Benefícios das Plantas

Quina Cruzeiro é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 13/04/2018 (atualizado em 07/09/2021)

Quina Cruzeiro é Strychnos pseudoquina; a erva é uma planta de porte médio que pode ficar entre 3 e 5 metros de altura. Muito encontrada no cerrado brasileiro, a planta também é popular como quina do cerrado, chichona vermelha, casca peruana e casca dos jesuítas.

Nativas de áreas montanhosas e tropicais das Américas Central e da América do Sul, a planta vem sendo utilizada há séculos para tratamento de malária, indigestão, febre, doenças da boca e da garganta.

Somente perto do século XIX que seu uso no tratamento da malária foi estabelecido formalmente, iniciando o seu cultivo.

Para fins medicinais são utilizadas as folhas, casca da raiz, casca dos ramos e casca do tronco. Estas carregam propriedades febrífugas, tonificantes, antimaláricas, cicatrizantes e adstringentes. A Quina Cruzeiro também é indicada para estimular as funções intestinais, hepáticas e gástricas.

Como Fazer o Chá da Quina Cruzeiro:

O chá da planta deve ser preparado com a proporção de duas colheres de sopa para cada litro de água.

Coloque os dois ingredientes em um vasilha e leve ao fogo, deixando até alcançar fervura. Quando isso acontecer, deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos e depois retire do fogo.

Deixe a mistura tampada descansado por mais 10 minutos e em seguida o chá estará pronto para ser coado e bebido. Vale ressaltar que a dose indicada é de 2 a 3 xícaras ao dia.

Contraindicações e Precauções:

O uso da Quina Cruzeiro é contraindicado para pessoas em período de gestação, pois possui muitos efeitos adversos sobre o feto e pode ser abortivo. Além disso, a quinina pode causar o estímulo uterino.

Quina Cruzeiro também não deve ser utilizado por mulheres que estão amamentando, pois a quinina presente na planta é excretada no leite materno – em quantidades insignificantes; É contraindicado ainda para crianças.

Quando consumido em doses altas o remédio natural pode causar dores de cabeça, tonturas, irritação gástrica e surdez.

Atenção: Sempre antes de começar a fazer um tratamento de alguma afecção, seja com produtos naturais ou industrializados, é importante consultar um especialista da área, pois mesmo as plantas possuem interações medicamentosas e devem ser analisadas antes do consumo.

O chá feito com essa planta, ou qualquer outra planta, não deve substituir o tratamento indicado por seu especialista de confiança.

Sair da versão mobile