Benefícios das Plantas

Verbasco é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 05/04/2018 (atualizado em 11/09/2021)
verbasco

O Verbasco e também conhecida como barbasco, barrasco, calça de velho, vassoura, Verbasco-brasileiro, barbasco-do-brasil e cezarinha, a erva é encontrada facilmente em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.

De nome científico Verbascum phlomoides, a erva possui aplicações medicinais popularmente conhecidas. Em meados do século XVI, a planta foi usada para tratamento da tuberculose e seu uso foi comprovado em um experimento realizado no século XIX, onde a planta foi usada em sete pacientes com tuberculose em Dublin, na Irlanda, trazendo excelentes resultados para seis dos casos.

O Verbasco é uma erva que pode ser usada para tratamento de bronquite e gripes, infecções no ouvido, eliminação de catarros crônicos, alivio da tosse, tratamento da artrite, de hemorroidas e problemas na próstata. Para os dois últimos casos, deve-se fazer banho de assento e, para quem sofre com problemas de inchaços nas pernas e problemas de circulação periférica, deve ser feito escalda-pés.

Além disso, é eficaz no tratamento de diversos problemas digestivo como prisão de ventre, diarreia e infecções na bexiga, auxiliando ainda na eliminação de vermes intestinais. Possui efeito sedativo e auxilia no alívio de cólicas menstruais e dores de estômago. O óleo de Verbasco, quando aplicado na pele, ajuda a aliviar o desconforto de regiões irritadas, sejam por erupções cutâneas, queimaduras, cortes ou bolhas

O verbasco, de nome científico Verbascum phlomoides, é uma planta com propriedades medicinais, também popularmente conhecida por vários outros nomes, tais como flomoide, barbasco, barbasco do brasil, barrasco, calça de velho, carro santo, cezarinha, vassoura, vassourinha, brasileiro, do brasil, dentre outros.

As propriedades antiespasmódicas da planta ajudam a tratar as cólicas menstruais ou dores de estômago associados ao desconforto gástrico. Pelo seu efeito sedativo, também é útil no tratamento da insônia e ansiedade. Segundo descobertas feitas através de estudos, o óleo de flor de Verbasco pode funcionar como um remédio natural contra as infecções de ouvido.

Benefícios do Verbasco Para Saúde:

1. Trata Distúrbios de Pele:

Gostaria pele macia, sedosa? Quem não seria, na verdade? Bem, é só usar óleo de Verbasco e ser o orgulhoso proprietário de pele suave como a seda. Este óleo é feita a partir de flores de Verbasco e tem propriedades anti-sépticas.

2. Combate Gripes e Resfriados:

O Verbasco tem propriedades expectorantes e antibacterianas, o que faz do seu chá um ótimo remédio caseiro se você tem um resfriado ou gripe, principalmente se sentir algum tipo de congestionamento. A planta também ajuda a reduzir a quantidade de muco que é produzido pelo corpo.

3. Promove a Saúde Digestiva:

A erva auxilia o tratamento de diversos problemas digestivos como prisão de ventre e diarreia, além de poder contribuir com a eliminação de vermes intestinais.

4. Diminui a Febre:

Outra ação conhecida de modo científico do Verbasco é sua capacidade antipirética. Ou seja, a planta é capaz de diminuir a temperatura corporal, auxiliando a reduzir febres das mais variadas origens.

5. Combate a Insônia:

Podemos considerar que a planta medicinal pode auxiliar a combater a insônia devido ao fato de que ela é dotada de propriedades sedativas, podendo assim melhorar a qualidade do sono.

6. Possui Ação Anti-Inflamatória:

Outro grande benefício da planta é sua propriedade anti inflamatória. Portanto, é relativamente comum a indicação do chá do Verbasco. Portanto, como forma de acelerar o tratamento de diferentes processos inflamatórios, sendo os mais comuns os de trato respiratório, como é o caso da asma.

7. Trata Problemas Respiratórios:

A planta medicinal é bastante utilizada para o tratamento de problemas respiratórios. Isso inclui a asma, a bronquite, a tosse seca, a amigdalite e a rouquidão. Portanto, as folhas do Verbasco possuem um extrato que contém ação antioxidante e anti-inflamatória. Que ajudam a diminuir o muco e a aliviar a inflamação da garganta.

8. Propriedades Antiespasmódicas:

O fato do Verbasco ser dotado de propriedades antiespasmódicas faz com que a erva possa contribuir com o tratamento das cólicas menstruais e das dores de estômago que aparecem em decorrência do desconforto gástrico.

9. Auxilia no Tratamento da Tuberculose:

A planta medicinal é utilizada na Europa como parte do tratamento para a condição desde o século 16. Conforme a publicação, um experimento do século 19, realizado em Dublin, na Irlanda. Portanto, apontou que a utilização do Verbasco melhorou os sintomas de seis entre sete pacientes diagnosticados com a doença.

10. Possui Ação Desinfectante:

O Verbasco ainda é uma erva com potencial desinfectante, que pode ajudar a tratar infecções no cólon, no trato urinário e nos rins.

Malefícios do verbasco:

O Verbasco é contraindicado para pacientes gestantes ou em fase de lactação. Portanto, os efeitos colaterais são raros, e envolvem uma reação alérgica que tem como sintoma principal coceira nas mãos, braços e pescoço.

É importante que, antes de consumir medicamentos naturais, você converse com seu médico. Uma vez que podem ocorrer interações medicamentosas negativas. Além de que ele é o mais indicado para informar a dosagem correta para você.

Sair da versão mobile