá de Amaranto Para Evitar o Surgimento da Catarata:

A atividade de enzimas no Chá de Amaranto responsáveis por evitar a opacidade do cristalino a fim de proteger os olhos dependem da concentração de riboflavina.

32. Ajuda no Aperfeiçoamento Celular:

A vitamina B9 do Chá de Amaranto é um elemento essencial na formação dos glóbulos vermelhos. Além disso, esta vitamina é um contribuinte significativo para a construção e reparação de células da pele no corpo humano. As células encontradas no intestino pequeno de revestimento também são fabricadas a partir desta vitamina. A vitamina B9, também é responsável por substituir as células velhas por novas, mantendo nosso corpo fresco e novo.

33. Atua na Coagulação Sanguínea:

O processo de coagulação é uma verdadeira batalha no nosso organismo, aliado a outras proteínas o Chá de Amaranto tem um papel fundamental no processo de coagulação sanguínea.

34. Benefícios do Chá de Amaranto Para Evitar a Fadiga:

Os benefícios do Chá de Amaranto para saúde também incluem a eliminação da fadiga crônica, o que pode ocorrer em homens e mulheres. A deficiência de ferro é uma causa natural de fadiga, uma vez que é um componente importante da hemoglobina. Assim, a inclusão de ferro em sua dieta mantém você em forma, saudável e energético, tanto internamente quanto em sua vida externa. E uma ótima forma de fazer isso, é adicionando mais Chá de Amaranto na sua dieta.

35. Regula os Níveis de Açúcar:

Uma das funções do magnésio é regular a reação da insulina aos níveis de açúcar no sangue, colaborando para manter esses níveis de açúcar sob controle e razoavelmente constantes. E para absorver esse nutriente, uma ótima opção é o Chá de Amaranto.

Além disso, o magnésio torna as células mais sensíveis a insulina, de modo que esse aspecto do metabolismo é fortemente beneficiado. Por esse motivo, o magnésio é extremamente indicado para a prevenção do diabetes e para o tratamento da doença.

36. Ajuda na Saúde Bucal:

As propriedades do Chá de Amaranto também fortalecem as gengivas, evitando retrações, gengivites e outros problemas, protegendo também o esmalte do dente. Como ele trabalha no fortalecimento e na densidade dos ossos, é fundamental para a saúde bucal como um todo.

37. Benefícios do Chá de Amaranto Para o Metabolismo:

O potássio do Chá de Amaranto, regula os níveis de açúcar no organismo e ajuda na absorção de nutrientes. Por isso é um mineral de suma importância para os diabéticos, pois evita picos ou falta de açúcar. Ao regular a produção de insulina, o potássio acaba auxiliando na perda de peso também, pois a insulina ajuda o organismo a acumular gordura.

38. Ajuda na Reprodução:

O Chá de Amaranto é rico em zinco e nos machos, o zinco auxilia na espermatogênese e o desenvolvimento dos órgão sexuais, enquanto nas fêmeas, auxilia em todas as fases reprodutiva, incluindo as fases de parto e lactação. Quando se trata de esperma, o zinco atua em um número de maneiras. Primeiro de tudo, ele age como uma espécie de sedativo para o esperma para que eles não gastem energia desnecessária.

O zinco também protege o DNA reprodutivo dentro do esperma para não danificá-lo, então uma transferência correto das informações é garantida. Uma vez que o espermatozoide entra no trato reprodutivo feminino, que rapidamente se dissipa e o esperma tem uma súbita explosão de energia, impulsiona-se no tubo. Finalmente, o zinco é um elemento essencial nas enzimas que permitem que o esperma penetrem no ovo.

39. Melhora os Tecidos Conjuntivos:

O cobre é um nutriente importante que tem um papel significativo na síntese de hemoglobina, a mielina, o corpo pigmento melanina e colágeno. Isso ajuda a proteger a bainha de mielina em torno dos nervos. Também está envolvida ativamente na produção de um elemento no tecido conjuntivo, a elastina.

40. Benefícios do Chá de Amaranto no Combate aos Radicais Livres:

Devido às propriedades antioxidantes presente no Chá de Amaranto, os seus benefícios incluem uma função especial no monitoramento das atividades dos radicais livres no corpo. Estes radicais livres são capazes de prejudicar as células do corpo e causar câncer e outras doenças devastadoras.

Receita de Chá de Amaranto:

Ingredientes:

  • Grãos de amaranto
  • Cravo
  • Canela
  • Açúcar mascavo

Modo de Preparo:

  • Deixe os grãos de molho por 24 horas.
  • Depois disso, cozinhe os grãos e misture o caldo a uma infusão de cravo, açúcar mascavo e canela.
  • Escorra a água, e coloque o amaranto que estiver no fundo de volta na panela com um litro de água ao fogo.
  • Deixe o caldo engrossar, isso deve levar mais ou menos 30 minutos.
  • Coe, e leve para o liquidificador o que sobrou no coador e triture.
  • Você obterá um líquido espesso que é o chá quente, o que sobrou na jarra, deve ser consumido gelado.
  • Acrescente cravo, canela, limão e adoce.
Sair da versão mobile