Alimentos Saudável

Gelatina é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 26/03/2018 (atualizado em 30/08/2021)

A Gelatina, a forma cozida de colágeno, é cheia de aminoácidos que podem ajudar a fortalecer os dentes e o cabelo, suavizar as rugas e dar à pele um brilho saudável. Mas, à parte da estética, a Gelatina é um superalimento todo em um que pode curar seu intestino, reequilibrar seus hormônios e impulsionar seu sistema imunológico.

O que é Gelatina?

A Gelatina é um superalimento tudo em um para aumentar a imunidade, reparar o trato digestivo, melhorar a aparência e a textura da pele e eliminar os desejos de açúcar. A gelatina é a forma cozida de colágeno, que é encontrada em ossos de animais e tecido conjuntivo. A gelatina contém muitos aminoácidos e é por isso que tem tantos benefícios para a saúde.

Valor Nutricional Da Gelatina:

Em termos da composição nutricional da Gelatina, é uma boa fonte de numerosas vitaminas , minerais e compostos orgânicos, incluindo cobre , selênio e fósforo, além de ser uma excelente fonte de proteínas. Por peso seco, a gelatina é 98-99% de proteína, mas não contém todos os aminoácidos necessários para os seres humanos, o que significa que não é uma fonte completa de proteína. No entanto, ainda é uma fonte importante de muitas proteínas que nosso corpo precisa.

Benefícios da Gelatina Para Saúde:

1. Ela Ajuda a Aumenta a Saúde da Pele:

Como mencionado acima, a Gelatina é cozida colágeno. E o colágeno é a proteína estrutural que ajuda a manter a elasticidade da pele e a manter a pele suave, rechonchuda e macia. Nossos corpos naturalmente produzem colágeno, mas à medida que envelhecemos, começamos a produzir menos. De fato, pesquisas mostram que a produção natural de colágeno começa a diminuir em 1% a partir dos 20 anos.

2. Boa Para o Cabelo e Unhas a Crescer Mais Rápido:

Se o seu cabeleireiro decolou demais durante o seu último corte (ou você simplesmente não consegue fazer o cabelo crescer), a proteína da Gelatina pode ajudar seu cabelo a crescer mais rápido e mais grosso.

3. Ajuda a Repara o Intestino + a Digestão:

A Gelatina é rica em aminoácidos glicina (na verdade, a Gelatina é aproximadamente 30% de glicina), o que ajuda a reparar o revestimento intestinal, fortalecendo e protegendo a camada de membrana mucosa do estômago.

4. Suporta o Sistema Imunológico:

Aproximadamente 80% das células do sistema imunológico estão localizadas no intestino, o que significa que seu sistema imunológico é um reflexo de sua saúde digestiva.

5. Combate e Protege as Articulações:

As extremidades de nossos ossos são cobertas (ou “protegidas”) com cartilagem, que é formada de colágeno. A cartilagem impede que nossos ossos se esfreguem, o que causa dor e inflamação.

À medida que envelhecemos, nossa cartilagem pode começar a se degradar, o que não só causa dor, mas também perda da motilidade articular e condições articulares inflamatórias crônicas, como a osteoartrite

6. Gelatina Repara Cabelos Danificados:

Uma máscara capilar de gelatina pode ajudar a restaurar o brilho natural em cabelos sem brilho, secos ou danificados.

Se você já ouviu falar de mexer ovos e aplicá-los ao seu cabelo para a umidade natural, a gelatina tem os mesmos benefícios: ajuda a fornecer proteína e umidade à haste capilar, o que é necessário para fortalecer e melhorar a textura do seu cabelo.

7. Gelatina Ajuda a Reduzir a Inflamação:

Como mencionado acima, a gelatina é rica no aminoácido glicina. A glicina tem poderosas propriedades anti-inflamatórias e tem demonstrado reduzir a inflamação no sistema digestivo e cardiovascular.

8. Gelatina Equilibra Hormônios:

Os hormônios são os mensageiros químicos que regulam todas as funções do seu corpo, do seu metabolismo ao seu ciclo de sono. Quando seus hormônios estão funcionando perfeitamente, você se sente energizado, mantém um peso saudável e, em geral, tem um humor mais feliz.

9. Gelatina Reduz Sinais de Envelhecimento:

Um estudo mostrou que a ingestão regular de suplementos de colágeno era tão eficaz na redução de rugas e sinais de envelhecimento quanto procedimentos estéticos. O estudo afirmou que, quando ingerido, o colágeno pode atingir diretamente a derme da pele, o que é necessário para que o aparecimento de linhas finas e rugas se desvanece.

10. Combate e Previne as Celulites:

A celulite é a ruína da existência de muitas mulheres: é quase inevitável, e é difícil se livrar (não importa quantos agachamentos você faça).

A razão pela qual temos celulite à medida que envelhecemos é devido a uma diminuição na produção de colágeno e elasticidade da pele. O exercício regular e a evitação de alimentos que destroem o colágeno (como o açúcar refinado e gorduras trans) são importantes para a prevenção da celulite, mas a adição de Gelatinas à sua dieta pode ajudar a estimular seus esforços porque estimula a produção de colágeno.

11. Gelatina Fortalece os Dentes:

Muitas vezes relacionamos o colágeno à pele saudável e ao anti-envelhecimento, mas você sabe que o colágeno é também o bloco de construção dos dentes e ossos, Como o colágeno é encontrado no esmalte dos dentes, a adição de Gelatinas à sua dieta pode ajudar a fortalecer os dentes e prevenir doenças na gengiva, cárie dentária e perda de dentes.

12. Ajuda o Fígado de Desintoxicação:

Produtos animais, como frango, peixe, carne e ovos, são ricos em metionina. A metionina é um aminoácido essencial, o que significa que não podemos sobreviver sem ela – mas, quando consumida em excesso, pode se acumular no sangue, o que causa inflamação sistêmica.

13. Promove Sono Repousante:

As Gelatinas tem sido recomendada como auxiliar de sono para aqueles que têm dificuldade em adormecer e permanecer dormindo, especialmente devido ao estresse. Isso ocorre porque a glicina age como um neurotransmissor e ajuda a reduzir a ansiedade e melhorar a qualidade do sono.

Veja Também Outros Benefícios da Gelatina Para Saúde:

  • Estimula o crescimento muscular (ajuda a formar músculos)
  • Deixa unhas e cabelos mais fortes e bonitos
  • Acelera o metabolismo (ajuda a emagrecer )
  • Tonifica a pele do corpo e rosto
  • Melhora a digestão
  • Estimula o sistema imunológico
  • Fortalece os vasos sanguíneos
  • Desintoxica o corpo
  • Fortalece os ossos
  • Reduz a inflamação das articulações
  • e ainda ajuda a acelerar a cicatrização de feridas.
Sair da versão mobile