Benefícios dos Sucos

Suco de Amora é bom para quê? como fazer e para que serve

Por Alan Costa, em 27/03/2018 (atualizado em 23/08/2021)

O Suco de Amora é rico em propriedades medicinais que favorecem toda a saúde do corpo humano.

A Amora além de deliciosa e nutritiva e apreciada por pessoas de todo o mundo.

É uma fruta naturalmente doce que parece muito semelhante a framboesa.

Amoras crescem em árvores e são cultivadas em regiões quentes da Ásia, África e América.

Existem diversas variedades de amoreiras, que incluem versões vermelho, preto e azul da fruta.

É um fruto versátil e pode ser facilmente integrado em várias receitas.

A amora é uma frutinha pequenina e saborosa, que é fruto da amoreira silvestre ou silveira.

Além de comermos a fruta ao natural, é possível saboreá-la por meio de tortas, bolos, vitaminas, geleias, licores, chás, pudins e biscoitos.

A indústria de sucos de frutas se desenvolveu muito nas últimas décadas, movida pela mudança dos hábitos alimentares das pessoas, que buscavam por alimentos mais práticos e ao mesmo tempo mais saudáveis e nutritivos.

Os sucos de frutas, a partir de então, começaram a ser promovidos com a ideia de que continham muitos nutrientes, como as vitaminas e minerais, e que também possuíam substâncias bioativas, ou seja, com capacidade para prevenir doenças e melhorar diversos aspectos da saúde.

Valor Nutricional do Suco de Amora:

O Suco de Amora é rico em vitamina C, vitamina A, vitamina K, fibras e magnésio, e pobre em calorias – um copo do suco tem cerca de 62 kcal. Todos estes nutrientes tornam o Suco de Amora benéfico para diversos mecanismos do bom funcionamento do corpo, inclusive para manter a saúde dos ossos. Então, confira agora os Benefícios do Suco de Amora Para Saúde:

Benefícios do Suco de Amora Para Saúde:

1. Melhora a Saúde do Sistema Nervoso:

O Suco de Amora contém grande quantidade de ácido fólico, uma das vitaminas do complexo B (B9), que é fundamental para diversos processos no organismo, participando da produção de proteínas, da síntese e reparação do DNA e da formação das hemácias, fortalecendo o sistema imunológico, além de ser importante para manter a saúde do sistema nervoso e do sistema cardiovascular.

2. Promove a Saúde dos Ossos:

Assim como as vitaminas, os minerais são essenciais para o adequado funcionamento do organismo, participando de muitas funções. O Suco de Amora possui muitos minerais na sua composição, entre eles o cálcio, o ferro, o magnésio, o fósforo, o potássio, o sódio e o zinco.

Estes minerais são importantes para a saúde dos ossos, atuam no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, participam da atividade muscular, melhoram a função cerebral, regulam a temperatura corporal, fortalecem o sistema imunológico, participam da produção hormonal, promovem a saúde dos vasos sanguíneos, têm ação antioxidante, promovem a saúde da pele, do cabelo, das unhas, além de participarem de muitas outras funções.

3. Promove a Produção de Colágeno:

As vitaminas hidrossolúveis presentes no Suco de Amora, por sua vez, são fundamentais no processo de cicatrização, melhoram a resposta imune, estimulam a produção de colágeno, promovem a saúde do sistema nervoso, participam da produção dos glóbulos vermelhos, além de serem importantes para a manutenção de ossos, músculos, dentes e tendões, entre muitos outros.

4. Melhora o Metabolismo:

As vitaminas são nutrientes fundamentais para o adequado funcionamento do metabolismo. Elas participam de muitas funções e a sua carência pode gerar sérios danos à saúde. O Suco de Amora é bastante nutritivo, contendo diversas vitaminas, entre elas as vitaminas C, a tiamina (B1), a riboflavina (B2), a niacina (B3), a vitamina B6, a vitamina B12, além das vitamina A, vitamina E, vitamina D e vitamina K.

5. Benefícios do Suco de Amora Para Perda de Peso:

Além das poucas calorias, O Suco de Amora é rico em vitaminas que aceleram o metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras. As vitaminas do complexo B e vitamina K são, assim, os melhores aliados de uma dieta saudável. Acrescentando que ela é rica em fibras, a amora passa ao topo da lista para o café da manha ou lanche da tarde em uma dieta de emagrecimento.

6. Combate a Constipação:

O Suco de Amora é uma grande fonte de fibras dietéticas. As fibras dietéticas com água podm ajudar a eliminar a constipação, facilitando a manipulação intestinal. Além disso, a fibra contribui para a regulação dos níveis de colesterol e pode aumentar a saúde do coração quando regularmente adicionada à dieta.

7. Combate os Radicais Livres:

O Suco de Amora é uma ótima forma natural para evitar o envelhecimento precoce, pois esta fruta é muito rica em antioxidantes que ajudam a eliminar o excesso de radicais livres que envelhecem as células.

8. Ajuda a Promover a Saúde do Cérebro:

Pesquisas revelam que o Suco de Amora, mantem o cérebro jovem e em alerta. Eles também fornecem as necessidades de cálcio do cérebro, portanto, o mantém saudável.

9. Benefícios do Suco de Amora Combate a Gripe:

O Suco de Amora tem sido usado como um remédio para combater a gripe. O Suco de Amora é considerado um adstringente, bactericida e tônica e funcionam corretamente para prevenir e tratar a gripe. Elas também contêm vitamina C e flavonoides, que evitam o resfriado e a gripe.

10. Combate a Artrite:

O Suco de Amora contêm vitamina K, cálcio e ferro, que é a melhor combinação de nutrientes para manter e construir sólidos tecidos ósseos e ossos. Esses nutrientes ajudam os ossos a reverter os sinais de degradação óssea e prevenir distúrbios ósseos, como osteoporose, artrite, etc.

11. Promove a Saúde Fetal:

O ácido fólico presente no Suco de Amora também é essencial para as primeiras oito semanas de gestação, sendo componente fundamental no desenvolvimento fetal e na formação do tudo neural. A deficiência de ácido fólico pode causar diferentes sintomas, entre eles, dores de cabeça, feridas na boca, fadiga, além de causar problemas na formação neurológica do feto.

12. Controla a Pressão Sanguínea:

O Suco de Amora contém uma abundância de antioxidantes. Ela contem uma alta concentração do poderoso antioxidante resveratrol, que é um antibiótico natural e ajuda a reduzir os riscos cardíacos. Também mantém um controle da pressão sanguínea.

13. Promove a Saúde do Fígado:

O Suco de Amora pode ser usado para fazer um tônico sanguíneo, porque quando consumidos, eles nutrem e purificam o sangue no fígado. O Suco de Amora têm a capacidade de fortalecer o fígado, e também contém ferro que funciona bem para manter a saúde do fígado.

14. Benefícios do Suco de Amora Para Saúde Capilar:

O Suco de Amora, em combinação com algumas ervas chinesas tradicionais, podem ajudar na prevenção de envelhecimento precoce dos cabelos. Os nutrientes do Suco de Amora, como cálcio, ferro, vitamina C e B, desempenham um papel vital ao fazê-lo.

15. Previne o Envelhecimento Precoce:

Como já dissemos, o Suco de Amora é um pacote completo de antioxidantes. Entre os principais antioxidantes presentes na amora, as vitaminas A e E devem ser destacadas por sua ação sobre os radicais livres derivados de oxigênio.

O potencial destes antioxidantes em neutralizar os radicais livres é também considerado uma proteção contra o câncer, doenças neurológicas, inflamações e infecções bacterianas.

16. Promove a Saúde dos Olhos:

A retina também sofre com a ação dos radicais livres, que aceleram seu envelhecimento. Os carotenóides presentes em alguns alimentos ajudam a reduzir os danos causados, melhorando a visão. O Suco de Amora é rico em zea-xanthin, um antioxidante carotenóides que se concentra naturalmente na retina e ajuda na prevenção de doenças, como a catarata.

17. Promove a Saúde do Coração:

As vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) presentes no Suco de Amora são fundamentais para o adequado crescimento ósseo, para fortalecer o sistema imunológico, atuam na coagulação do sangue, além de serem importantes para prevenir as doenças cardiovasculares, as doenças de pele, entre muitos outros problemas.

18. Benefícios do Suco de Amora Para Aumentar a Imunidade:

Entre as diversas vitaminas presentes no Suco de Amora, a vitamina C se destaca com 36,4 mg para cada 100 g da fruta, logo cada copo de suco terá, aproximadamente, 100 mg de vitamina C, fornecendo mais de 100% da ingestão diária recomendada (IDR) para este nutriente. A vitamina C é fundamental para manter o sistema imunológico fortalecido, além de possuir um excelente poder antioxidante.

19. Regula os Níveis de Açúcar no Sangue:

O potássio presente no Suco de Amora participa dos processos de contração muscular, auxilia no controle da frequência cardíaca, participa do equilíbrio osmótico das células, regula a pressão arterial, sendo fundamental na prevenção de doenças cardiovasculares, na manutenção da saúde mental e do sistema nervoso, ajudando na regulação dos níveis de açúcar do sangue, entre outros.

20. Promove a Saúde da Pele:

O Suco de Amora é uma excelente opção para auxiliar na saúde e na hidratação da pele, sendo composta por mais de 85% de água e contendo altos teores de fibras. O consumo desta fruta pode auxiliar na eliminação de toxinas do corpo, na melhoria da elasticidade da pele, podendo, inclusive, ser utilizada na montagem de receitas de máscaras faciais caseiras.

Outros Benefícios do Suco de Amora Para Saúde:

  • O Suco de Amora é rico em resveratrol que também contêm antocianinas que ajudam na prevenção da inflamação.
  • Regula a síntese de melanina em sua pele, que naturalmente limpa as manchas escuras.
  • Os antioxidantes presentes no Suco de Amora impedem a ocorrência de defeitos na pele.
  • É um potente antioxidante natural solúvel em água que ajuda o corpo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos.
  • O folato presente neste suco também contribui para a redução da hipertensão e relaxa os vasos sanguíneos, mantendo o fluxo sanguíneo adequado.
  • A antocianina encontrada no Suco de Amora tem propriedades curativas para determinadas doenças e também é utilizado como corante alimentar natural.
  • Ele contém elevado nível de anti-oxidantes que impede o crescimento de células de próstata e o crescimento do tumor.
  • O Suco de Amora também ajuda com problemas de gastrite e hepatite crônica.
  • O consumo regular do Suco de Amora melhora o sistema digestivo, aumentando o nível de apetite.
  • Consumir o Suco de Amora regularmente irá manter o nível de colesterol dentro dos limites.

Receita do Suco de Amora:

INGREDIENTES:

  • 150 g de amora;
  • Adoçante a gosto.
  • 400 ml de água.

MODO DE PREPARO:

  • Lavar bem as amoras e levá-las ao liquidificador;
  • Acrescentar a água e bater bem. Na sequência adoçar com o adoçante a gosto e servir-se imediatamente.

Malefícios do Suco de Amora:

Ao ser consumido em grandes quantidades, o Suco de Amora pode causar perturbação estomacal, náusea e vômito, trazer efeitos tóxicos ao fígado e interferir com a absorção de cálcio e ferro por parte do organismo.

Sair da versão mobile