Benefícios das Plantas

Breu: 20 benefícios, informação nutricional e malefícios

Por Alan Costa, em 27/03/2018 (atualizado em 22/08/2021)

Breu tem uma propriedade interessante que atua na relação do indivíduo com o seu passado e com os sonhos, muitas pessoas relatam experiências de regressão e sonhos conscientes após o uso deste vegetal de poder.

Extraído da Almécega (árvore aromática em todas as suas partes), é uma árvore da Floresta Amazônica, esta resina, considerada sagrada para os indígenas e ribeirinhos, e carinhosamente chamada de Breuzinho e também conhecida como Breu. Utilizado em cerimônias, rituais de cura, para afastar maus espíritos, para problemas físicos e para criar boas energias por povos indígenas.

Ocorre nas matas de terra firme e é nativa da floresta amazônica. Sua característica principal é a liberação de resina aromática no tronco formando pelotas após a realização de um corte. Pode também ser encontrada naturalmente, induzida por insetos.

Propriedades Terapêuticas

Ele possui propriedades como: Expectorante, analgésico anti-inflamatório, cicatrizante, repelente, antipruriginoso.
Existem estudos com o óleo essencial do Breu reduzindo a liberação de óxido nítrico em modelos de inflamação induzida, sugerindo seu uso como anti-inflamatório. Não só o óleo em si, mas também outros de seus componentes possuem ação anti-inflamatória e analgésica, como o mirceno [e p-cimeno. O óleo também possui ação antipruriginosa (estabilização da membrana de mastócito) indicando possibilidade de seu uso em Furúnculos e abcessos. Então, confira Os 20 Benefícios do Breu Para Saúde:

Benefícios da Bicuíba Para Saúde

1. Melhora a Saúde da Pele:

O extrato da casca do Breu ainda tem a eficácia de proteger nosso corpo contra raios ultra violetas. Além disso, ele ainda ajuda a prevenir o câncer de pele.

2. Breu Branco na Medicina Popular:

Na medicina, o Breu é indicado para Bronquite, Rinite, sinusite, asma, mau funcionamento do fígado, problemas de memória, epilepsia e estresse. Então, se você está sofrendo com algum destes problemas, o Breu pode ajudar.

3. Possui Propriedades Analgésicas:

As quantidades significativas das propriedades analgésicas presentes no Breu Branco, também são essenciais para combater dores comuns, como dor nas costas, dor de artrite e outras dores que possam aparecer no corpo.

4. Ajuda a Fortalecer os Ossos:

O Breu Branco ainda tem a capacidade de fortalecer os ossos, devido as suas propriedades medicinais. Além disso, se você deseja se prevenir de doenças como osteoporose e Artrite, o Breu pode ser seu grande aliado.

5. Beneficia a Saúde Geral do Corpo:

Devido às propriedades acima citadas, é muito utilizado no combate às dores de cabeça e musculares, doenças inflamatórias como Artrite e Reumatismo; como cicatrizante, é muito empregado em inflamações advindas de picadas de insetos. Também é muito utilizado em defumações ou em cremes/loções, como repelente.

6. Trata da Diarreia:

O Breu Branco também possui propriedades que são de suma importância para tratar Diarreia. Além disso, o consumo regular de Breu Branco pode ajudar a melhorar a saúde digestiva.

7. Aumenta a imunidade:

A Vitamina C encontrada no Breu é de suma importância para aumentar o sistema imunológico. Além disso, a Vitamina C é uma vitamina que ajuda a combater e prevenir problemas respiratórios.

8. Ajuda na Perda de Peso:

O chá feito do Breu Branco ainda é capaz de ajudar na perda de peso. Isso se deve as suas propriedades diuréticas que são as propriedades essenciais para auxiliar neste processo de emagrecimento.

9. Benefícios do Breu Branco na Medicina Popular:

Na medicina popular, é indicado para dores de estômago, mau funcionamento do fígado, problemas de memória, epilepsia, estresse; fortalece o sistema nervoso central; é oxigenador celular; auxilia na concentração; na coordenação motora; e acalma estados agitados.

10. Pode ser Usado como Tratamento de Feridas e Infecções:

O Breu contém uma resina que funciona como analgésico anti-inflamatório que ajuda no combate a feridas e infecções que podem surgir enquanto vivemos. Além disso, o seu consumo ajuda a prevenir infecções.

9. Ótima Opção Para Combater a Anemia:

Seu consumo regular também mostrou uma extrema importância para combater a anemia. Além disso, o Breu é muito útil para prevenir doenças relacionadas aos glóbulos vermelhos.

11. Funciona Como Estimulante da Memória:

Existem diversos depoimentos de pessoas que, após consumirem o Breu, entraram em contato com um estado de regressão e com informações até então escondidas em suas memórias, ou seja, elas tiveram a saúde da memória restaurada significativamente.

Outros Benefícios do Breu

  • Quando queimada, afasta mosquitos e outros insetos;
  • Possui ação gastroprotetora e anti-inflamatória;
  • Ajuda na cicatrização de úlceras;
  • No humor, ela possui ação estimulante e ajuda a concentração;
  • Ajuda a tratar doenças venéreas;
  • Apontou uma possível ação gastroprotetora e anti-inflamatória;
  • Na aromaterapia ela é empregada para a limpeza física e energética;
  • Pode ser usado como analgésico;
  • Possui efeito antioxidante que neutralizam os radicais livres;
  • Ela possui uma ação estimulante e ajuda a concentração.

Como Usar o Breu

Em um frasco de 30ml de óleo neutro ou óleo de Andiroba, diluir 1 a 3 gotas de óleo essencial da almecegueira. Misture bem e aplique sobre a pele. Para aromatizar o ambiente, misturar duas gotas diluídas em álcool com 150ml de água.

O perfume extraído da resina desta árvore é vendido em mercados especialmente da região Norte do Brasil ou mesmo em frascos sofisticados por empresas de cosméticos. As folhas também são perfumadas.

Sair da versão mobile