Especiarias e Temperos

Pimenta do Reino: benefícios, informação nutricional e malefícios

Por Alan Costa, em 02/04/2018 (atualizado em 26/08/2021)

Com origem na Índia, a Pimenta do Reino é a especiaria mais popular no mundo e “uma pitada de sal e pimenta” já é um clichê para quem se aventura na cozinha. Junto ao sal, a Pimenta do Reino realça e adiciona camadas de sabor a qualquer prato se utilizada corretamente.

Trazida pelos mercadores muçulmanos na época das Grandes Navegações, a pimenta-do-reino se espalhou pelo mundo. Hoje, o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores do tempero.

Um dos principais componentes é o fitoquímico piperina, substância que lhe confere o sabor picante. Uma curiosidade, é que quando inalada, a piperina causa irritação no nariz, chegando a fazer com que a pessoa espirre. Entretanto, é essa substância a maior responsável pelos benefícios desta pimenta.

 

Valor Nutricional da Pimenta do Reino:

Em termos nutricionais, podemos dizer a pimenta é fonte de sais minerais como Cálcio, Ferro, Manganês, Potássio e Magnésio. Ela também contém Vitamina C e Vitamina K, que fortalecem as defesas do organismo e melhoram a coagulação sanguínea. Então, confira Os 33 Benefícios da Pimenta do Reino Para Saúde:

Benefícios da Pimenta do Reino Para Saúde:

1. Proporciona Aumento da Imunidade:

Esta especiaria, é rica em diversos nutrientes antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico e previne o organismo de diversas infecções e doenças.

2. Possui Efeito Anti-inflamatório:

Existem vários estudos que comprovam esta ação da pimenta-preta, aliviando até sintomas de doenças reumáticas como artrite e artrose.

3. Melhora da Saúde Cerebral:

A pimenta preta tem grandes efeitos sobre a saúde do cérebro. A piperina na pimenta inibe uma enzima que quebra a serotonina, o neurotransmissor calmante.

4. A Pimenta do Reino Reduz a Pressão Arterial:

Estudos revelaram que a piperina contida na Pimenta do Reino pode baixar a pressão arterial em animais, e efeitos semelhantes podem ser esperados em seres humanos. Um estudo eslovaco afirma que a administração oral de piperina pode controlar o aumento da pressão arterial.

5. Ajuda no Controle do Diabetes:

Os antioxidantes benéficos na pimenta preta podem ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Eles regulam a hiperglicemia, auxiliando no tratamento do diabetes.

6. A Pimenta do Reino Ajuda o Sistema Digestivo e na Absorção de Nutrientes:

A Pimenta do Reino nos ajuda a digerir alimentos reduzindo gases, azia e prisão de ventre, pois estimula enzimas digestivas. Além disso, a pimenta contém uma substância chamada piperina que aumenta a absorção de vários nutrientes, incluindo vitaminas.

7. Melhora a Fertilidade dos Homens:

A pimenta desempenha um papel importante na melhoria da fertilidade masculina. Sabe-se aumentar os níveis de testosterona, pois é rico em Zinco e Magnésio – dois minerais críticos para hormônios sexuais masculinos.

8. Combate os Sinais de Envelhecimento:

Os antioxidantes da pimenta preta combatem os radicais livres que causam sinais de envelhecimento e prejudicam sua pele em mais de uma maneira.

9. Funciona no Alívio de Gases:

Sendo um carminativo, a pimenta alivia gases do estômago e também ajuda a prevenir a formação de gás. Se você está propenso a gases no estômago, tente apimentar sua comida com pimenta em grãos, em vez de pimenta em pó ou pimenta.

Para curar indigestão e peso no estômago, você pode ter um copo de leite misturado com 1 / 4 colher de chá de cada de pimenta do reino e cominho em pó. Você também pode massagear sua barriga com óleo de pimenta misturado com óleo para massagem (um óleo de base) para aliviar a dor dos gases.

10. Benefícios da Pimenta do Reino Para Prevenir o Câncer:

A pimenta também possui alto teor fenólico. Este conteúdo antioxidante permite que a pimenta ofereça vários benefícios para a saúde, alguns dos quais incluem a prevenção de doenças graves como o Câncer.

11. A Pimenta do Reino Melhora a Saúde Bucal:

Certos cosméticos bucais possuem nutrientes desta especiaria em sua composição, como um dos principais ingredientes. Esses nutrientes aliviam a dor de dente e outras infecções orais.

12. Estimula o Apetite:

Além de adicionar sabor a sua comida e promover a digestão, a Pimenta do Reino funciona como um estimulante do apetite.

A pesquisa mostrou que a pimenta ajuda a melhorar o apetite através da estimulação olfativa. Isso a torna um remédio excelente, simples, para aqueles que tem falta de apetite.

Um remédio ayurvédico especificamente para esta finalidade recomenda para consumir uma mistura de meia colher de chá de pimenta do reino e uma colher de sopa de açúcar mascavo em pó.

13. Pimenta do Reino Para Saúde Capilar:

As propriedades antioxidantes da pimenta preta ajudam a resolver problemas sérios de cabelo como caspa e queda de cabelo. Tome este remédio regularmente até melhorarem os sintomas.

14. Melhora da Saúde Cerebral:

A pimenta preta tem grandes efeitos sobre a saúde do cérebro. A piperina na pimenta inibe uma enzima que quebra a serotonina, o neurotransmissor calmante.

15. Funciona no Combate a Tosse:

A pimenta preta foi utilizada para este fim, mesmo na medicina chinesa antiga. A pimenta é conhecida por estimular a circulação e o fluxo mucoso. E quando você combina com Mel, o efeito é aumentado – como o Mel funciona como um supressor de tosse natural.

16. A Pimenta do Reino Ajuda a Parar de Fumar:

A pimenta do reino diminui o desejo de fumar nos primeiros dias de um ex-fumante e é um termogênico natural, isto é, aumenta o metabolismo e o número de calorias queimadas pelo organismo.

17. Esta Especiaria Previne o Câncer:

Estudos demonstraram que esta pimenta exerce atividade protetora contra várias formas de câncer. Por isso, passe a consumi-la regularmente.

18. Inibe a Ação dos Radicais Livres:

Ainda sobre os antioxidantes presentes nessa especiaria, estes ajudam a inibir a ação causada pelos radicais livres em nosso organismo.

19. Benefícios da Pimenta do Reino no Combate da Asma:

A pimenta também pode aliviar os sintomas asmáticos. Um estudo realizado em pacientes asmáticos em uma unidade de cuidados especializados em Trinidad descobriu que a administração de pimenta aos pacientes melhorou sua condição.

20. Aumenta a Produção de Esperma:

Estudos revelaram que esta especiaria também aumenta a contagem de esperma e sua concentração. O Zinco em pimenta também ajuda no desenvolvimento e movimento de espermatozoides.

21. Evita a Retenção de Água e é um Agente Anti-bacteriano:

A Pimenta do Reino ajuda a eliminar o excesso de fluidos através da urina e transpiração e é um poderoso agente anti-bacteriano com a capacidade de destruir diversos tipos de bactérias encontradas no estômago.

22. Melhora a Digestão:

A pimenta estimula as papilas gustativas e aumenta a secreção de ácido clorídrico no estômago, que por sua vez auxilia na digestão adequada. Curiosamente, problemas digestivos são causados por falta de ácido clorídrico, ao invés das quantidades excessivas.

Por melhorar a digestão, os benefícios da pimenta do reino alivia problemas como cólicas, flatulência, indigestão, flatulência e constipação. Ela também tem qualidades antibacterianas que ajudam a tratar doenças intestinais causadas por bactérias.

23. Alivia a Dor de Artrite:

A piperina presente na pimenta preta é altamente benéfica para o tratamento de artrite, devido às suas propriedades anti-inflamatórias e anti-artríticas.
Além disso, este tempero maravilhoso melhora a circulação, previne ou reduz a dor nas articulações causada pela má circulação do corpo.
Os pesquisadores também descobriram que a pimenta do reino ajuda a reduzir a percepção da dor e os sintomas de artrite.

 

24. Este Tempero Combate Infecções:

As propriedades antibacterianas da pimenta preta entram em prática aqui. De acordo com um estudo sul-africano, a piperina na pimenta preta apresenta efeitos larvicidas (direcionada a insetos perigosos em seu estágio larval) e ajuda a prevenir a infecção e disseminação de doenças.

25. Melhora o estado de humor:

Como esta especiaria ajuda a estimular a produção de serotonina, ela promove uma sensação de felicidade, causando uma melhora do humor.

Outros Benefícios:

  • Possui propriedades anti-inflamatórias que auxiliam no tratamento da artrite;
  • Comprovado através de estudos que a pimenta do reino é eficaz no combate ao câncer;
  • Aumenta a produção de ácido clorídrico, melhorando a digestão, evitando a formação de gases e combatendo a azia e prisão de ventre;
  • Eficaz no combate a infecções graças às suas propriedades antibacterianas;
  • Contribui para aumentar a memória e melhorar as funções cognitivas cerebrais;
  • Uma substância encontrada na pimenta chamada piperina ajuda a combater a depressão e melhorar o humor;
  • Possui efeito expectorante, ajudando no tratamento de problemas respiratórios como asma e tosse convulsa;
  • Evita a retenção de líquido, pois possui propriedades diuréticas;

Malefícios da Pimenta do Reino:

Consumida em excesso, pode causar irritação gastrointestinal e sangramento em úlceras. Desta forma, tal pimenta deve ser evitada por pessoas que possuem úlceras no estômago, colite e diverticulite.

Sair da versão mobile