Frutas

Cupuaçu fruta: 40 benefícios, informação nutricional e malefícios

Por Alan Costa, em 19/03/2018 (atualizado em 31/07/2021)

Cupuaçu vulgarmente conhecido como Cacau Brasileiro, Copoasu, Cacau de Florix Grande, Cupuasu, Cupuaçu, Cupuazú e Cupu Assu está relacionado ao Cacau.

Comum em toda a bacia amazônica, é amplamente cultivado nas selvas da Colômbia, Bolívia e Peru e no norte do Brasil, com a maior produção no Pará, seguida pelo Amazonas, Rondônia e Acre.

O fruto cientificamente conhecido como Theobroma Grandiflorum é normalmente pronunciado como (koo-poo-ah-soo).

Ele pertence à família do cacau e cresce a uma altura de 12-20 metros.

O fruto da árvore, que é chamado pelo mesmo nome, tem sido uma fonte primária de alimento para nativos na floresta durante séculos e tem uma polpa cremosa e exótica no centro de um melão grande.

Valor Nutricional do Cupuaçu

O Cupuaçu contém fitonutrientes; nove antioxidantes poderosos como vitamina A, Vitamina C, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, aminoácidos, polifenois únicos; fibras, e atém mesmo possui minerais como fósforo, cálcio, selênio, aminoácidos e ácidos gordos essenciais. Então, confira detalhadamente os Benefícios do Cupuaçu Para Saúde:

Benefícios do Cupuaçu Para Saúde

1. Trata o Envelhecimento Precoce:

O fruto atua como um excelente produto para a saúde da pele e para os cabelos e, por ser rico em antioxidantes, o Cupuaçu combate o envelhecimento precoce da pele.

2. Combate a Fadiga:

O fruto também tem propriedade energéticas mesmo com a ausência de cafeína, e são poucos os frutos da família do cacau que apresentam isso. Dessa forma, o Cupuaçu combate doenças como fadiga.

3. Controla a Pressão Arterial:

O Cupuaçu ainda é muito bom para o controle das taxas de colesterol LDL no sangue, evitando assim que a pressão arterial se eleve muito.

4. Melhora a Saúde Cerebral:

O fruto possui ótimos antioxidantes, e por isso ele ajuda a melhorar algumas funções cerebrais, incluindo a função cognitiva.

5. Combate Doenças Oculares:

O fruto também é rico em vitamina A e betacaroteno (derivado da vitamina A), que juntas cuidam dos olhos prevenindo doenças como catarata e degeneração macular.

6. Rico em Antioxidantes:

O Cupuaçu é surpreendentemente rico em antioxidantes, que além de ajudar na regulação de colesterol do corpo, também aumentam a atividade cerebral e neutralizam os radicais livres.

7. Combate Rachadura nos Pés:

A manteiga de Cupu por ser rica em colágeno, pode ser utilizada também para tratar pés rachados e amaciar cutículas dos pés e das mãos.

8. Afrodisíaco Natural:

As sementes do fruto têm propriedades afrodisíacas, e eram mascadas nas tribos pelos casais recém casados para aumentar a fertilidade.

9. Fortalece a Saúde do Cabelo:

Os antioxidantes do Cupuaçu ajudam na proteção da pele e cabelo, uma vez que fazem parte do processamento de fabricação de colágeno. Além de combater micro infecções, ele ainda ajuda na renovação da pele e dos cabelos dos danos ocasionados pelos raios solares.

 

10. Cupuaçu Para Pele:

O fruto também ajuda a firmar a pele e evitar ressecamento, pois é rico em Vitamina C, importante para formação do colágeno na pele.

11. Regula os Níveis de Colesterol:

Os ácidos graxos encontrados no fruto ajuda a reduzir o colesterol ruim e mantém o colesterol bom, que ajuda a manter um coração saudável.

12. Alivia Dores:

As sementes do fruto podem aliviar a dor nas diferentes partes do corpo. Aqueles que optam por remédios naturais para aliviar a dor devem mastigar lentamente as sementes de Cupuaçu.

13. Evita ocorrência de um AVC:

A ingestão da vitamina A presente na fruta ajuda na redução dos riscos de acidente vascular cerebral. A dieta com base nesta fruta também faz com o nível de pressão arterial esteja sempre adequado.

14. Aumenta a Imunidade:

A vitamina C presente no fruto é amplamente conhecido pela sua contribuição para o sistema imunológico do corpo, pela estimulação dos vasos brancos do sangue.

15. Diminui a Hipertensão

Os hipertensos possuem um alto risco de desenvolver as tão temidas doenças cardiovasculares, mas com o auxílio da Vitamina C presente no Cupuaçu, a pressão arterial do corpo tende a reduzir.

16. Ajuda a Combater o Câncer:

De acordo com estudos recentes, o consumo adequado da fruta auxilia na diminuição dos riscos de vários tipos de câncer, como de pulmão, boca, cordas vocais, garganta, do cólon, reto, estômago e esôfago.

17. Previne o Escorbuto:

O escorbuto começa a aparecer devido ao enfraquecimento dos vasos, tecidos, ossos e sangue conjuntivo que incluem o colágeno. Entretanto, a vitamina C presente no Cupuaçu é considerado um poderoso antioxidante necessário para a produção de colágeno.

18. Melhora a Visão:

A vitamina A também encontrada no fruto está diretamente ligada à visão, uma vez que ajuda os olhos à reconhecerem e se adaptarem a pequenas quantidades de luz, como a visão noturna.

19. Embeleza Unhas e Cabelos:

A saúde e vitalidade dos cabelos e das unhas, está diretamente ligada aos excessos ou carências de vitaminas. Entretanto, para obter um aspecto de pele saudável, recomenda-se uma alimentação de Cupuaçu.

20. Melhora a Vida Sexual:

Com uma ingestão de Cupuaçu, você pode permitir uma boa produção de esperma, além de favorecer no período menstrual a evitando fadiga.

Outros Benefícios do Cupuaçu Para Saúde:

  • Auxilia o desenvolvimento do feto:
  • Previne cáries;
  • Melhora o aspecto da pele;
  • Combate gripe e resfriado;
  • Previne osteoporose;
  • Previne Cataratas;
  • Fortalece os ossos;
  • Melhora a saúde do coração;
  • Melhora o tecido ósseo;
  • Combate toxinas e radicais livres;
  • Aumenta a fertilidade de esperma.

 

Sair da versão mobile