Benefícios das Plantas

Velame Branco – Origem, Benefícios e Como Usar!

Por Alan Costa, em

Velame Branco – Origem, Benefícios e Como Usar de maneira correta. Além disso, o Velame Branco possui muitas propriedades medicinais que são importantes para toda saúde do corpo humano. O Velame Branco, de nome científico Macrosiphonia velame, é um subarbusto perene de origem brasileira, sendo também conhecida por outras denominações como velame-do-cerrado e velame-do-rio-grande.

Pertencente à família das Apocinaceae, atinge até 80 cm de altura na época da floração, apresenta caule pouco ramificado e raiz tuberosa, além de produzir látex branco. Graças às propriedades terapêuticas de sua raiz, o Velame Branco tem tradição de uso na medicina popular.

As folhas do Velame Branco são em posições diferenciadas e tem forma oval. As suas folhas tem uma pequena camada de pelos finos, curtos e bastante macios.

As flores aparecem no formato de espigas no ápice da planta. Suas cores são brancas nas pontas, e com um cheiro bem agradável e da mesma maneira as suas folhas, peludas. Tem tradição de uso na medicina popular. Faz parte da farmácia Homeopática.

Origem do Velame Branco:

O Velame Branco é um arbusto brasileiro rústico e resistente, com folhas simples opostas que têm uma camada de pelos finos, curtos e macios; as suas flores apresentam-se isoladas ou não. Cada flor produz dois frutos alongados de coloração verde-avermelhados.

Esta planta é nativa da flora brasileira, sendo comum nos estados de Minas Gerais, Goiás, São Paulo e chegando até o Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal, Bahia e Mato Grosso. Cresce em campos limpos e cerrados. O Velame Branco gosta de solos ácidos, bem drenados, locais ventilados e com muita luz.

Propriedades do Velame Branco:

Devido às suas propriedades, o Velame Branco é amplamente utilizado pelas populações tradicionais do cerrado. As propriedades da planta incluem as suas ações depurativas, diuréticas, anti-sifilítica e anti-inflamatórias.

Graças aos seus poderes terapêuticos, a planta é indicada para tratar uma série de condições de saúde, incluindo afecções da pele, eczemas secos e úmidos, erisipela, úlceras, manchas, feridas, intoxicações crônicas, doenças venéreas e úlceras do colo.

No entorno de Goiânia, a decocção feita com folhas e raiz desta planta é utilizada como anti-inflamatório. Os princípios ativos do Velame Branco incluem os alcaloides e as resinas. Então, confira agora os Benefícios do Velame Branco Para Saúde:

Benefícios do Velame Branco Para Saúde:

A maior contribuição desta planta se refere aos benefícios que ela proporciona à pele, pois ela trata e previne o surgimento de determinadas doenças epidérmicas. O Velame Branco é indicado em casos de problemas relacionados à pele, tais como:

  • Escrófulas,
  • Eczemas,
  • Impingem,
  • Erisipela,
  • Úlceras,
  • Ingurgitamento
  • e ganglionar.

Seu uso também é indicado no combate de doenças reumáticas, doenças venéreas, úlceras do colo uterino e manifestações cutâneas da sífilis.

Receita do chá de Velame Branco:

Para preparar o chá, use a proporção de duas colheres de sopa da erva para cada litro de água usado. Coloque a água em um recipiente, adicione a erva e leve ao fogo. Aguarde alcançar fervura e, em seguida, desligue. Mantenha a solução tampada e abafada por cerca de dez minutos e, ao amornar, coe e consuma. A dose de consumo indicada é de duas a três xícaras ao dia.

Para casos de gripes, febres e hemorragias, faça a decocção com as folhas. Para tratamento de sífilis e para uso de sua aplicação como depurativa, faça a decocção com a raiz. Já em casos de úlceras gástricas, e para os outros fins, pode ser usada tanto a folha como a raiz, juntas em uma decocção.

Para problemas de pele, recomenda-se que seja feito o uso concomitante do chá ingerido, que também deve ser usado para fazer compressas, estas também podem ser feitas com as folhas.

Contraindicações do Velame Branco:

Não encontramos contraindicações nas literaturas pesquisadas, assim como cuidados necessários. No entanto, é importante que sempre antes de fazer o consumo de medicamentos, sejam eles naturais ou industrializados, você procure um médico para orientações.

Sair da versão mobile