Frutas

Seriguela fruta: 30 benefícios, informação nutricional e malefícios

Por Alan Costa, em 26/03/2018 (atualizado em 20/08/2021)
beneficio da seriguela

A cor amarela-avermelhada indica que a colheita deve ser feita o quanto antes, aproveitando-se da época quando a fruta é ainda mais doce, possuindo mais propriedades e benefícios. Assim é a Spondias purpúrea, nome científico para a Seriguela. Também conhecida por cajá vermelho, ciriguela, ciruela, ambu, ameixa-da-espanha, imbu, umbu, ciruela-mexicana etc.

Esta planta pertence a família das Anacardiaceae e tem o seu surgimento marcado na América Central.

Apesar disso, o pé de Seriguela se adaptou bem ao clima do Brasil, principalmente nas regiões Nordeste e Norte, localidades mais secas.

Contudo, aos poucos a planta vem ganhando espaço em outras áreas brasileiras, como o Sudeste.

Mas esta fruta só vem conquistando toda esta dimensão por três razões.

A primeira delas econômica, uma vez que é uma alternativa de plantio para os agricultores conseguirem produzir renda em épocas de seca. Já o segundo motivo diz respeito aos benefícios proporcionados pelo consumo de Seriguela. E, por fim, a doçura que esta fruta possui e que vem ganhando o paladar de muitos brasileiros.

Valor Nutricional da Seriguela

A Seriguela é uma fruta que possui várias propriedades que são benéficas para a nossa saúde, como vitamina A, vitamina B, vitamina C e também é uma fonte de vários minerais como Ferro, Cálcio e ferro. Existe uma grande quantidade de fibras na fruta o que é ótimo para o bom funcionamento do intestino e ainda auxilia na redução do colesterol.

A seringueira é bastante doce o que dá bastante energia para quem pratica esporte. É rica em antioxidantes atua contra as moléculas que podem causar o câncer e tumores fortalecendo o sistema imunológico. Então, confira Os 30 Benefícios da Seriguela Para Saúde:

Benefícios da Seriguela Para Saúde

1. Fornece Muitas Vitaminas e Energia ao Corpo:

A Seriguela possui vitamina A, vitamina B, vitamina C e vitamina E, sendo também fonte de minerais como cálcio, ferro, fósforo e potássio. É rica em carboidratos e por isso fornece muita energia ao corpo.

Para quem treina e pratica esportes é uma boa opção, uma vez que deixa o organismo bastante disposto. Porém, é bom não abusar da fruta, já que, como é rica em carboidratos, pode causar excesso de gordura.

2. Hidrata o corpo:

Mais de 75% de água é encontrada nesta fruta e então pode ser considerada diurética. Com isso, tem grande poder em hidratar o corpo e repor os nutrientes perdidos em situações de gasto calórico, gripes ou qualquer condição em que se perdem líquidos e minerais.

3. Regula o Intestino:

Por ser uma fruta rica em fibras, a Seriguela ajuda no bom funcionamento do intestino, combatendo a prisão de ventre e outros desconfortos intestinais.

A ingestão correta de fibras faz com que o intestino libere qualquer obstrução existente, garantindo conforto ao organismo e melhor qualidade de vida.

4. Fortalece a Imunidade:

A presença de vitaminas do complexo B na Seriguela faz com que ela seja uma fruta que ajuda a combater infecções. A vitamina C é um antioxidante poderosíssimo que preserva a saúde das células do corpo, o que retarda o envelhecimento precoce. Além disso, a Seriguela é recomendada no tratamento de anemias, já que fortalece o sistema imunológico.

5. É um Anti-inflamatório Natural:

Devido a sua composição e ao fato de proteger a imunidade, a Seriguela tem sido utilizada como um anti-inflamatório natural, principalmente para problemas de garganta e até mesmo queimaduras e feridas. Existem inclusive pomadas a base de Seriguela, mas não são facilmente encontradas, sendo mais comuns as a base de arnica.

6. Previne o Câncer:

Como já falamos, a Seriguela é fonte de antioxidantes e fortalece o sistema imunológico. Assim, é uma fruta que combate os radicais livres que invadem o organismo, principalmente moléculas prejudiciais que podem levar ao surgimento de tumores. Dessa forma, os antioxidantes presentes na seriguela são capazes de lutar contra as células cancerígenas, protegendo o organismo.

7. Reduz o Colesterol:

A Seriguela possui baixo índice glicêmico e muitas fibras, fazendo com que haja controle dos níveis de açúcar no sangue. Assim, por conseqüência, reduz o colesterol ruim e acaba por prevenir diabetes. Além disso, as fibras presentes nesta fruta impedem o acúmulo de pólipos no corpo, o que facilita a digestão e a correta absorção dos nutrientes.

8. Previne Espasmos Musculares:

Geralmente, os espasmos, ou cãibras, são causados por deficiência de minerais. Consumindo a seriguela, que é rica em minerais como potássio e cálcio, é possível tratar estes problemas.

O ideal é consumi-la todos os dias para combater os sintomas dos espasmos musculares, repondo assim a deficiência de minerais.

9. Trata Disenteria e Gases:

O acúmulo de gases pode levar a distensão, dores abdominais, prisão de ventre, má digestão, diarreia, entre outros problemas gastrointestinais, causando desconforto em quem sofre disso.

A ingestão de alimentos ricos em fibras e em água, como a Seriguela, estimulam o correto funcionamento do intestino, evitando o desconforto causado pelos gases. Só tome cuidado, pois fibras em excesso também causam gases, então ingira bastante água neste processo.

10. Previne a Osteoporose:

O desgaste ósseo ocorre muito em casos de deficiência de cálcio e a reposição deste mineral através da ingestão de frutas e vegetais todos os dias é muito importante.

A Seriguela, por ser fonte de cálcio, mantem o PH do organismo e ajuda na correta absorção deste nutriente, levando a ossos saudáveis e prevenindo a osteoporose.

11. Combate a Anemia:

Por ser rica em ferro, a Seriguela auxilia no combate a anemia, na medida em que beneficia o processo de oxigenação das células, fortalecendo todo o organismo;

12. Alivia Espasmos:

A grande quantidade de vitaminas, potássio e cálcio que a Seriguela tem fornecem ao organismo nutrientes essenciais para minimizar espasmos, contrações involuntárias dos músculos, que costumam ocorrer por deficiência de tais sais minerais.

13. Dá Energia:

Os carboidratos presentes na fruta, bem como o ferro, atuam de modo a energizar o organismo, de modo geral. Por isso ela é indicada para praticantes de esportes e para minimizar os efeitos da fadiga no corpo;

14. É Diurética:

A siriguela reduz o inchaço no corpo, na medida em que é composta de 75% de água. Alimentos que contém muita água são diuréticos naturalmente.

15. Benefícios da Seriguela Contra a Fadiga:

Os carboidratos presentes nas Seriguelas, bem como o ferro, atuam de modo a energizar o organismo, de modo geral. Por isso ela é indicada para praticantes de esportes e para minimizar os efeitos da fadiga no corpo.

16. Benefício da Seriguela na Melhora da Digestão:

As seriguelas são ricas em fibras, como relatado anterirmente, por isso ajuda no bom funcionamento intestinal, prevenindo e ajudando no tratamento de problemas, como diarreia, disenteria e gases.

17. Benefícios da Seriguela no Combate aos Radicais Livres:

As Seriguelas são ricas fontes de antioxidantes, que ajudam assim a prevenir a ação de radicais livres, que degeneram as células do corpo, facilitando a entrada de doenças.

18. Benefícios da Seriguela Para Reduzir Inchaços:

As Seriguelas ajudam a reduzir inchaços no corpo, na medida em que são compostas de 75% de água. Alimentos que contém muita água agem de forma bastante eficaz, como poderosos diuréticos naturais.

19. Benefícios da Seriguela Para Cicatrização de Feridas:

As seriguelas possuem também efeito cicatrizante, sendo muito útil e eficaz no tratamento de diversas feridas e queimaduras, auxiliando e favorecendo as suas cicatrizações.

20. Benefício da Seriguela no Combate ao Envelhecimento Precoce:

Esta fruta é rica em antioxidantes, como a Vitamina C, que favorecem grandemente o organismo, combatendo e prevenindo o envelhecimento precoce das células.

Confira Outros Benefícios da Seriguela Para Saúde

  • Melhora a digestão
  • Ajuda no emagrecimento
  • reduz o colesterol
  • Combate a anemia
  • Fortalece o sistema imunológico
  • É cicatrizante
  • Dá energia
  • É diurética
  • Ajuda no bom funcionamento do corpo
  • Alivia espasmos

Malefícios da Seriguela

Não há estudos comprovados de que a Seriguela faça mal a saúde, o que se deve é sempre lavar bem toda fruta que irá consumir, para que não acarrete em doenças parasitarias. Porém nenhuma planta ou fruto deve ser consumida em excesso e nenhum tratamento deve ser feito sem orientação médica.

Sair da versão mobile