Frutas

Bacupari da Mata fruto: 10 benefícios, informação nutricional e malefícios

Por Alan Costa, em 06/04/2018 (atualizado em 22/08/2021)

O Bacupari da mata possui muitos benefícios e nutrientes que são essenciais para saúde de todo o corpo.

O Bacupari da mata (Rheedia gardneriana) é um fruto de origem brasileira, encontrado em várias regiões do País, principalmente na região amazônica, e apreciado pelas famílias ribeirinhas.

Bacuripari vem do tupi guarani e significa “fruta de cerca”, por causa dos ramos ascendentes que crescem na horizontal quando a planta nasce em áreas abertas ou ainda porque os índios a cultivavam para cercar suas roças.

A polpa do Bacupari da Mata é delgada, branca e mucilaginosa, acidulada porém bastante saborosa. E o Bacupari da Mata também pode ser conhecido como bacurizinho rugoso ou bacurizinho e possui diversos benefícios para saúde. Então, confira agora Os 10 Benefícios do Bacupari Para Saúde:

Benefícios do Bacupari Para Saúde

1. Ajuda Cicatrizar Ferimentos:

Por conter propriedades anti-inflamatórias, o Bacupari da Mata ajuda a acelerar o processo de cicatrização de vários tipos de feridas, pois ajudam as células da pele a se recuperarem mais rapidamente.

2. Previne o Câncer:

Vários estudos brasileiros já mostraram uma grande eficácia da fruta para ajudar no combate de câncer de próstata, câncer de mama, tumores em geral e infecção no trato urinário, entre outros.

3. Combate Doenças nos Rins:

Existem também substâncias antibacterianas encontradas na casca do Bacupari da Mata. Há relatos de pessoas que usam as folhas da planta para tratar tumores e pedras no rim.

4. Dar Energia Para Corpo:

O Bacupari da Mata ajuda a dar mais energia ou a vitalidade dos tecidos após um período de fraqueza deixada por algumas doenças.

5. Cura Feridas:

O Bacupari da Mata é utilizado na medicina popular em forma de chá para alívio de feridas e processos infeciosos e na prevenção de cáries dentárias.

6. Ajuda na Saúde do Intestino:

Estudos anteriores já demonstravam a eficácia do Bacupari da Mata em matar bactérias que causam doenças no intestino.

7. Auxilia na Saúde da Pele:

As folhas da fruta são usadas para tratar doenças na pele, principalmente para tirar manchas.

8. Elimina Cáries no Dentes:

A fruta possui substâncias químicas que combatem os micróbios causadores de cáries. A 7-epiclusianona, encontrada no Bacupari da Mata mostrou-se tão potente quanto a clorexidina, o antibiótico mais forte usado pelos dentistas. A vantagem da 7-epiclusianona sobre a clorexidina, é que essa substância só mata as bactérias da boca, não escurece os dentes, não tem cheiro e nem gosto ruim.

9. Trata Aftas:

Várias pessoas bochecham o extrato da fruta para tratar a afta e relataram melhorias.

10. Bom Para o Rosto:

O Bacupari da Mata funciona como um tônico que ajuda a limpar e a compensar algumas características da pele, como o excesso de oleosidade. Mantém o equilíbrio natural, revigorar e recupera a vitalidade da pele.

Usos do Bacupari da Mata

Os frutos são adocicados, adstringentes e refrescantes, próprios para consumo in-natura. Até a casca pode ser consumida. A polpa da fruta é bastante saborosa. A fruta é utilizada na medicina popular em forma de chá para alívio de feridas e processos infeciosos e na prevenção de cáries dentárias.

As folhas do Bacupari da Mata são usadas para tratar doenças na pele, principalmente para tirar manchas.

Malefícios do Bacupari da Mata

Até momento ainda não foi encontrado nenhum efeito adverso da fruta, mais é importante que consuma sem excesso.

Sair da versão mobile