Benefícios das Plantas

Calêndula é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 23/03/2018 (atualizado em 27/08/2021)

A Calêndula tenha se originado no Egito e tenha sido introduzido pela primeira vez na Grã-Bretanha e em outros países pelos romanos – foi uma das primeiras flores cultivadas.

Também conhecida como “Calêndula Potenciômetro”, Calêndula era um remédio importante na Grécia Antiga, Roma e Arábia. Era mais comumente usado como tratamento de pele, com preparações usadas para tratar feridas leves, calos, picadas e picadas de insetos, eczemas, coceiras, queimaduras e hemorroidas.

O que é Calêndula?

Você pode não reconhecer o nome calêndula, mas talvez você já tenha ouvido falar de malmequeres, que é a ampla classificação das plantas com flores encontradas neste gênero. Calendula officinalis é a espécie mais comum dentro do gênero, mas todas as espécies possuem certos compostos e substâncias que os tornam valiosos em certas partes do mundo.

Você pode ouvir o nome calêndula em referência a um gênero diferente, mas refere-se especificamente a 15-20 espécies diferentes de calêndula encontrada em toda a Europa Ocidental, a região do Mediterrâneo e partes do sul da Ásia.

Em termos de partes destas pequenas plantas de flores amarelas que são consumidas, as pétalas são comestíveis e têm sido tradicionalmente usadas em sopas, ensopados e saladas, enquanto um poderoso extrato químico pode ser feito a partir dos caules e folhas da planta. Este extrato é rico em uma variedade de compostos orgânicos, incluindo glicosídeos, saponinas e outros poderosos compostos anti-inflamatórios e antioxidantes.

Valor Nutricional da Calêndula:

No que diz respeito à informação nutricional relativa a calêndula, eles são conhecidos por serem uma rica fonte de flavonoides e Vitamina C. Eles não têm teor de gordura e, portanto, ajuda a perda de peso. Agora, veja Os 40 Benefícios da Calêndula Para Saúde:

Benefícios da Calêndula Para Saúde:

1. Expulsa as Toxinas do Corpo:

O chá de calêndula fresco limpa qualquer toxina do fígado e da bílis, por isso, vai evitar que qualquer doença perigosa seja causada pela toxina.

2. Alivia Danos Gastro-Intestinais:

Flor de calêndula pode proteger órgão gástrico e do cólon do ser humano, a fim de evitar úlcera péptica, gastrite (causada por ácido elevado dentro do estômago), até mesmo câncer de estômago.

3. Luta Contra os Radicais Livres:

Como uma planta que é muito rica em antioxidante, calêndula pode ajudar o corpo a combater os radicais livres que causam sintomas precoces do envelhecimento e doenças, mais do que isso, essa flor também atua como anti-cancerígena.

4. Combate a Febre:

Embora mais pesquisas sejam necessárias, o Centro Nacional de Homeopatia também endossa sua capacidade de aliviar os sintomas da febre, como tremores, sensibilidade ao ar livre, calafrios nas extremidades, entre outras coisas.

5. Sangramento nas Gengivas:

Extrato de calêndula em pasta de dente ou aplicado topicamente pode ajudar a parar as gengivas sangrando. Em um estudo de pacientes com gengivite, aqueles que usaram o creme dental extrato de calêndula viu uma melhora em sua condição. Em apenas quatro semanas, a formação da placa diminuiu, o índice gengival (uma medida da gravidade do problema) diminuiu e houve uma queda no sangramento ao sondar.

6. Ajuda na Prevenção de Câncer:

O óleo de calêndula tem certas propriedades antitumorais que o tornam muito valioso em novas pesquisas sobre o câncer, explorando soluções naturais para essa epidemia global. O câncer continua sendo um dos grandes mistérios da nossa espécie em termos de saúde coletiva, e compostos como os encontrados nesta flor oferecem um novo ângulo interessante sobre essa questão crítica.

7. Ajuda a Reduzir Cólicas:

Existem também alguns anti-espasmódicas propriedades de calêndula, que também são aproveitadas por muitas pessoas. Se você sofre de um distúrbio do sistema nervoso, tem cãibras dolorosas em relação à menstruação ou algum outro tipo de condição espasmódica, a adição de calêndula à sua dieta pode ser uma escolha sábia.

8. Cuidados com a Pele:

Além de estimular a cura, o óleo de calêndula pode aumentar significativamente a aparência da sua pele. Pode afetar o fluxo sanguíneo para as células da pele, fornecer proteção antioxidante que reduz o aparecimento de rugas e manchas da idade , e até mesmo a visibilidade das cicatrizes.

Se você quer pele macia e uniforme que brilha com vitalidade juvenil, considere adicionar alguns produtos orgânicos que contenham calêndula ou consuma em outra forma, como o chá.

9. Cuidados Com os Olhos:

A pesquisa mostrou que a calêndula contém certos compostos antioxidantes que afetam diretamente a sua visão. O beta-caroteno é essencial para a saúde e funcionamento dos seus olhos, e é uma fonte maravilhosa deste composto. Você pode impedir a degeneração macular e o desenvolvimento de catarata desta maneira.

10. Reduz Inflamação:

Independentemente de onde a inflamação está ocorrendo, esta planta pode reduzir significativamente o desconforto. Se você está sofrendo de uma tosse ou congestionamento, o chá de calêndula pode ser um remédio maravilhoso.

Se suas articulações estão doendo de artrite ou gota , adicione um pouco de óleo de calêndula a um bálsamo de pele e desfrute de uma redução rápida na dor. Finalmente, se o seu estômago estiver aborrecido, pode ajudar a normalizar o seu sistema gastrointestinal e a eliminar qualquer inflamação que possa estar a causar desconforto.

11. Aumenta a Velocidade de Cicatrização em Condições da Pele:

A calêndula demonstrou ser altamente eficaz em pacientes com dermatite aguda de grau 2 ou superior. No estudo de 254 pacientes, os pesquisadores descobriram que a ocorrência de dermatite aguda de grau 2 ou maior foi significativamente menor quando os pacientes usaram calêndula.

12. Ajuda a Tratar Úlceras:

Um estudo de 34 pacientes com úlceras de perna venosas mostrou os benefícios da pomada de calêndula em úlceras venosas. O unguento foi aplicado duas vezes ao dia por três semanas e mostrou habilidades de cura promissoras.

13. Calêndula Contém Propriedades Antivirais:

Pesquisas sugerem que a calêndula possui propriedades antivirais das moléculas chamadas glicosídeos extraídos da planta. No estudo, as moléculas poderiam inibir a infecção pelo vírus da estomatite vesicular.

14. Combate Infecções Vaginais:

As pétalas de flores de calêndula podem ser usadas para preparar banhos de cura fervendo-as por algum tempo antes de adicioná-las à água quente para banho. Adicioná-los à banheira pode curar infecções vaginais, infecções da bexiga e hemorroidas.

15. Trata a Pele Oleosa:

Outro benefício surpreendente da flor de calêndula é que é eficaz no tratamento da pele oleosa. Mergulhe flores frescas em água morna e aplique-as à pele pelo menos uma vez por dia. Deixe por 10 a 15 minutos antes de lavá-lo com água.

16. Boa Para a Saúde Oral:

Há também certas propriedades antibacterianas de calêndula que tornaram muito popular nos últimos anos. Você encontrará muitas vezes na lista de ingredientes de vários produtos de saúde e higiene de ervas, incluindo pastas de dentes, enxaguantes bucais, sabonetes e xampus.

Em termos de saúde bucal, cremes dentais e enxaguantes bucais que contêm calêndulas são muito eficazes para matar as bactérias que causam tudo, desde gengivite até cáries.

17. Cuidados com os Olhos:

A pesquisa mostrou que a calêndula contém certos compostos antioxidantes que afetam diretamente a sua visão. O beta-caroteno é essencial para a saúde e funcionamento dos seus olhos, e é uma fonte maravilhosa deste composto. Você pode impedir a degeneração macular e o desenvolvimento de catarata desta maneira.

18. Combate a Conjuntivite / Inflamação Ocular:

Pesquisa descobriu que o extrato de Calêndulas é eficaz no tratamento da conjuntivite e outras condições inflamatórias oculares. O extrato demonstra propriedades antibacterianas, antivirais, antifúngicas e imunoestimulantes que reduzem as infecções oculares. A visão também é protegida por esses extratos, protegendo os tecidos delicados do olho dos danos por UV e oxidativos.

19. Suaviza a Queimadura Solar:

Em um estudo de 2012 publicado no Journal of Young Pharamacists, alguns cientistas testaram a eficiência do óleo de calêndula para o seu Fator de Proteção Solar (FPS). Para sua surpresa, o óleo sozinho foi capaz de fornecer um SPF de 14!

Adicionando algumas gotas de óleo de calêndula para o seu creme para o rosto pode funcionar como um bom protetor solar. Ou misture algumas gotas em água destilada e borrife a água em seu rosto.

20. Bom Para Digestão:

Calêndula é bom para a digestão. E os sintomas da menopausa também aliviam a colite. Um agente anti-fúngico em Calêndula! Além disso, é usado para tratar Candida, micose e pé de atleta, tintura aplicada ao frio feridas incentiva a cura.

21. Previne o Câncer de Mama:

Estudo sobre cerca de 250 mulheres que foram submetidas a radioterapia após cirurgia para câncer de mama que usaram a pomada de calêndulas relataram menos dor da radiação. A pomada de calêndula reduz a quantidade de irritação da pele e as ações antivirais melhor do que outras preparações comerciais comumente usadas. Investigações sobre o câncer continuam.

22. Acalma Dermatite de Contato:

Calêndula pode prevenir a ocorrência de dermatite, que é causada devido à exposição a radiação terapêutica. As pomadas à base de calêndulas são também eficazes no tratamento de erupções fralda em lactentes.

23. Ajuda no Crescimento do Cabelo:

A caspa é uma das principais causas de queda de cabelo. Outra causa é danificado couro cabeludo. Este óleo pode curar ambas as condições, dando o seu cabelo a chance de crescer mais forte. Suas propriedades regenerativas ajudam os folículos pilosos a crescem em abundância, dando-lhe uma juba mais grosso.

24. Alivia Dor de Garganta:

Outro uso maravilhoso de chá de calêndula é para aliviar uma dor de garganta. Ele pode até mesmo ser usado para curar amigdalite. As propriedades anti-inflamatórias de trabalho Calêndula nas membranas mucosas inflamadas para proporcionar alívio imediato.

25. Mantém a Saúde do Coração:

Calêndula mantém seu coração saudável e ajuda na prevenção de doenças cardíacas, como ataques cardíacos, bloqueios cardíacos, deposição de colesterol e muitos mais.

Outros Benefícios da Calêndula Para Saúde:

  • Um dos benefícios para a saúde das calêndulas é que ele é usado no tratamento de pequenas queimaduras quando usado na forma de pomadas ou uma tintura.
  • Por conta das propriedades anti-inflamatórias de calêndulas, também é usado no tratamento de reações alérgicas, eczema e hematomas.
  • Benefícios para a saúde do óleo de calêndula também incluem ser usado no tratamento de lesões plantares que tendem a ocorrer nos pés.
  • Outro dos benefícios das flores de calêndula é que é muito benéfico para se livrar de uma pele oleosa naturalmente.
  • A calêndula também são conhecidas por terem muitos benefícios para a saúde, devido ao seu alto teor de antioxidantes.
  • O licopeno presente nas calêndulas também é conhecido por reduzir o risco de doença cardíaca e câncer de próstata. Os antioxidantes presentes nestas flores também são conhecidos por proteger os olhos da degeneração macular e da catarata.
  • Benefícios de saúde e usos terapêuticos de flores de calêndula, bem como as folhas incluem ser benéfico em minimizar o número de tumores no caso de câncer de mama, bem como na prevenção do desenvolvimento de novas células cancerígenas. Além do câncer de mama, os cravos também são conhecidos por serem eficazes contra as células cancerosas do cólon, leucemia e melanoma.
  • Um dos usos medicinais de desa flor é que ele promove o crescimento de ambos os novos vasos sanguíneos, bem como novo tecido da pele e, portanto, é usado na cicatrização de feridas, como queimaduras, arranhões, bem como a pele irritada.
  • Quando consumidos internamente, as calêndulas são também conhecidos por ajudarem contra a inflamação digestiva na forma de úlceras duodenais ou gástricas, devido às suas propriedades anti-inflamatórias.
  • O chá de calêndula também é conhecido por ser eficaz contra úlceras dolorosas na boca e no estômago, bem como colite.
  • As calêndulas são eficazes neste aspecto porque eles tendem a estimular o sistema linfático e, assim, minimizar o inchaço, bem como limpar o corpo de toxinas que podem estar contribuindo para as úlceras.
  • As calêndulas também é usado sob a forma de uma pomada para mulheres que sofrem de câncer de mama para minimizar a dermatite que geralmente é causada pela quimioterapia.
  • As pétalas da flor de calêndula também são usadas em banhos de assento como eles são eficazes na cura de infecções vaginais, infecções da bexiga, cicatrização de pontos pós-parto, bem como hemorroidas.
  • Um dos benefícios para a saúde do suco desta erva é que é muito eficaz na cura de sarna e verrugas.

Malefícios Para o Uso de Calêndula: 

Antes de começar a usar esta erva, é melhor que você consulte um profissional de saúde para obter a dose certa para os diferentes produtos de calêndula disponíveis no mercado. No entanto, esta erva deve ser evitada se estiver grávida ou a amamentar devido à falta de estudos nesta área.

As calêndula é geralmente segura e bem tolerada, mas traz potencial para sensibilização através do contato frequente com a pele. Aqueles com alergia conhecida à margarida (família Asteracea) são aconselhados a evitar o contato com Calêndula.
Não deve ser usado na gravidez.

Sair da versão mobile