Benefícios dos Sucos

Suco de Ameixa é bom para quê? como fazer e para que serve

Por Alan Costa, em 27/03/2018 (atualizado em 23/08/2021)

O Suco de Ameixa é repleto de benefícios à saúde e é eficaz no tratamentos de vários tipos de doenças. Além disso, a ameixa é um alimento muito saboroso e saudável, pode ser consumida de diversas formas: ao natural, fresca, seca ou demolhada.

É também muito consumida como vinhos, bolos, sorvetes, geleias, compotas e purês.

Não somente pelo sabor delicioso, mas a ameixa é um alimento muito poderoso contra enfermidades.

Suas propriedades laxativas são muito importantes no tratamento da prisão de ventre, hemorroidas, reumatismo, artrite, gota, nefrite e hipocondria, que é uma doença psicológica em que o doente tem “mania” de doenças.

Valor Nutricional do Suco de Ameixa:

Suco de Ameixa contêm uma variedade de componentes saudáveis, vitaminas e minerais. Elas são uma excelente fonte de vitaminas, como Vitamina A, Vitamina C, Vitamina K, Vitamina B1, Vitamina B2, Vitamina B3, Vitamina B6 e Vitamina E. Os minerais presentes nelas incluem Potássio, Fósforo, Magnésio, Ferro, Cálcio e Zinco. Então, confira detalhadamente Os 30 Benefícios do Suco de Ameixa Para Saúde:

Benefícios do Suco de Ameixa Para Saúde:

1. Ajuda na Prevenção do câncer:

Suco de Ameixa possui diversos compostos responsáveis por atividade oxidante corporal. Esta, é capaz de eliminar as células cancerosas e tumorais através de um mecanismo de morte programa chamado de apoptose.

2. Controla a Ansiedade:

Suco de Ameixa tem efeitos ansiolíticos, semelhantes aos dos antidepressivos. Assim, pode-se ter uma melhora em sintomas relacionados ao estresse e crises de ansiedade.

3. Efeitos Sobre a Obesidade:

Suco de Ameixa possui compostos flavonóides e fenólicos, que podem ser essenciais para lutar e eliminar os efeitos ocasionados pela Síndrome Metabólica. Esta doença tem atingido diversas pessoas na atualidade, e é ocasionada pela obesidade.

4. Auxilia na Manutenção da Integridade Óssea:

Suco de Ameixa podem se tornar importantes aliadas no tratamento e controle da osteoporose. Isso ocorre devido a presença de potássio e outros compostos que inibem a degradação óssea (como flavonoides e rutina).

5. Auxilia na Digestão:

A presença de muitas fibras no Suco de Ameixa auxilia na regulação do sistema digestivo. Tanto é, que elas são famosas pelo efeito laxativo e tratamento de constipações.

6. Controla o Colesterol:

Suco de Ameixa auxilia no controle e manutenção das taxas de colesterol. Deste modo, conseguem manter altas as taxas de HDL (o bom colesterol) e diminuir as de LDL (o colesterol ruim). Isso auxilia na prevenção de doenças cardíacas e formação e depósito de placas de gordura nos vasos sanguíneos.

7. Melhora o Funcionamento do Sistema Nervoso:

Suco de Ameixa auxilia na transmissão e condução de sinais nervosos. Também, propiciam o aumento da produção de serotonina, que desempenha importante papel no sono e concentração.

8. Possui Cantagem Sobre a Coagulação Sanguínea:

Por ser uma bebida rico em vitamina K, propicia a qualidade da coagulação sanguínea, e evita problemas relacionados.

9. Melhora a Aparência da Pele:

Como se trata de um suco com alto teor de vitamina A (ácido retinóico), é responsável pela renovação da pele e manutenção do aspecto jovem e radiante. Também, o Suco de Ameixa ajuda na prevenção de rugas e reduz o número de manchas.

10. Melhora a Saúde dos Ossos:

Muitas pesquisas também têm demonstrado que o Suco de Ameixa ajuda na manutenção e recuperação da densidade óssea. Os flavonoides e demais compostos fenólicos presentes na bebida auxilia na reversão da perda de massa óssea.

11. Ajuda na Manutenção e Ganho de Massa Muscular:

Suco de Ameixa é rico em potássio, um mineral essencial que, em conjunto com o sódio, participa da transmissão dos impulsos nervosos e contração dos músculos. Como já bastante conhecido, a falta de potássio pode inclusive levar a câimbras e fadiga muscular.

12. Acelera o Funcionamento do Cérebro:

Suco de Ameixa ajuda a fortalecer o cérebro, auxiliando na diminuição da perda de memória e tratando as debilidades do cérebro.

13. Ajuda no Fortalecimento dos Dentes:

Suco de Ameixa é usado para o fortalecimento dos dentes devido a propriedades antibacterianas.

14. Ajuda a Reduzir as Cicatrizes:

Suco de Ameixa pode reduzir a aparência do tecido cicatricial, aumentando o fluxo sanguíneo para o tecido cicatricial, minimizando o aspecto da cicatriz e misturando o desenvolvimento de uma nova pele.

15. Ajuda na Prevenção de Coagulação Sanguínea:

Suco de Ameixa contêm Vitamina K, que ajuda na coagulação normal do sangue e promove a saúde óssea. A deficiência de Vitamina K no corpo pode resultar em perda excessiva de sangue e outras preocupações da saúde, como ossos fracos.

16. Controla o Nível de Glicose no Sangue:

Suco de Ameixa apresenta baixo índice glicêmico, dessa forma é liberada menos glicose no organismo. Quando a glicose está elevada no sangue mais insulina o organismo precisa produzir, este hormônio faz com que a glicose se acumule como gordura, facilitando o aparecimento de diabetes e de doenças do metabolismo.

17. Combate a Anemia:

O Ferro, que é um dos nutrientes do Suco de Ameixa, é essencial para o transporte de oxigênio e na formação de glóbulos vermelhos, junto com a Vitamina C, o Ferro é melhor absorvido no intestino, evitando a anemia.

18. Boa fonte de Vitamina C:

A Vitamina C presente no Suco de Ameixa ajuda o corpo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos, contra inflamação e radicais livres.

19. Ajuda a Manter Hábitos Intestinais Regulares:

Suco de Ameixa é conhecido como laxantes naturais efetivos e podem ajudar a manter hábitos intestinais regulares.

20. Auxilia na Formação de Glóbulos Vermelhos:

O Suco de Ameixa contém Ferro e cobre, este nutrientes auxiliam na formação de glóbulos vermelhos e facilita a purificação do sangue e a circulação saudável.

21. Regula a Menstruação:

Suco de Ameixa é eficazes na cura da menstruação irregular e na desintoxicação do sistema digestivo.

22. Elimina as Toxinas:

Suco de Ameixa é um poderoso desobstruente do fígado, também é depurativa do sangue ou seja, elimina as toxinas e resíduos do organismo, promovendo uma limpeza e purificação no sangue, quem tem uma alimentação rica em colesterol e gorduras saturadas deve tomar o suco para limpar o organismo.

23. Previne o Câncer:

Em novas pesquisas, observou-se que o consumo do Suco de Ameixa tem efeitos anticancerígenos e evita o crescimento de células cancerígenas. A fibra dietética do Suco de Ameixa é benéfica na proteção contra câncer gastro-respiratório.

24. Melhora a Saúde da Pele:

Por ser fonte de Vitamina C e antioxidantes, o Suco de Ameixa ajuda a combater o envelhecimento e a manter a pele saudável e bonita, pois o seu consumo reduz manchas escuras e diminui rugas.

25. Melhora Funcionamento do Sistema Digestivo:

Suco de Ameixa contém fibra dietética, sorbitol e isatina é bom para o bom funcionamento do sistema digestivo e cura a constipação porque é um laxante natural efetivo.

26. Mantem o Equilíbrio de Eletrólitos:

Suco de Ameixa contêm potássio, que é um eletrólito e é necessário para o funcionamento eficiente das células e tecidos do corpo. Consumi-las ajuda na regulação das contrações musculares e do equilíbrio ácido base do corpo.

27. Melhora a Saúde na Gravidez:

Suco de Ameixa é benéfico durante a gravidez, devido à abundância de inúmeras vitaminas e minerais. Esses componentes benéficos são vitais para a visão, desenvolvimento de ossos e tecidos, e saúde celular para a mãe e o bebê em crescimento.

Outros Benefícios do Suco de Ameixa Para Saúde:

Além dos benefícios citados acima o Suco de Ameixa desempenha outras funções em diversas partes do corpo, trazendo benefícios como:

  • É excelente no tratamento das vias respiratórias, eliminando o catarro.
  • Ajuda a combater gripes, resfriados e a tosse.
  • Manutenção da homeostase corporal
  • Melhora o funcionamento do sistema nervoso

Como Preparar o Suco de Ameixa:

Ingredientes:

  • 5 ameixas frescas;
  • ½ l de água;
  • Gelo a gosto;
  • Açúcar ou adoçante a gosto.

Modo de Preparo:

  • Lavar bem as ameixas, cortá-las ao meio e remover os caroços;
  • Bater no liquidificador com a água por alguns segundos;
  • Adicionar o gelo e o açúcar ou adoçante e bater mais um pouco;
  • Na sequência, servir-se imediatamente.

Suco de Ameixa com Mamão Para Prisão de Ventre:

Ingredientes:

  • 5 ameixas;
  • 1 laranja;
  • 200 ml de água mineral;
  • 2 colheres de sopa de linhaça;
  • 1 fatia média de mamão.

Modo de Preparo:

  • Lavar bem todas as frutas, cortar o mamão, as ameixas e a laranja ao meio e retirar as suas sementes;
  • Juntar as frutas e os outros ingredientes no liquidificador e bater bem;
  • Servir-se imediatamente.
Sair da versão mobile