Benefícios das Plantas

Mastruz é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 24/03/2018 (atualizado em 02/07/2022)
beneficios do mastruz

mastruz carrega consigo várias vitaminas, como A e vitamina C e principalmente do complexo B. Além disso, possui Cálcio, Ferro, fósforo, zinco e Potássio.

Consequentemente suas propriedades são vastas, ela é um ótimo cicatrizante de machucados, isso porque, suas folhas carregam uma grande quantidade de óleos essenciais.

De nome científico Chenopodium ambrosioio, o mastruz folhas compridas em verde escuro e é originária da América do Sul. A mesma é encontrada com facilidade nos quintais e lojas de produtos naturais.

Além dos benefícios do mastruz já bastante conhecidos também podemos contar com propriedades que ajudam a manter a saúde em dia.

Podemos dizer que o uso dessa planta é versátil, auxilia tanto no tratamento da rouquidão, quanto câimbra e até problemas respiratórios. Gripes fortes podem ser amenizadas com uma xícara de chá de mastruz, a vitamina C presente na planta auxilia no seu combate. Quem tem crises de rinite, asma, sinusite, também podem se beneficiar de seu uso imediato, com apenas uma xícara de chá, essa planta limpa o muco e o catarro.

Problemas de indigestão são bastante comuns, é tanta comida gostosa que fica difícil escolher ou até mesmo controlar a alimentação O mastruz também ajuda na indigestão e com problemas de gastrite. Quem sofre com flatulência também pode ser beneficiado com o seu uso.

Seu chá pode ser passado em machucados que já não estão sangrando, isso ajudará a acelerar a cicatrização e não deixará marcas do hematoma. Outro modo diferente de usar essa planta é misturando seu chá com leite. É uma combinação poderosíssima para deixar seu corpo imune a parasitas e bactérias, embora não seja muito gostosa é recomendada para evitar problemas de saúde futuros.

Valor Nutricional do Mastruz:

Constituída de grandes quantias de Cálcio, Fósforo, Ferro, Potássio, Zinco e vitaminas de complexo B e vitamina C, a planta atua diretamente na constipação intestinal, recuperação de feridas e coceiras. Através dela é possível eliminar do organismo parasitas e vermes, além de tratar a amenorreia, cólicas estomacais e flatulências.

Benefícios do Mastruz Para Saúde:

1. Reduz a Toxicidade do Chumbo:

O Mastruz ajuda a reduzir o nível de chumbo em nosso sangue dramaticamente. A toxicidade do chumbo pode levar a vários problemas comportamentais e de desenvolvimento, especialmente em crianças que vivem em áreas urbanas. Isso leva a dificuldades de aprendizagem, QI reduzido e crescimento atrofiado em crianças.

2. Mastruz Para Vasos Sanguíneos:

O Mastruz ajuda na dilatação adequada dos vasos sanguíneos que ajuda a nos proteger contra certas doenças, como a aterosclerose, colesterol alto, congestionamento cardíaco e dores de peito severas.

3. Diminui a Pressão Arterial:

O Mastruz ajuda diminui a pressão arterial e diminui a probabilidade de hipertensão, bem como problemas de saúde graves que podem acompanhar a pressão arterial elevada.

4. Mastruz Para o Sistema Imunológico:

O Mastruz ainda é poderoso aliado para melhorar as defesas do organismo, pois eleva a imunidade e evita assim diversas futuras doenças e infecções.

5. Trata o Tabagismo:

Quem possui problemas respiratórios, fuma já por muitos anos ou sofre de Asma, congestão nasal ou Bronquite, também é beneficiado pelo consumo da planta, que limpa do corpo o muco e catarro, facilitando para que o sistema respiratório e pulmonar funcione adequadamente. Neste caso, duplamente indicado, pois a vitamina C também terá um grande papel contra os radicais livres oriundos deste hábito.

6. Beneficia o Sistema Respiratório:

Podemos dizer que o uso desta planta é muito versátil, ajuda tanto o tratamento da rouquidão, como câimbra e até mesmo problemas respiratórios. Gripes fortes podem ser naturalmente tratadas com uma xícara de Mastruz, a vitamina C presente no mastruz ajuda no combate.

7. Benefícios do Mastruz Para o Sistema Digestório:

Os problemas de indigestão são bastante comuns, é muita comida rica em temperos que é difícil escolher ou mesmo controlar a comida que se come. O Mastruz também ajuda com problemas de indigestão e gastrite. Quem sofre de flatulências também podem ser beneficiados com o uso.

8. Trata Dores Estomacais:

O Mastruz é rico em fenólicos, nutrientes essenciais no combate e alívio de úlceras gástricas. Portanto, se você sofre com essas dores no estômago, pode preparar um suco com o arbusto para amenizá-las.

9. Auxilia na Cicatrização:

O Mastruz pode ser passado em lesões onde não há mais sangramento, isso vai ajudar a acelerar a cicatrização e não vai deixar marcas e hematomas.

10. Possui Propriedades Antifúngicas:

Os antifúngicos são usados para tratar infecções causadas por fungos (dermatófitos…). Estes organismos podem infectar: o couro cabeludo, unhas das mãos e pés, vagina e trato digestivo.

11. É Rico em Antioxidantes:

A vitamina C presente no Mastruz é um antioxidante poderoso e eficaz que protege nosso corpo de radicais livres que causam estresse oxidativo, ou “ferrugem celular”, que pode levar a uma série de condições médicas severas, como a aterosclerose, que podem causar doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.

12. Curar o Resfriado:

O Mastruz reduz a gravidade dos sintomas do frio e atua como um anti-histamínico eficaz que diminui os efeitos desagradáveis ​​do resfriado comum, incluindo inflamação, corrimento nasal e dores. Também controla a alergia que causa o resfriado. Reduz o nível de histamina e muitas vezes reduz a duração do resfriado.

13. Promove a Saúde da Pele:

O alto nível de antioxidantes e vitaminas encontradas no Mastruz é muito benéfico para manter sua pele saudável e jovem. Os antioxidantes eliminam o dano que os radicais livres causam devido às células da pele, reduzindo assim a aparência das rugas, eliminando manchas e ajudando a defender sua pele contra os efeitos da radiação UV.

14. Combate da Anemia:

Essa erva possui propriedades sensacionais que auxiliam no tratamento e prevenção da anemia. A anemia é resultado da deficiência de Ferro e tem um impacto negativo na eficiência do transporte de oxigênio pelo sangue. Por ser rico nesse mineral, auxilia no tratamento dessa doença.

15. Promove a Saúde dos Olhos:

Considerado um dos melhores remédios para conjuntivite, o Mastruz possui propriedades que previne outras doenças e problemas oculares. Você pode utilizar uma decocção dessa planta, para lavar os olhos afetados.

16. Mastruz Para Perda de Peso:

Essa erva possui compostos que auxiliam na perda de peso. É claro que comer de tudo e somente acrescentar umas folhinhas dessa erva de vez em quando no prato não fará diferença alguma na balança, mas você pode utiliza-lo como um grande aliado do emagrecimento.

17. Mastruz Proporciona uma boa Noite de Sono:

Essa erva melhora o sono graças às suas propriedades relaxantes, que permitem uma diminuição da ansiedade e do estresse. Assim, contribui para uma boa noite de sono porque ajuda a diminuir tanto o cansaço físico quanto o mental.

18. Promove uma boa Digestão:

Um remédio natural para os problemas digestivos é o ario dessa erva. Pode ser utilizado em casos de má digestão, após o consumo de comidas mais gordurosas ou pesadas e até mesmo para crises de gastrite, causando alívio rápido para as dores que tanto incomodam.  aproveite e veja como plantar o mastruz em casa

Outros Benefícios do Mastruz Para Saúde:

  • As Folhas de Mastruz também são usadas como cataplasma nas articulações artríticas, pé de atleta, e picadas de insetos;
  • As folhas secas de Mastruz é usada para aliviar o reumatismo, desmaios, queimaduras e tifo;
  • O Mastruz também ajuda na indigestão e com problemas de gastrite. Quem sofre com flatulência também pode ser beneficiado com o seu uso;
  • O Mastruz é benéfico para quem tem crises de rinite, asma, sinusite, com apenas uma xícara de chá, ela ajuda a limpa o muco e o catarro;
  • O Mastruz também possui propriedades que atuam na constipação intestinal, em coceiras e recuperação da pele ferida por ser emoliente;
  • Estudos ligaram o consumo desta fruta não combate e prevenção de doenças como demência e Alzheimer;
  • Tratamento de vermes, devido a sua ação antiparasitária;
  • Eliminação de infecções fúngicas ou bacterianas, pois tem efeito antisséptico;
  • Combate a problemas digestivos, por aumentar o suco gástrico. Confira outras opções de excelentes remédios caseiros para gastrite;
  • Trata a prisão de ventre, por aumentar a secreção e a contratilidade intestinal;
  • Ação anti-inflamatória e anti-reumática;
  • Efeito expectorante nas doenças respiratórias, pois estimula o movimentação dos brônquios e secreção de muco.

Malefícios do Mastruz:

  • Alerta para as gestantes ou para quem está pensando em engravidar! Esse é o seu caso? Então tome atenção nessa contraindicação;
  • O chá de mastruz pode interromper a gravidez ou provocar infertilidade;
  • Não é recomendado o uso prolongado dessa planta, porque pode provocar náuseas. Porém, o uso para tratamentos imediatos não constitui qualquer perigo;
  • Não use esse chá para o tratamento de crianças.
Sair da versão mobile