Dicas de Saúde

Levaquin: Para que Serve, Benefícios e Malefícios

Por Alan Costa, em 02/03/2019 (atualizado em 16/09/2021)
levaquin antibiotico

A Levaquin é indicado no tratamento de infecções bacterianas causadas por agentes sensíveis ao levofloxacino, tais como:

  • Infecções do trato respiratório superior e inferior, incluindo sinusite, exacerbações agudas de bronquite crônica e pneumonia.
  • Infecções da pele e tecido subcutâneo, complicadas e não complicadas, tais como impetigo, abscessos,furunculose, celulite e erisipela.
  • Infecções do trato urinário, incluindo pielonefrite aguda.
    Osteomielite.

Como Usar o Levaquin:

Leia a bula da medicação fornecida pelo seu farmacêutico antes de começar a tomar levofloxacina e cada vez que receber uma remessa. Caso tenha alguma dúvida, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.

Tome este medicamento por via oral, conforme indicado pelo seu médico, geralmente uma vez por dia com ou sem alimentos. Beba muitos líquidos enquanto estiver tomando este medicamento, a menos que indicado de outra forma pelo seu médico.

Tome este medicamento pelo menos 2 horas antes ou 2 horas depois de tomar outros produtos. Exemplos incluem quinapril, sucralfato, vitaminas, minerais (incluindo ferro, zinco) e produtos que contêm magnésio, alumínio ou cálcio (como antiácidos, solução de didanosina, suco enriquecido em cálcio), entre outros. Pergunte ao seu farmacêutico sobre todos os produtos que você está tomando..

A dosagem e a duração do tratamento são baseadas em seu problema médica e na resposta ao tratamento. Em crianças, a dosagem também é baseada no peso.
Para o melhor efeito, tome este antibiótico em tempos uniformemente espaçados. Para ajudá-lo a lembrar, tome este medicamento à mesma hora todos os dias.
Continue tomando este medicamento até que a quantidade total prescrita seja concluída, mesmo que os sintomas desapareçam após alguns dias. Interromper o medicamento muito cedo pode resultar no retorno da infecção.
Informe à seu médico caso o problema dure ou piore.

Malefícios:

Náusea, diarreia, dor de cabeça, tontura ou dificuldade para dormir podem ocorrer. Caso algum destes efeitos durem ou piorem, informe à seu médico ou farmacêutico imediatamente.

Lembre-se de que seu médico receitou este medicamento porque julgou que o benefício para é maior do que o risco de efeitos colaterais. Muitas pessoas que usam este medicamento não têm efeitos colaterais graves.
Informe à seu médico imediatamente caso tenha quaisquer efeitos secundários graves, incluindo: hemorragias, sinais de problemas renais (tais como alteração na quantidade de urina), sinais de problemas no fígado (tais como náuseas, vômitos que não param, perda de apetite, dor abdominal, amarelecimento dos olhos e pele, e urina escura).

Procure ajuda médica imediatamente caso tenha quaisquer efeitos secundários muito graves, incluindo: dor no peito, tonturas graves, desmaios e batimentos cardíacos rápidos e irregulares.
Este medicamento raramente pode causar um problema intestinal grave devido a um tipo de bactéria resistente. Este problema pode ocorrer durante o tratamento ou semanas a meses após o término do tratamento. Informe à seu médico imediatamente caso desenvolva: diarreia que não para, dor abdominal, cólicas, sangue e muco nas fezes.

Não use produtos antidiarreico ou analgésicos narcóticos caso tenha algum destes sintomas, porque estes produtos podem piorá-los. O uso deste medicamento por períodos prolongados ou repetidos pode resultar em candidíase oral ou uma nova infecção por fungos. Contate o seu médico caso note manchas brancas na boca, uma alteração no corrimento vaginal ou outros sintomas novos.

Uma reação alérgica muito grave a este remédio é rara. No entanto, procure ajuda médica imediatamente caso note quaisquer sintomas de uma reação alérgica grave, incluindo: erupção cutânea, comichão, inchaço (especialmente da face, língua e garganta), tonturas graves e dificuldade em respirar.

Esta não é uma lista completa de possíveis efeitos colaterais. Caso note outros efeitos não listados acima, contate o seu médico ou farmacêutico.

Precauções:

Antes de tomar levofloxacina, informe à seu médico ou farmacêutico caso seja alérgico a este composto; ou a outros antibióticos de quinolona (tais como ciprofloxacina, moxifloxacina e ofloxacina); ou se tiver outras alergias. Este produto pode conter ingredientes inativos, que podem causar reações alérgicas ou outros problemas. Fale com o seu farmacêutico para mais detalhes.

Antes de usar este medicamento, informe à seu médico ou farmacêutico seu histórico médico, especialmente de: diabetes, problemas de articulação e tendão (como tendinite, bursite), problemas renais, transtornos mentais e de humor (como depressão), problema muscular (miastenia gravis), problemas nervosos (como a neuropatia periférico) e distúrbio convulsivo.

A levofloxacina pode causar um rboe que afeta o ritmo cardíaco (prolongamento do intervalo QT). O prolongamento do intervalo QT raramente pode causar batimentos cardíacos rápidos / irregulares sérios (raramente fatais) e outros sintomas (como tonturas graves, desmaios) que necessitam de atenção médica imediatamente.

O risco de prolongamento do intervalo QT pode aumentar caso tenha certos problemas médicos ou estiver tomando outros medicamentos que possam causar prolongamento do intervalo QT. Antes de utilizar a levofloxacina, informe à seu médico ou farmacêutico de todos os medicamentos que toma e se tiver alguma dos seguintes problemas: certos problemas cardíacos (insuficiência cardíaca, batimentos cardíacos lentos, prolongamento QT no ECG) e antecedentes familiares de determinados problemas cardíacos (QT prolongamento no ECG, morte súbita cardíaca).

Os baixos níveis de potássio ou magnésio no sangue também podem aumentar o risco de prolongamento do intervalo QT. Este risco pode aumentar caso use certos medicamentos (como diuréticos) ou se você tiver problemas como sudorese grave, diarreia ou vômitos. Converse com seu médico sobre o uso seguro da
levofloxacina.

A levofloxacina pode raramente causar alterações sérias no nível de açúcar no sangue, especialmente se tiver diabetes. Verifique regularmente o seu nível de açúcar no sangue conforme as instruções e partilhe os resultados com o seu médico. Preste atenção aos sintomas de açúcar elevado no sangue, como aumento da sede e micção. Observe também os sintomas da baixa taxa de açúcar no sangue, como sudorese repentina, tremores, batimentos cardíacos acelerados, fome, visão turva, tontura ou formigamento nas mãos e pés.

É um bom hábito tomar comprimidos de glicose ou gel para tratar o baixo nível de açúcar no sangue. Caso não tenha essas formas confiáveis de glicose, aumente rapidamente o açúcar no sangue comendo uma fonte rápida de açúcar, como açúcar de mesa, mel ou doce, ou bebendo suco de frutas ou refrigerante não dietético. Informe à seu médico imediatamente sobre a reação e o uso deste produto.

Para prevenir o baixo nível de açúcar no sangue, faça as refeições regularmente e não pule as refeições. Seu médico pode trocá-lo por outro antibiótico ou ajustar seus medicamentos para diabetes caso ocorra alguma reação.

Este remédio pode deixá-lo tonto. Álcool ou maconha podem também deixá-lo mais tonto. Não dirija, use máquinas ou faça qualquer coisa que precise de atenção até poder executar com segurança. Limite o consumo de bebidas alcoólicas. Converse com seu médico caso esteja usando maconha.

Este medicamento pode torná-lo mais sensível ao sol. Limite seu tempo ao sol. Evite cabines de bronzeamento e lâmpadas solares. Use protetor solar e roupas de proteção quando estiver ao ar livre. Informe imediatamente à seu médico caso esteja queimado ou se tiver bolhas na pele ou vermelhidão.

A levofloxacina pode causar vacinas bacterianas vivas (como a vacina contra a febre tifoide) para não funcionar bem. Não tome imunizações ou vacinas enquanto estiver usando este medicamento, a menos que seu médico lhe oriente à fazer isso.
Antes de fazer uma cirurgia, informe à seu médico ou dentista sobre todos os produtos usados (incluindo medicamentos prescritos, sem receita médica e produtos fitoterápicos).

As crianças podem estar em maior risco de problemas de articulação/tendão durante o uso deste remédio. Discuta os riscos e benefícios com o médico.

Os adultos mais velhos podem estar em maior risco de problemas nos tendões, problemas no fígado e prolongamento do intervalo QT durante o uso deste medicamento. O risco de problemas nos tendões é ainda maior caso também estejam tomando corticosteroides (como a prednisona e hidrocortisona).

Durante a gravidez, este medicamento deve ser usado somente quando necessário. Discuta os riscos e benefícios com o seu médico. Este remédio passa para o leite materno em pequenas quantidades, mas é improvável que prejudique um lactente. Consulte o seu médico antes de amamentar.

Interações:

As interações medicamentosas podem alterar a forma como seus medicamentos funcionam ou aumentam o risco de efeitos colaterais graves. Este documento não contém todas as interações medicamentosas possíveis. Mantenha uma lista de todos os produtos usados (incluindo prescrito, sem receita médica e produtos fitoterápicos) e compartilhe com seu médico e farmacêutico. Não inicie, pare ou altere a dosagem de qualquer medicamento sem a aprovação do seu médico.
Um produto que pode interagir com este medicamento é: estrôncio.

Embora seja improvável que a maioria dos antibióticos afete o controle hormonal da natalidade, como pílulas, adesivo ou anel, alguns antibióticos (como rifampicina e rifabutina) podem diminuir sua eficácia. Isso pode resultar em gravidez. Caso use algum controle da natalidade hormonal, pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais detalhes.

A levofloxacina é muito semelhante à ofloxacina. Não use medicamentos contendo ofloxacina enquanto estiver usando levofloxacina.

Este medicamento pode interferir com certos exames de laboratório (como o exame de urina), possivelmente causando resultados falso-positivo. Garanta que o pessoal do laboratório e todos os seus médicos saibam que você usa esse remédio.

Overdose:

Se alguém tiver uma overdose e apresentar sintomas graves, como desmaio ou dificuldade para respirar, ligue para o serviço de emergência. Os sintomas de sobredosagem podem incluir: tonturas graves.

Notas:

  • Não compartilhe este medicamento com os outros.
  • Este medicamento foi prescrito somente para o seu problema atual. Não use mais tarde para
  • outra infecção02, a menos que seu médico tenha lhe recomendado.
  • Exames laboratoriais (como exame de função renal, hemograma e glicemia) podem ser feitos
  • antes de você começar a tomar este medicamento e enquanto estiver tomando o
  • medicamento. Mantenha todos os compromissos médicos e laboratoriais.

Dose Perdida:

Caso perca uma dose, tome assim que lembrar. Se estiver perto da hora da próxima dose, pule a dose desejada. Tome sua próxima dose no horário previsto. Não duplique a dose para recuperar o atraso.

Armazenamento:

Armazene em temperatura ambiente longe de luz e umidade. Não guarde no banheiro. Mantenha todos os medicamentos fora do alcance de crianças e animais de estimação. Não descarte os medicamentos no vaso sanitário ou em um ralo, a menos que seja recomendado. Descarte este produto adequadamente quando expirar ou não for mais necessário. C

Sair da versão mobile