Benefícios das Plantas

Cupai é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 10/04/2018 (atualizado em 12/09/2021)

Cupai é uma planta de 3 a l0m de altura com 64cm de diâmetro, geralmente epífita, pseudo parasita, germinando sobre outras árvores, para onde os passarinhos transportaram as suas sementes.

Sua madeira, castanho avermelhada ou mesmo vermelha com raios bem visíveis e listras mais escuras ou mais claras, é forte, compacta, dura, apenas aproveitada para moirões de cerca e como lenha.

Cupai enquanto nova é um cipó cujas raízes adventícias descem para o solo e nele se entranham ao mesmo tempo que emitem outras laterais, todas se entrelaçando, envolvendo e apertando a planta que as hospeda, até causar-lhe a morte por interrupção da circulação da seiva.

Suas folhas são opostas, curto pecioladas, arredondado obovadas, largo arredondadas na base, de 7 a 15cm de comprimento e quase de idêntica largura, inteiras, muito grossas, coriáceas, rígidas, peninervadas e com muitas nervuras laterais paralelas; suas flores são polígamas, curto pedunculadas, solitárias ou geminadas, de 6 pétalas de 3 a 4cm, brancas ou róseas com muitos folíolos imbricados, os mais centrais maiores, membranosos e coloridos, as flores femininas com ovário globuloso, dispostas em cimeiras axilares.

Seu fruto é uma cápsula esférica, quase branca de 5 a 8cm de diâmetro contendo muitas sementes com arilo, deiscente na maturação. Natural da Guiana. Muito conhecida principalmente no continente americano. Veja tudo sobre o Cupai:

Origem do Cupai:

O Cupai é uma planta exótica que apresenta uma beleza curiosa. Natural da Guiana, ela pertence à família das Gutiferáceas.

Dependendo do local onde essa espécie é encontrada, pode ser conhecida por vários outros nomes. Entre os principais, destaque para mata-pau e cebola-brava.

Assim como acontece com a maioria das plantas encontradas mundo a fora, ela pode ser aplicada em tratamentos dentro da medicina alternativa.

A espécie é considerada de médio porte, podendo variar entre três e 10 metros de altura. O Cupai é conhecido na natureza como pseudoparasita, germinando sobre outras árvores.

Características Físicas do Cupai:

Quando nova, o Cupai se assemelha a um cipó, cujas raízes adventícias descem para o solo e nele se entranham, envolvendo e apertando a planta que as hospeda. Isso vem a causar a morte da planta por interrupção da circulação da seiva.

Quando adulto, o Cupai possui madeira forte, compacta e dura, sendo aproveitada pelo homem na construção de cercas e como lenha. Ela apresenta cores que variam entre castanho avermelhada e vermelha. Suas folhas são opostas, com formato arredondado e largo na base, com comprimento variando entre sete e 15 centímetros. Essas mesmas folhas são grossas e muitas nervuradas.

Suas flores são polígamas, pedunculadas, solitárias ou geminadas, de seis pétalas. Elas chamam atenção pelas cores, brancas ou róseas com muitos folíolos imbricados, chegando a alcançar até quatro centímetros de comprimento.

Seu fruto é uma cápsula esférica, quase branca de cinco a oito centímetros de diâmetro contendo muitas sementes com arilo, deiscente na maturação.

Propriedades do Cupai:

Na medicina natural, as partes do Cupai que podem ser utilizadas nos tratamentos de problemas relacionados à saúde são: a casca do tronco, as folhas, a resina do fruto e o látex extraído do caule.

A casca possui efeito adstringente sendo eficaz contra o reumatismo; já as suas folhas podem ser utilizadas para infusão peitoral.

Seguindo a lista de benefícios do Cupai está a resina do fruto, que é resolutiva no tratamento de fraturas e entorses. Por último, mas não menos importante, está o látex amarelo e espesso.

Ele possui gosto amargo, é balsâmico, purgativo e drástico, sendo indicado no tratamento das chagas do gado e muito valioso para a calafetagem de canoas e barcos.

Cuidados:

Apesar de tratar-se de um ingrediente natural, antes de incluir o Cupai em qualquer tratamento de saúde, o médico deve ser consultado.

Isso vai garantir que o paciente esteja resguardado da incidência de qualquer problema que venha a piorar o estado de saúde ou desencadear outras doenças, principalmente se o paciente for alérgico. Mulheres grávidas, lactantes e crianças pequenas não estão isentas dos cuidados.

Sair da versão mobile