Benefícios das Plantas

Erva Botão é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 12/04/2018 (atualizado em 13/09/2021)

A Erva-Botão trata-se de uma planta silvestre, ereta e com ramos tenros. Facilmente encontrada na região dos trópicos, no Brasil nasce em ambientes úmidos. Existem muitas plantas dispostas na natureza que ainda não passaram por processos científicos. Ao mesmo tempo, algumas outras já possuem suas propriedades e benefícios comprovados pela ciência. Este é o caso da Erva Botão, ou como também é conhecida agrião-do-brejo, surucuina, lanceta ou erva-cidreira. Planta de nome científico Eclipta alba, pertencente à família da Asteraceae, é composta por substâncias químicas capazes de melhorar as funções do corpo e prevenir o organismo contra agentes infecciosos. Veja tudo sobre esta planta:

Origem da Erva Botão:

A Erva Botão é originária do sudoeste da Ásia. Possui desenvolvimento anual e pode atingir entre 30 e 40 cm de altura. Uma das suas principais características é o seu caule oco e cilíndrico com uma tonalidade única de verde-avermelhado, com alguns nós radicantes.

As folhas possuem o entorno dentado e apresentam algumas manchas e pintas de cor castanha-avermelhada. As folhas ficam localizadas na base do folíolo, contudo, também podem se estender por toda a nervura principal.

Características da Erva Botão:

A Erva Botão é um pequeno arbusto que possui folhas verdes e flores delicadas da cor branca. Trata-se de uma planta silvestre, ereta e tem ramos tenros. Mais facilmente encontrada na região dos trópicos, no Brasil nasce sem dificuldades em ambientes úmidos. A também chamada de erva-cidreira consegue reproduzir-se através de suas próprias sementes.

Propriedades da Erva-Botão:

As principais propriedades medicinais da Erva Botão são:

  • Adstringente;
  • Antiofídica;
  • Antiviral;
  • Cicatrizante;
  • Imunoestimulante;
  • Laxante;
  • Tônica.

Benefícios da Erva Botão Para Saúde:

Erva Botão é indicada no tratamento de pedras nos rins e no mesmo sentido também é capaz de realizar uma proteção pontual do fígado, principalmente no caso de pessoas que estão passando por processos quimioterápico.

Pedras na vesícula, asma e hemorragias são outros problemas de saúde que podem ser eliminados com o uso desta planta. Com a propriedade antiviral esta erva funciona como agente defensor do organismo contra gripes.

Já por ser considerada cicatrizante, Erva-Botão auxilia na recuperação de ferimentos, eczemas, queimaduras e até conjuntivites. Além disso, é laxante, facilitando a evacuação; e atua com a ação tônica de forma benéfica para o crescimento dos cabelos.

Mesmo com todos esses efeitos benéficos, vale ressaltar ainda a função de reforço do sistema imunológico que esta planta disponibiliza ao organismo. Desta forma, trabalha como um bloqueador de agentes infecciosos, prevenindo o corpo de substâncias toxicas e nocivas à saúde.

Malefícios da erva-botão:

O uso da erva-botão em doses recomendadas não apresenta contraindicações.

Sair da versão mobile