Benefícios de Legumes e Vegetais

Mandioca: 40 benefícios, informação nutricional e malefícios

Por Alan Costa, em 19/03/2018 (atualizado em 03/08/2021)
beneficios da mandioca

A mandioca (Manihot Esculenta) possui muitas variedades e diferentes denominações de acordo com cada região do país, podendo também ser chamada de macaxeira ou aipim.

Trata-se de uma raiz rica em carboidratos, secularmente cultivada e consumida por povos sul-africanos, asiáticos e do continente americano ao lado da batata, do inhame e do cará.

A raiz da mandioca é onde estão as maiores concentrações de nutrientes.

Ela serve para ser cozida, frita e ensopada e pode ser servida em uma grande variedade de pratos.

Tem um sabor mais leve que o da batata e também uma consistência mais mole, mas pode ser usada como substituta em quase todos os pratos onde costumeiramente se usaria a batata.

A planta de mandioca, aipim ou macaxera (Manihot esculenta) é uma planta da família Euphorbiaceae, nativa do Brasil e do Paraguai e é um alimento básico em toda a Indonésia e Tailândia, bem como partes da África. A adição deste alimento à sua dieta oferece benefícios para a saúde devido a sua quantidade de nutrientes mas você só deve comer depois de ter sido cozida para evitar a exposição a toxinas.

As folhas e as raízes da mandioca contêm alto ácido cianídrico que é venenoso para o organismo, mas quando está cozida, o ácido desaparecerá e poderão ser consumidas. Certifique-se de que você cozinhe as folhas mais de 10 minutos e jogue fora a água.

A raiz de mandioca é um alimento importante para nossa saúde e popular desde séculos em muitas partes da África, Ásia e os povos indígenas sul-americanos. Assim como outras raízes tropicais e alimentos ricos em amido, como inhame, banana , batata, também é uma parte indispensável da dieta de carboidratos de milhões de habitantes que vivem nestas regiões.

Valor Nutricional da Mandioca

A Mandioca é carregada com vitamina B e vitamina C, Cálcio, hidratos de carbono e minerais. É uma excelente fonte de vitaminas como a Tiamina, folato, Riboflavina, Vitamina B12 e ácido pantotênico. Possui antinutrientes que podem ter efeitos positivos ou negativos para a saúde, que depende da quantidade de ingestão.

Benefícios da Mandioca Para Saúde

1. Alivia o Estresse:

As vitaminas e os minerais nas raízes e folhas da mandioca também são conhecidos por ajudar o corpo a aliviar o estresse e a ansiedade, promovendo o bom humor, devido ao magnésio.

2. Evita Anemia:

O ferro, mineral que contém na mandioca ajuda o corpo a formar duas importantes proteínas: hemoglobina (molécula de proteína nos glóbulos vermelhos) e mioglobina (proteína encontrada no coração).

Que servem para transportar oxigênio para o corpo. Consumir folhas ou as raízes pode ajudar a prevenir o corpo de deficiência de ferro que leva à anemia e ajuda no processo de renovação dos glóbulos vermelhos.

3. Previne a Doença de Alzheimer:

A vitamina K encontrada nas folhas de mandioca ajuda no tratamento de pacientes com doença de Alzheimer, limitando o dano neuronal no cérebro.

4. Produz Probióticos:

A fibra na mandioca, especialmente as folhas, pode promover o crescimento de probióticos ou boas bactérias no intestino. O crescimento de bactérias boas pode aumentar a imunidade, limitando o número de micro-organismos prejudiciais no corpo.

5. Não Contém Glúten:

Ao contrário de outras substâncias encontradas em outros vegetais, a mandioca é sem glúten. O glúten é uma proteína que geralmente é encontrada em trigo, cevada, aveia e centeio e pode causar alergia em algumas pessoas. Pessoas com doença celíaca (anormalidade ou dano do intestino delgado que não tolera o glúten) podem consumir farinha porque é isenta de glúten.

6. Promove a Perda de Peso:

A amilose encontrada na mandioca é uma grande fonte de carboidratos que se queima lentamente pelo corpo e promove saciedade, ajudando a perder peso. Este alimento também contém grandes quantidades de fibras alimentares, o que pode ajudar a prevenir a constipação.

7. Regula a Pressão Arterial:

A quantidade de potássio encontrada na mandioca ajuda a regular a frequência cardíaca e a pressão arterial. Pessoas com problemas de ritmo cardíaco devem consumir potássio pode ser a escolha.

8. Acelera o Metabolismo:

Ela é uma fonte de alguns dos valiosos grupos de vitaminas do complexo B, tais como folatos, piridoxina, Tiamina, Riboflavina e ácido pantotênico, que são importantes para produzir hormônios do metabolismo e mantê-lo normal.

9. Reduz o Colesterol:

Ela também é conhecida como boa fonte de saponinas. Estes fitoquímicos podem ajudar o organismo a diminuir os níveis de colesterol ruim ​​na corrente sanguínea.

10. Fornece Energia:

Após o consumo de mandioca, os carboidratos serão divididos em glicose, que atuam como fonte de energia das células do corpo. Mais tarde, a glicose será armazenada e convertida como glicogênio no músculo como reserva de energia.

11. Fonte de Vitalidade:

A mandioca contém altas quantidades de ferro e vitamina C e também é uma excelente fonte de magnésio, mineral necessário para proteger os ossos, coração e artérias, além de ajudar a controlar pressão sanguínea.

12. Rica Fonte de Ferro:

A boa notícia é que a mandioca é uma verdadeira mina de ferro. Meia xícara cozida contém mais de 2 miligramas de ferro, o que equivale a 13% do recomendado.

E, para facilitar a absorção do ferro, a mandioca também contém grandes quantidades de vitamina C cerca de 20 miligramas, ou seja, 35% do valor diário. Graças a isso, o corpo absorve facilmente o ferro.

13. Previne Doenças do Coração:

Outros dos benefícios da mandioca é com relação a sua capacidade de prevenir doenças sérias, como, por exemplo, os problemas de coração. Além disso, esse tubérculo também é um alimento poderoso para combater o surgimento de células cancerígenas e outras enfermidades que aparecem com a idade, como a catarata.

14. Combate os Radicais Livres:

A presença da vitamina C e do resveratrol ajudam o corpo a combater os radicais livres, substâncias tóxicas que são produzidas pelo nosso próprio organismo cuja maior parte advém dos alimentos de baixa qualidade que consumimos como os industrializados, por exemplo.

15. Reduz os Danos dos Raios Solares:

A exposição constante aos raios UV do sol produzem radicais livres que estragam as células e podem levar ao câncer de pele. O Resveratrol presente na mandioca age em defesa das células, impedindo que sejam danificadas.

16. Auxilia na Reestruturação dos Tecidos:

A mandioca é excelente alimento para os idosos, pois, com o decorrer dos anos, nosso metabolismo desacelera, dificultando a construção de novos tecidos. Pode ajudar a contornar esse drama, pois a vitamina C presente nessa raiz ajuda na síntese de colágeno, proteína que melhora a elasticidade da pele, tendões, ligamentos e cartilagens.

17. É Rica em Carboidratos:

A mandioca é excelente para quem pratica atividade física como musculação porque é rica em carboidratos complexos, ou seja, é um alimento que não promove picos de insulina por possuir um índice glicêmico baixo, grande responsável pela acumulação da gordura na região abdominal do corpo.

18. Previne o Câncer:

A Mandioca é tão importante para consumidores e agricultores brasileiros que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) possui uma unidade na Bahia que desenvolve somente pesquisas.

19. Promove a Saúde dos Ossos:

O Cálcio é outro componente importante da Mandioca, porque ele ajuda na prevenção e no combate a osteoporose, auxiliando na saúde de seus ossos.

20. Mandioca Contra o Estresse:

Por ser muito rica em carboidratos, a Mandioca aumenta bastante os níveis de serotonina que é um neurotransmissor que age nas regiões do cérebro responsáveis pela sensação de bem-estar.

21. Ajuda a Clarear a Pele:

A casca de Mandioca pode ser usada como um esfoliante de pele. Você pode dividir as cascas, fazer uma pasta fresca e usá-la como um esfregaço. Escove o rosto bem por alguns minutos com a mascara e lave-o com água fria.

22. Ajuda no Crescimento do Cabelo:

Se você está cansado com a condição do seu cabelo, especialmente devido ao seu lento crescimento, eu definitivamente recomendaria a Mandioca. As folhas podem ser usadas para fazer uma pasta fresca que pode ser aplicada em cabelos oleados uma hora antes de enxaguá-lo.

23. Mandioca Como Fonte de Energia:

A Mandioca é uma excelente fonte de energia para os indivíduos que experimentam atividades físicas extenuantes. A energia após o consumo, os carboidratos que apresentam serão divididos em glicose, que atua como fonte de energia das células do corpo.

24. Benefícios da Mandioca Para o Metabolismo:

A Mandioca é uma fonte de vitaminas do complexo B, que auxiliam no metabolismo, no processo de digestão, produção de DNA e no crescimento e desenvolvimento do corpo.

25. Promove o Ganho de Peso Saudável:

Graças aos altos níveis de carboidratos complexos, a Mandioca pode ser usada por pessoas que desejam ter ganho de massa muscular e peso corporal rapidamente.

26. Controla os Níveis de Açúcar:

Outro grande benefício da fibra contida na Mandioca é que ele retarda a taxa em que o açúcar é absorvido no sangue. Também tem um baixo índice glicêmico de 44, o que significa que é especialmente adequado para pessoas com diabetes.

27. Possui Propriedades Antioxidantes:

A Mandioca contém vários antioxidantes benéficos, incluindo saponinas, beta-caroteno e vitamina C. Estes antioxidantes são de valor inestimável em termos de sua capacidade de combater os danos celulares e proteger contra a doença. Estudos têm mesmo mostrado que as saponinas podem ajudar a prevenir o câncer.

28. Mandioca Para a Saúde dos Ossos:

O Cálcio é um componente importante da Mandioca, porque ele ajuda na prevenção e no combate a osteoporose, auxiliando na saúde de seus ossos.

29. Benefício da Mandioca Contra Artrite:

Ela possui habilidades anti-inflamatórias que proporciona alívio da rigidez e dor relacionada com Artrite.

30. Possui Propriedades Anti-inflamatórias:

A fonte de saponinas, que atuam como antioxidantes e agentes anti-inflamatórios estão presentes na Mandioca.

Outros Benefícios da Mandioca Para Saúde:

  • Outro grande benefício da fibra contida é que ele retarda a taxa em que o açúcar é absorvido no sangue;
  • Previne a constipação intestinal e dor, e até mesmo reduz o risco de câncer de cólon;
  • Á sua dieta vai fazer maravilhas para a sua digestão, graças ao seu alto teor de fibra alimentar;
  • Melhorar o trânsito intestinal, por ser rica em água, pois isso favorece a passagem das fezes;
  • Controla a pressão arterial, por conter potássio e ser diurético;
  • Prevenir doenças, por ter um alto teor de nutrientes antioxidantes, como vitamina A, vitamina C e flavonoides;
  • A fonte de saponinas, que atuam como antioxidantes e agentes anti-inflamatórios estão presentes na Mandioca;
  • É uma fonte de vitaminas do complexo B, que auxiliam no metabolismo, no processo de digestão;
  • É uma excelente fonte de energia para os indivíduos que experimentam atividades físicas extenuantes;
  • O Cálcio é outro componente importante da Mandioca, porque ele ajuda na prevenção e no combate a osteoporose.

Malefícios da Mandioca

O consumo da raiz de mandioca crua pode causar envenenamento por cianeto e os sintomas podem variar de crises de vômito, tontura, enjoo, dores no estômago e de cabeça e até causar morte.

O cianeto está presente em maior quantidade na casca da raiz de mandioca e qualquer corte feito nesta parte da planta causa a ruptura de células que liberam ácidos venenosos. O consumo cozida, no entanto, é totalmente seguro. O ideal é descascar a raiz mergulhada em água e cozinha-la antes de comer.

Sair da versão mobile