Frutas

Nêspera Japonesa: 15 benefícios, informação nutricional e malefícios

Por Alan Costa, em 12/04/2018 (atualizado em 19/08/2021)

a Nêspera Japonesa vem da da nespereira, árvore da família das rosáceas que, apesar do nome, tem origem na China. Quando maduro é doce e um pouco ácido. Tem a pele amarela e cinco grandes sementes castanhas.

A Nêspera Japonesa é geralmente conhecida por nêspera mas, provavelmente por não saberem a o que lhe chamar, têm-lhe dado muitos nomes: no Brasil chamam-lhe ameixa-amarela, mas também pode ser conhecida por ameixa-japonesa ou ameixa-americana;

A Árvore que não ultrapassa os 10m de altura, tende a permanecer menor do que isso. As folhas rígidas possuem bordas serrilhadas e são bem verde-escuras, formando um belo efeito com as demais folhagens. As flores brancas surgem em pequenos cachos geralmente no início do inverno. As frutas da nespereira são ovais, com casca aveludada e macia de cor amarelo-alaranjada, às vezes rosada. A polpa é suculenta e doce ou ácida, dependendo da variedade e maturação da fruta.

Ela é comparada à maçã em muitos aspetos, como na presença do alto teor de açúcar, acidez e pectina. É consumida in natura e combina bem com outras frutas frescas ou em saladas de frutas. Por serem mais firmes, quase maduras são melhores para tortas. As frutas também são muito usadas para geleias e são apreciadas em compotas, licores ou vinhos.

Valor Nutricional da Nêspera Japonesa:

Nêspera é uma fonte rica em Potássio e algumas vitaminas do complexo B, como folatos, Vitamina B6 e Niacina e contêm pequenas quantidades de vitamina C. O Potássio é um componente importante de celulares e fluidos corporais, ajuda a controlar o ritmo cardíaco e a pressão arterial. Por isso, confira a seguir, Os 15 Benefícios da Nêspera Japonesa Para Saúde:

Benefícios da Nêspera Japonesa Para Saúde:

1. Fortalece Ossos e os Dentes:

Um dos minerais que compõem a Nêspera Japonesa é o Cálcio, este é o mineral que tem mais presença no corpo humano que o armazena nos ossos e os dentes contribuindo para que ambos funcionem corretamente.

Músculos, sangue e tecido celular também armazenam certas quantidades de Cálcio, isso favorece a contração e relaxamento muscular, bem como a atividade do sistema nervoso e a secreção de enzimas e hormônios.

2. Auxilia no Combate a Constipação:

Novamente a fibra dietética ou fibra solúvel desempenha um papel importante, uma vez que é um laxante natural que mantém a constipação e retenção de líquidos.

Este composto diminui o tempo de trânsito intestinal e acelera o processo de evacuação.

3. Proporciona Energia Para o Corpo:

Os carboidratos também estão presentes na composição desta fruta, na verdade, estima-se que de um pedaço de 100 gramas de Nêspera Japonesa, 25 são carboidratos.

Este elemento é responsável por fornecer energia ao corpo convertendo carboidratos em glicose que vai direto para as células, tecidos, órgãos e músculos.

4. Regula o Colesterol:

A pectina dessa fruta também foi mostrado a reduzir os níveis de Colesterol no sangue, diminuindo a sua reabsorção no cólon por ácidos biliares resultantes da sua excreção do corpo de ligação.

5. Previne Doenças Cardiovasculares:

Esta fruta é caracterizada por alto teor de fibra alimentar. Este composto traz inúmeros benefícios fisiológicos para o corpo.

Primeiro, ajuda a reter água e óleo e seu consumo previne doenças relacionadas a distúrbios do coração e dos vasos sanguíneos.

6. Regenera o Tecido Celular:

Ela é uma fruta rica em antioxidantes. Esta substância ajuda a reparar o tecido celular protegendo-o da ação dos radicais livres que causam danos ao DNA e às partes das células.

Os antioxidantes também têm a capacidade de retardar o envelhecimento e prevenir o aparecimento de problemas cardíacos.

7. Absorve Substâncias Prejudiciais ao Organismo:

Quase um quarto da composição de Nêspera japonesa é formada pela pectina. É um componente formado pela união de multidão de açúcares simples.

A pectina é um absorvente intestinal que ajuda a prevenir o aparecimento de certas doenças, especialmente, desempenha um papel decisivo na redução dos níveis de Colesterol.

8. Benéfico Para Diabéticos:

A Nêspera Japonesa é uma fruta que fornece açúcares naturais, mas em poucas quantidades, estima-se que cerca de 7 gramas por porção, por esse motivo, é um alimento ideal para pessoas que sofrem de diabetes.

9. Auxilia no Emagrecimento:

Ela é uma fruta com baixo valor calórico. Estima-se que uma peça possa ter cerca de 40 calorias.

Além disso, seu conteúdo em fibra solúvel contribui para que seja um alimento que tenha que mastigar a uma taxa moderada.

Isso reduz a sensação de ansiedade. Além disso, a fibra faz com que as gorduras sejam absorvidas de forma lenta.

10. Ajuda na Conservação dos Tecidos:

Outro elemento que está presente no Nêspera japonesa é o cobre. Este mineral proporciona inúmeros benefícios, promove a criação de glóbulos vermelhos, ajuda no bom funcionamento dos vasos sanguíneos e nervos e fortalece o sistema imunológico, além de ajudar o corpo na absorção de Ferro.

11. Promove o Equilíbrio do Organismo:

O Potássio é um dos componentes que fazem parte da Nêspera japonesa. Este componente tem a capacidade de manter níveis equilibrados de água no corpo, também promove o desenvolvimento celular e contribui para o bom funcionamento do corpo. sistema nervoso, ossos e músculos.

12. Combate a Síndrome Pré-menstrual:

Outro componente que também faz parte desta fruta é o Manganês, este mineral é muito benéfico para o corpo.

Às vezes, geralmente é usado em medicina, uma vez que uma deficiência de Manganês enfraquece os ossos e causa anemia e atrasos na menstruação, em países asiáticos como o Irã, as mulheres que sofrem desta última doença incorporam medlars em sua dieta para regular o ciclo menstrual.

13. Ajuda a Prevenir Câncer:

Outros componentes que fazem parte desta fruta são os ácidos graxos essenciais. Alguns deles são prejudiciais para a saúde, mas outros trazem múltiplos benefícios.

Diferentes estudos mostraram que o ácido linoleico, presente na composição da Nêspera japonesa, pode inibir a formação e desenvolvimento de câncer, especialmente mama, pele, fígado e cólon.

14. Regula as Funções Intestinais:

As propriedades dietéticas das Nêsperas japonesas já de há muito tempo que são utilizadas. Atuam como diuréticos e exercem nos catarros intestinais ação enérgica anti-inflamatória, donde provém a sua influência reguladora intestinal.

15. Seu Consumo é Positivo Para o Crescimento:

Como outras frutas, a Nêspera Japonesa é rica em vitamina C, um componente que é necessário para o crescimento e reparo de tecidos de qualquer parte do corpo, além disso, ajuda o organismo a estabilizar os níveis de Ferro, mineral que é necessário para a produção de proteínas e hemoglobina.

Esta vitamina é positiva para ossos, pele e tecido conjuntivo. Seu consumo é especialmente aconselhável em mulheres grávidas, fumantes e em pessoas que estão em processo de reabilitação ou sofreram algum tipo de inflamação na pele.

Malefícios da Nêspera Japonesa:

A nêspera japonesa é sem dúvida uma grande aliada para a saúde e você pode consumi-la de várias maneiras diferentes. No entanto, é importante ter o cuidada para não consumir suas sementes, que são tóxicas e podem causar vários efeitos desagradáveis à saúde.

Sair da versão mobile