Benefícios do Chás

Chá do Cravo da Índia serve para quê? Veja benefícios e como fazer

Por Alan Costa, em 26/03/2018 (atualizado em 25/08/2021)

O Chá do Cravo da Índia é uma erva medicinal, ela também é bastante conhecida como cravo, girofleiro ou craveiro-da-índia, muito usada devido às suas características anti-inflamatórias, antissépticas, cicatrizantes e analgésicas. O cravo da índia é conhecida por seu aroma distinto e é utilizada em vários pratos.

Ele é adicionado em doces e molhos quentes para o seu sabor único. Além disso, o cravo da índia é muito utilizado para fins medicinais.

Valor Nutricional do Chá Cravo da Índia:

Rico em propriedades terapêuticas, o Cravo da Índia trata problemas relacionados aos sistemas digestório, imunológico e circulatório. Ainda possui ação antioxidante, anti-inflamatória, analgésica, termogênica e desintoxicante. Confira já: Os 25 Benefícios do Chá de Cravo da Índia Para Saúde!

Benefícios do Chá de Cravo da Índia Para Saúde:

1. Alivia a Dor na Gengiva e Dor de Dente:

O cravo é embalado com componentes anti-inflamatórios que ajudam a aliviar o inchaço das gengivas. Então, se você está sofrendo de dor de dente ou dor de gengiva, gargareje sua boca com chá de cravo quente para combater esses sintomas. O chá de cravo remove as bactérias de sua boca, ajudando assim no alívio rápido da dor de dente e gengiva. Aqui estão alguns remédios picantes para todos os seus problemas orais, como dor de dente, mau hálito e dentes amarelos .

2. Trata Infecções Sinusais:

Você está sofrendo de um peito congestionado ou sinusite? Bem, beba uma xícara de chá de cravo quente (especialmente de manhã) para limpar as infecções e obter alívio rápido do seio. A presença do eugenol faz do cravo-da-índia um poderoso agente expectorante que elimina a fleuma congestionada e espalha o calor pela área.

3. Ajuda a Alivia a Febre:

Chá de cravo é rico em magnésio e uma rica fonte de vitamina E e vitamina K, que torna uma bebida rica em nutrientes. Sendo anti-inflamatório na natureza, o chá de cravo combate a infecção bacteriana. É também antipirético na natureza, diminuindo assim a temperatura do corpo e aumentando os níveis de imunidade.

4. o Cravo e Bom Para a Digestão:

Uma xícara de chá de cravo antes do almoço ou jantar pode estimular o fluxo sanguíneo e melhorar a produção de saliva para uma melhor digestão dos alimentos. Além destes, o chá de cravo estimula as secreções gástricas e possui propriedades analgésicas que combatem a acidez e a dor de estômago causadas por indigestão ou flatulência . Além disso, este chá também exerce potentes efeitos antieméticos (anti-náuseas).

5. Mata Parasitas Intestinais:

Chá de cravo tem sido usado desde os tempos antigos para matar parasitas intestinais. A presença de compostos anti-inflamatórios no cravo-da-índia é responsável por eliminar os parasitas do organismo e aliviar seus sintomas, como dores abdominais e dores de estômago. Leia sobre quatro remédios naturais para vermes intestinais.

6. Age como um Desinfetante Natural:

Muitas pessoas não estão cientes do fato de que o chá de cravo frio atua como um excelente desinfetante para as mãos. Tudo o que você precisa fazer é colocar o chá de cravo nas mãos e esfregar as mãos. Isso criará atrito, que por sua vez ajuda a limpar a sujeira e a carga bacteriana presente na pele. E, o que é mais interessante sobre isso é que é natural e, portanto, não tem nenhum efeito colateral como visto no sanitizante comercialmente disponível .

6. Acalma a dor Artrítica:

Se você está sofrendo de artrite e sua dor agonizante, experimente uma compressa de chá de cravo gelado para um alívio eficaz. Como os dentes são conhecidos por serem agentes analgésicos poderosos, a aplicação de compressas frias com o chá alivia dores nas articulações, dores musculares, inchaço e lesões ligamentares. Aplique a compressa por 20 minutos duas ou três vezes por dia para obter alívio da dor artrítica.

7. Cura Infecções da Pele:

Sendo carregado com propriedades anti-sépticas, o chá de cravo desempenha um papel fundamental em lidar com vários problemas de pele. Chá de cravo contém óleos voláteis que ajudam na limpeza de toxinas do corpo. Quando aplicado topicamente, cura feridas exteriores. Você também pode aplicar este chá na pele para proteger contra lesões ou arranhões da pele, infecções fúngicas da pele, como pé de atleta ou micose.

8. Fonte de Fibra Alimentar:

De fato, o cravo contém 33 gramas de fibra dietética por uma dose. Ao consumir o chá de cravo, você pode adicionar a fonte de fibra alimentar ao seu corpo. Como resultado, a fibra dietética funciona bem no corpo, ajuda a promover a saúde digestiva. Promove a boa absorção de nutrientes no intestino. Além disso, pode prevenir problemas digestivos, como constipação e inchaço. Além disso, mostra-se que os dentes são benéficos para prevenir a irritabilidade gástrica, náusea e outros distúrbios digestivos.

9. Tem Propriedades Antioxidantes:

Um dos benefícios para a saúde do chá de cravo é fornecer as propriedades antioxidantes. Neste ponto, o cravo tem compostos bioativos de antioxidantes, como flavonoides, etanol, timol, hexano, cloreto de metileno, eugenol e benzeno. Não só para isso, essas propriedades também são incluídas como propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias. Na verdade, eles trabalham para proteger o corpo contra infecções e certos problemas de saúde, com certeza.

10. Tem Propriedades Antibacterianas:

Como explicado anteriormente, o Chá do Cravo da Índia tem propriedades antibacterianas para matar bactérias e patógenos no corpo. Como resultado, beber chá de broto de cravo regularmente ajudará a evitar qualquer infecção causada por bactérias.

11. Ajuda a Cura Lesões:

Sabe-se que o Chá do Cravo da Índia pode ajudar a curar a lesão. Você pode comprimir a área afetada dos músculos tensos ou torcer o tornozelo com a toalha limpa no chá por 20 minutos. Aplique isso 2-3 vezes ao dia e ele irá ajudá-lo a aliviar a dor.

12. Alivia o Estresse:

Você pode misturar Cravo com manjericão, hortelã e cardamomo para obter um chá tão bom. Além disso, não se esqueça de adicionar mel nisso. Como resultado, isso o manterá longe do estresse. Deixe este chá nutritivo curar seu corpo e mente com certeza.

13. Atua como um Afrodisíaco:

Especiarias à base de ervas fornecem os nutrientes essenciais. Da mesma forma, o chá de cravo pode ajudar a agir como um afrodisíaco. Como resultado, promove o desejo sexual. Então, você pode beber o chá de broto de cravo regularmente para obter os melhores benefícios de saúde com certeza.

14. Protege o Fígado:

O próximo benefício de saúde fornecido por beber Chá do Cravo da Índia é a maneira que protege a saúde do fígado. É devido à presença de antioxidantes na mesma. Como resultado, pode ajudar a remover os danos nocivos dos radicais livres no fígado. Não só para isso, ele também tem propriedades hepatoprotetoras. Portanto, se você quer ter o fígado saudável, então você pode contar com o chá de cravo.

15. Protege a Saúde Óssea:

Surpreendentemente, um dos benefícios para a saúde do Chá do Cravo da Índia é promover a saúde óssea. É devido à presença de nutrientes minerais contidos nele. Além disso, os extratos hidro-alcoólicos do cravo podem ajudar a promover a densidade óssea e o conteúdo mineral do osso. Além disso, promove os ossos fortes e também previne o risco de osteoporose.

16. Promove a Saúde Respiratória:

Os cravos são conhecidos por terem propriedades expectorantes e anti-inflamatórias. Como resultado, pode ajudar a tratar resfriado comum, dor de garganta e asma também. Não só por isso, também é benéfico para curar infecções virais e bronquite. As propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias podem prevenir a infecção no pulmão. Para obter o sistema respiratório saudável, você pode beber 2-3 xícaras de chá de Cravo diariamente. Além disso, usar óleo de cravo e inalá-lo também pode ser a boa opção.

17. Promove a Saúde Oral:

Um dos melhores benefícios de saúde do Chá do Cravo da Índia é promover a saúde bucal. Acontece que o chá pode curar doenças da gengiva, como gengivite e periodontite. Não só para isso, ele também participa na luta contra patógenos orais e previne o mau hálito causado por bactérias na boca.

Na verdade, pode ajudar a lidar com dores de dente devido às suas propriedades anti-inflamatórias. Isso também é devido à sua capacidade de aliviar a dor e o inchaço na área afetada. Tudo o que você precisa fazer é beber ou gargarejar com chá de Cravo 2-3 vezes ao dia ou simplesmente aplicar o óleo de cravo no dente dolorido. Então, você ficará feliz em ter dentes e gengivas saudáveis, com certeza.

18. Analgésico e Antisséptico:

o chá de cravo-da-índia, além de ser saboroso, pode ajudar a amenizar dores de cabeça, cólicas menstruais, candidíase oral, baixar a febre, aliviar dores de dente e inflamações de garganta.

19. Acelera o Metabolismo:

aumenta a produção de saliva e dos líquidos responsáveis pela digestão, o que promove a queima rápida de gordura. O Chá do Cravo da Índia ajuda também em casos de náuseas e mal-estar estomacal.

20. Chá e Rico em Antioxidantes:

o cravo-da-índia é um excelente antioxidante porque possui grande capacidade de liberar hidrogênio e reduzir consideravelmente a peroxidação lipídica, que é a quebra das gorduras poli-insaturadas.

21. Ótimo Antisséptico Bucal:

o chá é usado no tratamento de bactérias na boca e no estômago e age, principalmente, contra o mau hálito.

22. Contribui Para o Bom Funcionamento da Tireoide:

mais um aliado para ajudar quem sofre de hipotireoidismo. Para quem não tem disfunção da tireoide, o cravo é também preventivo contra o surgimento dessa disfunção, seja para hipotireoidismo ou hipertireoidismo.

23. Ajuda a Controlar o Colesterol:

o Chá do Cravo da Índia ajuda também no controle do colesterol ruim sendo também antiviral e antifúngico.

24. Melhora a Saúde Cardiovascular:

O Chá do Cravo da Índia possui um agente que conta com vários benefícios para saúde o, eugenol, ele se comporta como inibidor da agregação plaquetária AA altamente eficiente, evitando a coagulação do sangue.

25. Alívio da Tosse:

Em função das propriedades do Chá do Cravo da Índia expectorantes, este é ótimo para aliviar a tosse. Neste caso, é recomendável adicionar a especiaria no chá e consumir até o alívio da tosse.

Efeitos Colaterais do Chá do Cravo da Índia:

O consumo de Chá do Cravo da Índia é contraindicado para mulheres gestantes ou em fase de lactação, além de crianças menores de seis anos e pacientes com problemas gastrointestinais e doenças neurológicas. Também deve ser evitado o seu uso exagerado, e a sua aplicação em zonas mucosas irritadas. A aplicação excessiva do óleo pode causar irritação na pele.

Sair da versão mobile