Benefícios das Plantas

Abóbora de Serpente é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 11/04/2018 (atualizado em 14/09/2021)

A Abóbora de Serpente é uma planta que pertence ao gênero das Cucurbitaceae, também popular como pepino de cobra, serpentina, estamos falando de uma trepadeira cujo o fruto pode ser consumido.

As plantas com propriedades medicinais são usadas para tratar diversas condições de saúde desde tempos antigos.

Contudo, é preciso conhecermos as propriedades, os benefícios e as contraindicações de cada uma delas para que não haja nenhum risco em nossa saúde.

Uma das plantas medicinais que podemos usar para beneficiar nossa saúde é a Abóbora de Serpente, que possui propriedades laxantes e é indicada para tratar vermes intestinas.

A Abóbora de Serpente, tem o nome científico de Trichosanthes sanguinea, é uma planta originária da Índia, é também famosa por outras denominações, como pepino de cobra e serpentina.

O fruto comestível da planta tem propriedades fitoterapêuticas. O princípio ativo dela é a tricosantin, uma proteína de inativação ribossômica.

Nos dias atuais, o principal fornecedor desta proteína é a Tian-Hua-Fen, uma planta com propriedades benéficas para a saúde que também é originária da China e que pertence à mesma família da Abóbora de Serpente.

Benefícios da Abóbora de Serpente:

Dentre seus benefícios medicinais podemos destacar os:

  • Purgativa;
  • Aperiente;
  • Anti-helmíntica;
  • Laxante;
  • Vermífuga;
  • Vermicida.

A planta somente é indicada para auxiliar no tratamento de vermes. Há, ainda, alguns estudos em desenvolvimento para a criação de um remédio que poderia auxiliar no tratamento da AIDS.

Contraindicações da Planta:

Não foram encontrados efeitos colaterais e contraindicações para a planta na literatura consultada, mas vale ressaltar que, o uso de produtos naturais também pode ser muito perigoso para a sua saúde.

Existem muitas plantas que possuem substâncias contraindicadas para lactantes, gestantes, crianças e indivíduos com algum problema de saúde.

Além disso, consumir um produto natural em quantidade inadequada pode causar efeitos colaterais em qualquer em pessoa.

Sair da versão mobile