Benefícios das Plantas

Tulipa é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 04/04/2018 (atualizado em 11/09/2021)
tulipa

A Tulipa por sua beleza e facilidade de cultivo, é usada em jardins e decoração ambiente com plantas vivas, pode ser também usada para curar doenças, segundo tradições populares.

Suas flores vermelhas, de algumas espécies, e laranjas de outra, da que tratamos aqui chamam atenção por sua beleza. Ela crescem em tufos de hastes, as folhas, e as flores no meio. É usada em quase todo o Brasil e também em países vizinhos. Sua principal particularidade são os seus bulbos que são mais usados na medicinal alternativa. São parecidos com cebolas e é usado para fazer suco ou chá.

Encontrada no nosso Planeta em pelo menos cem espécies, ela apresenta folhagem alongada, ovalada ou no formato de lanças. Do núcleo destas folhas ergue-se um caule aprumado, no qual desponta uma única flor constituída de seis pétalas.

As técnicas evoluem com o tempo, a gente sabe. E eu tenho a certeza de que, no meu tempo de faculdade de agronomia não se falava em cultivar tulipas em país tropical ou subtropical. Tulipa precisa do frio para rebrotar na primavera claro que isso não é um fator impossível, bastará ter uma boa geladeira disponível para acondicionar os bulbos durante o tempo necessário.

Parece esquisito a gente falar de cultivar Tulipa aqui no Brasil afinal, Tulipa é a cara da Holanda, um país frio lá para cima, não é? Claro, sim, é verdade mas, saiba que é possível cultivar tulipas aqui. De um jeito cuidadoso, meio complicado mas, saiba que o resultado vale a pena.

Há diversas espécies de Tulipas cultivadas e híbridas, por isso a grande variedade de cores que estas flores podem apresentar. Originariamente, a Tulipa é nativa dos campos da Turquia e foi levada para a Europa há muito tempo. Sua adaptação aos campos holandeses gerou novas qualidades nesta planta ornamental.

Benefícios da Tulipa Pra Saúde:

1. Auxilia no Tratamento da Asma:

As raízes são eméticas e laxantes e são usadas para tratar asma, biliosidades e induzir ao vômito. As flores têm ação antiespasmódica e é recomendada na tosse convulsa.

2. Trata o Aparelho Respiratório:

Esta erva particular também é utilizada para curar a bronquite, sinusite, juntamente com outras dificuldades do trato respiratório superior e inferior.

3. Combate Dores no Estomago:

O planta também tem ação emética e purgante, é usado macerado em água, cozido e torrado, para tratamento de dores de estômago.

4. Possui Efeitos antifúngicos:

Comum em muitos locais quentes ao longo de rios, bem como lagos, a Tulipa é realmente uma planta que também tem qualidades antifúngicos. De acordo com uma pesquisa, a Tulipa possui a aglutinina lectina. Em outras pesquisas, a lectina aglutinina tem qualidades de ligação de quitina que levam ao poderoso antifúngicos, bem como características antibacterianas leves.

5. Benefícios da Tulipa Para Saúde Espiritual:

Afeta, especialmente, ao chakra laríngeo, da comunicabilidade, proporcionando autoconfiança e capacidade de verbalizarmos o que somos e pensamos.

6. Trata Infecções do Trato Urinário:

Junto com a vitamina C, bem como beber o chá feito a partir de Tulipas pode facilmente ajudar ainda mais na gestão de uma infecção da bexiga, simplesmente reduzindo a dor da bexiga ou mesmo uretra. Consumir chá de Tulipa incentiva a micção, que elimina do corpo a infecção levada pela bactéria.

7. Tulipa na Inibição do Câncer:

A planta inibe vários tipos de canceres, seja no reto, seja na boca, seja no pulmão que ocorre no tecido quando o crescimento desordenado de células começa a invadir.

8. Trata Caspa:

Massagear o couro cabeludo com coco ou óleo de mostarda infundidos com folhas de Tulipa seca e deixá-lo durante a noite é um tratamento muito eficaz para a caspa. Suco extraído por esmagamento folhas de Tulipa frescos também é massageado no couro cabeludo para tratar a caspa.

9. Auxilia no Tratamento Emocional:

No tratamento emocional, esta flor afasta a timidez daqueles que precisam aprender a mostrar sua verdadeira essência.

10. Estimula a Libido:

Tulipa atua como um estimulante da libido, uma vez que aumenta o nível de testosterona e também ajuda o organismo na sua manutenção por um período mais longo. É um remédio eficaz para melhorar a libido.

11. Beneficia o Sistema Nervoso:

A Tulipa é considerada uma flor que ajuda na limpeza e liberação dos centros nervosos e chakras, expandindo-os.

12. Atua como um Hemostático:

Tulipa também é conhecida por suas propriedades prendedororas de sangramento local. Ela contribui com hemorragia interna como menstruação excessiva, hemorragia vaginal, hemorróidas, hemorragia pulmonar e do estômago, e sangramento pilhas formadas no corpo.

13. Possui Propriedades Laxantes:

As raízes da Tulipa são eméticas e laxantes e são usadas para tratar asma, biliosidades e induzir ao vômito. As flores têm ação antiespasmódica e é recomendada na tosse convulsa.

14. Benefícios da Tulipa Para Gota:

As Tulipas trazem alívio a aqueles que têm excesso de ácido úrico desenvolvido dentro de seus corpos. Isto porque ela trabalha para erradicar este excesso de ácido úrico em particular, bem como a reduz alguns sinais da doença.

15. Previne o Câncer:

A Tulipa inibe vários tipos de canceres, seja no reto, seja na boca, seja no pulmão que ocorre no tecido quando o crescimento desordenado de células começa a invadir.

Outros Benefícios da Tulipa Para Saúde:

  • A Tulipa é considerada uma flor que ajuda na limpeza e liberação dos centros nervosos e chakras, expandindo-os;
  • No tratamento emocional, esta flor afasta a timidez daqueles que precisam aprender a mostrar sua verdadeira essência;
  • A provocação do chá reduz o eczema, bem como a acne;
  • Possui altos níveis de antioxidantes, incluindo a quercetina, taninos, miricetina e catequina;
  • Sua ação terapêutica nas membranas mucosas faz com que seja uma erva altamente eficaz para dores de garganta;
  • Ajudar a estimular a micção, eliminando o excesso de toxinas, sais, fluidos e até gordura;
  • Têm sido utilizadas historicamente para tratar a artrite, bem como para os músculos doridos;
  • Afeta, especialmente, ao chakra laríngeo, da comunicabilidade, proporcionando autoconfiança;
  • O planta também tem ação emética e purgante, é usado macerado em água, cozido e torrado, para tratamento de dores de estômago;
  • As raízes são eméticas e laxantes e são usadas para tratar asma, biliosidades e induzir ao vômito;
  • Tem níveis elevados de ferro, o que torna boa para combater a anemia, bem como fadiga;
  • Tem potentes propriedades anti-bacterianas, portanto, pode tratar uma infecção;
  • Acredita-se que seja uma importante aliada para os ossos;
  • Tulipa proporcionaram uma diminuição nos espirros, bem como comichão em indivíduos com febre do feno;
  • Pode ajudar a curar as células mais rápida e melhorar a aparência das áreas afetadas.

Malefícios da Tulipa Para Saúde:

O uso medicinal não é comprovado cientificamente. Além dos benefícios, foi encontrado também nos bulbos substâncias consideradas tóxicas, usar com cuidado.

Sair da versão mobile