Frutas

Cuieira é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 06/04/2018 (atualizado em 04/09/2021)
cuieira origem

Cuieira é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios. Além disso, A Cuieira é uma árvore baixa, muito frondosa e de caule tortuoso. Na época de sua frutificação a quantidade de frutos é tão grande que os seus galhos vergam ao peso dos mesmos.

Todavia, o decocto e o extrato da casca da Cuieira é muito eficaz para a cura da enterite membranosa e da hidropsisia; o suco já foi muito empregado na Medicina caseira como antispasmódico e antitétanico e é nocivo aos suínos; a polpa do fruto ainda verde, embora amarga e até mesmo corrosiva.

Cuieira é eficiente contra a hidrocele, sendo ainda que, reduzida à calda açucarada, torna-se um remédio febrífugo, purgativo e expectorante, muito útil contra a clorose e as doenças que afetam as vias respiratórias. Na França era com essa polpa fabricado um xarope (sirop de Cale-vasse) que teve muita voga em toda a Europa.

Quando a polpa da Cuieira já está madura tem aplicação como remédio abortivo sobre o gado que a come em época de escassez, mas também é usada em cataplasmas para acalmar as dores de cabeça; as sementes são comestíveis, cozidas ou assadas, principalmente no México.

Ainda cm tempos remotos, outras virtudes medicinais lhe eram atribuídas como, por exemplo, benéfica para a cura da erisi-pela e diversas moléstias da pele, para a facilitação de partos e extração das secundinas, método usado pelos índios que aplicavam as folhas aquecidas sobre o ventre das parturientes. Muito cultivada no Brasil, da Amazônia até o Rio de Janeiro e Goiás.

O que e a Cuieira?

A Cuieira é uma árvore baixa, chegando a medir cerca de 15 metros de altura, porém muito frondosa. Ela possui o caule tortuoso, fornecendo madeira castanho amarelada com veias mais escuras. Ao mesmo tempo que é flexível é bastante forte. Na época de sua frutificação a quantidade de frutos é tão grande que os seus galhos vergam devido ao peso.

Ela é bastante comum no Brasil, sendo identificada com mais facilidade da Amazônia até o Rio de Janeiro, passando por Goiás. Dependendo do local onde é encontrada pode ser conhecida por vários outros nomes. Entre os principais, destaque para árvore-de-cuia, cabaceira, coité, cuité e cuiteseira.

Propriedades da Cuieira:

A Cuieira possui muitas propriedades terapêuticas. Elas fazem parte do conhecimento popular há muitos anos. Nesse sentido, muitas partes da planta podem ser utilizadas. O decocto e o extraio da casca são muito eficazes para a cura da enterite membranosa e da hidropisia. O suco da Cuieira já foi muito empregado na medicina caseira como antispasmódico e antitétanico e é nocivo aos suínos.

A polpa do fruto ainda verde, embora amarga e até mesmo corrosiva, é eficiente contra a hidrocele, sendo usada também como remédio febrífugo, purgativo e expectorante. A planta é muito útil contra a clorose e as doenças que afetam as vias respiratórias. Comprovadamente, a planta pode ser usada para tratar problemas respiratórios, como a asma e dores de cabeça.

É uma árvore baixa, muito frondoso e de caule tortuoso. Mede até 16m de altura. Na época de sua frutificação a quantidade de frutos é tão grande que os seus galhos vergam ao peso dos mesmos.

Origem da Cuieira:

Na França era com essa polpa fabricado um xarope (sirop de Calevasse) que teve muita voga em toda a Europa. Quando a polpa já está madura tem aplicação como remédio abortivo sobre o gado que a come em época de escassez, mas também é usada em cataplasmas para acalmar as dores de cabeça; as sementes são comestíveis, cozidas ou assadas, principalmente no México.

Ainda em tempos remotos, outras virtudes medicinais lhe eram atribuídas como, por exemplo, benéfica para a cura da erisipela e diversas moléstias da pele, para a facilitação de partos e extração das secundinas, método usado pelos índios que aplicavam as folhas aquecidas sobre o ventre das parturientes,

Benefícios da Cuieira Para Saúde:

1. Auxilia na Perda de Peso:

Muitas pessoas utilizam a alga por suas propriedades emagrecedoras, e este é de fato um dos principais benefícios da Cuieira comprovados pela ciência.

2. Fortalece o Ossos:

Perder a densidade mineral óssea é um grande problema para muitas pessoas à medida que envelhecem, especialmente para mulheres pela menopausa. Felizmente, a Cuieira foi mostrada para evitar a perda de densidade óssea em várias partes do corpo, devido a sua rica mistura de vitaminas, nutrientes e componentes químicos com efeitos hormonais.

3. É uma Ótima Fonte de Glutationa:

Ao mesmo tempo em que o sol é indispensável para a fotossíntese, ele também leva à formação de radicais livres. Para se proteger destes agentes que poderiam causar até mesmo a morte da alga, a Cuieira sintetiza a sua própria glutationa.

4. Melhora a Saúde da Pele:

O extrato da casca da Cuieira ainda tem a eficácia de proteger nosso corpo contra raios ultra violetas. Além disso, ele ainda ajuda a prevenir o câncer de pele.

5. Auxilia na Desintoxicação:

Regularmente somos expostos a uma série de metais pesados sem sequer nos darmos conta. Alguns deles, como o chumbo, urânio, alumínio, cádmio e mercúrio acabam se alojando nos ossos e no sistema nervoso central, e com o passar do tempo podem levar a uma intoxicação severa. A Cuieira elimina essas toxinas.

6. Combate as Dores:

Cuieira também é usada como narcóticos para tratar condições relacionadas com a dor. E são utilizadas no tratamento de doenças respiratórias, doenças infecciosas, diarreia e distúrbios do sono.

7. Previne a Anemia:

O alto teor de ferro da Cuieira fazem dela uma ótima opção para evitar a anemia, já que a alga estimula a produção de células vermelhas (hemácias). E um nível adequado de hemácias garante o fornecimento de oxigênio para todos os tecidos, como os músculos e o cérebro.

8. Atua Como fonte de Energia:

Como citado acima, a Cuieira é rica em proteínas que também podem beneficiar o corpo por ser uma fonte de energia. O consumo dessa fruta em sua dieta lhe proporcionará energia suficiente durante programas perda de peso.

Como Usar a Cuieira:

O suco da Cuieira já foi muito empregado na medicina caseira como antispasmódico e antitetânico e é nocivo aos suínos; a polpa do fruto ainda verde, embora amarga e até mesmo corrosiva, é eficiente contra a hidrocele, sendo ainda que, reduzida à calda açucarada, torna-se um remédio febrífugo, purgativo e expectorante, muito útil contra a clorose e as doenças que afetam as vias respiratórias.

Malefícios da Cuieira:

Como foi dito no início do texto, a Cuieira é uma planta venenosa, por isso se deve tomar bastante cuidado ao utilizá-la. Entre os animais, por exemplo, mais precisamente para o gado, ela possui efeito abortivo. Já em relação ao uso medicinal, vale a pena consultar um médico. Ele é o profissional mais indicado para certificar a utilização segura.

Sair da versão mobile