Benefícios dos óleos

Óleo de Gerânio para que serve? como tomar, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 28/03/2018 (atualizado em 27/08/2021)

Óleo de Gerânio para que serve? como tomar, benefícios e malefícios. Além disso, O Óleo de Gerânio ( Pelargonium graveolens ) é um belo óleo essencial floral, freqüentemente chamado de “o óleo de rosas do pobre”, por suas propriedades e usos semelhantes. É doce, o aroma de rosa é duradouro e potente.

É tradicionalmente usado para quem deseja ter uma pele saudável (reparação ou rejuvenescimento), bem como amplamente conhecido por seu apoio emocional.

Promove habitualmente a paz e uma diminuição do stress, especialmente no que diz respeito à libertação da negatividade, e é excelente para a tensão e o bem-estar geral do corpo.

Ao contrário da crença popular, o Óleo de Gerânio não é destilado das flores. Pelo contrário, é vapor destilado das folhas verdes e caules da planta.

Tendo muitas semelhanças com o óleo de rosa (um óleo muito mais caro), o Óleo de Gerânio é freqüentemente usado no lugar da rosa. É um óleo essencial maravilhosamente por ter propriedades curativas. Agora, confira em detalhes Os Benefícios do Óleo de Gerânio Para Saúde:

Benefícios do Óleo de Gerânio Para Saúde:

1. Melhora a Saúde Adrenal:

O Óleo de Gerânio tem sido usado há séculos por sua capacidade de suportar as glândulas supra-renais. Ele atua como um tônico para as glândulas supra-renais emparelhadas que ficam no topo dos rins. Ao fazer isso, o gerânio pode ajudar aqueles que sofrem de exaustão crônica e fadiga.

2. Trata Alergias:

Um estudo japonês de junho de 2016 descobriu que o Óleo de Gerânio tinha um efeito inibitório sobre os mastócitos cultivados. Estas são células imunes envolvidas no desencadeamento de reações alérgicas, condições inflamatórias e disfunção autoimune.

O óleo também inibiu o fator de necrose tumoral (TNF), uma proteína de sinalização celular conhecida como citocina, envolvida na inflamação sistêmica.

3. Melhora o Sistema Nervoso:

O aroma do gerânio é muito calmante para o sistema nervoso. Ajuda a aliviar a tensão nervosa, a dissipar a raiva e a agressão, equilibra emoções, eleva o espírito e promove sentimentos de paz e bem-estar.

4. Diminui os Níveis de Glicose no Sangue:

O Óleo de Gerânio é tido em alta estima na Tunísia e é muito estudado por sua capacidade de diminuir os níveis de glicose no sangue.

Estudos em animais relatados em 2012 revelaram que os níveis de glicose no soro estavam significativamente diminuídos em ratos diabéticos e muito mais eficazes do que a glibenclamida, um medicamento antidiabético.

5. Melhora a Clareza Cerebral:

O Óleo de Gerânio ajuda a melhorar a função cognitiva e melhora a concentração também. Ele também está sendo estudado por sua capacidade de prevenir distúrbios neurodegenerativos, como demência e até mesmo a doença de Alzheimer.

6. Possui Propriedades Antitumorais:

O gerânio tem sido usado por curandeiros naturais por suas propriedades antitumorais. Um estudo de 2002 descobriu que o geraniol tinha efeitos antiproliferativos e, quando combinado com o fármaco quimioterápico 5-fluorouracil, teve duas vezes a ação de 5-fluoruracila isolada no câncer de cólon cultivado células.

7. Trata Candida:

Devido às suas fortes propriedades anti-fúngicas, o Óleo de Gerânio foi investigado para quem sofre de candida. Pesquisa relatada em 2008 descobriu que, de três óleos essenciais estudados, o gerânio foi o mais eficaz em combinação com a Anfotericina B, uma droga antifúngica, contra 11 cepas de candida.

8. Combate Herpes Labial:

Devido às suas qualidades anti-virais, o Óleo de Gerânio é excelente para ajudar a curar herpes labial. Além disso, ele vai reduzir a dor e o tamanho dela.

9. Melhora a Saúde do Cabelo e Couro Cabeludo:

O gerânio tem sido usado tradicionalmente há décadas para o crescimento do cabelo. Sabe-se que ele ajuda a nutrir e tonificar o couro cabeludo.

O gerânio trabalha nas glândulas sebáceas (óleo) do couro cabeludo, regulando a secreção de sebo. Isso ajuda a equilibrar o couro cabeludo seco e oleoso, resultando em cabelos lisos e sedosos.

10. Ajuda a Combater Problemas de Pele:

O Óleo de Gerânio tem propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes, anti-sépticas e antibacterianas, razão pela qual foi utilizado em remédios antigos à base de ervas para o tratamento de feridas, cortes e ferimentos.

11. Alivia Dor de Hemorroidas:

As propriedades adstringentes do gerânio podem ajudar a encolher e curar o tecido inchado e aliviar a dor das hemorroidas.

12. Trata Condições Inflamatórias:

Gerânio, e geraniol em particular, tem sido amplamente estudado por suas propriedades antiinflamatórias. Pesquisa de 2014 indicou geraniol aumento da produção de interleucina-10, que é uma citocina anti-inflamatória.

Porque a inflamação está envolvida em muitos processos de doença, de artrite a hemorroidas para câncer, óleo essencial de gerânio é realmente muito útil.

13. Serve Como Repelente de Insetos:

Insetos não gostam do Óleo de Gerânio! Isso porque ele é um excelente dissuasor de insetos. Indo escalar? Leve o seu Óleo de Gerânio. Pesquisa de 2013 descobriu que o fitoquímico 10-epi-gama-eudesmol em gerânio foi tão eficaz quanto o DEET contra carrapatos.

14. Alivia Dor de Telhas:

Pesquisa liberada em 2003 encontraram que a aplicação do Óleo de Gerânio foi útil para aliviar a dor do nervo causada por telhas (herpes zoster). Sendo um bom anti-viral, o gerânio também ajuda a acelerar a cura da doença de telhas.

15. Saúde da Pele, Cicatrizes e Regeneração:

Devido às suas potentes propriedades anti-inflamatórias, anti-sépticas e antioxidantes, o Óleo de Gerânio tem sido usado há séculos em tônicos, loções, hidratantes e bálsamos para doenças como dermatite, eczema, psoríase e pele oleosa.

Outros Benefícios do Óleo de Gerânio Para Saúde:

Trata infecções no trato urinário;
Ajuda na cicatrização de feridas;
Melhora a concentração;
Possui propriedades antifúngicas;
Aumenta a imunidade;
Combate gripe e resfriado;
Acelera o metabolismo;
Combate o envelhecimento precoce;
Melhora a saúde capilar;
Desintoxica o corpo.

Sair da versão mobile