Nutrientes

Kaempferol: Para que Serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 14/05/2018 (atualizado em 15/09/2021)

O Kaempferol é uma alternativa saudável para gerenciamento de peso com ação antidiabética. Composto por flavonoides obtidos da raiz de diversas plantas inibe a atividade da síntese de ácidos graxos e a lipogênese, além de estimular o fator de transcrição NrF2, presente no tecido adiposo, promovendo a redução de gordura.

Comparativos realizados entre os polifenóis do Kaempferol e as catequinas do chá verde, mostraram que este flavonoide é um inibidor mais potente de FASN (atividade da síntese de ácidos graxos). Também atua na prevenção do diabetes e desordens metabólicas, pois promove o aumento do consumo energético e da sensibilidade à insulina.

O que é o Kaempferol?

O Kaempferol é um flavonol natural, um tipo de flavonoide, que ocorrem múltiplas plantas e está presente em diversos alimentos derivados de vegetais e frutos. No seu estado puro, o Kaempferol é um sólido cristalino de coloração amarelada, com um ponto de fusão de 276-278 ºC, ligeiramente solúvel em água e fortemente solúvel em etanol aquecido, éteres, e DMSO. Do ponto de vista fisiológico, age como um antioxidante ao reduzir o stress oxidativo e vários estudos sugerem que o consumo deste flavonoide pode reduzir o risco de vários cancros em humanos.

Propriedades e Benefícios do Kaempferol:

Alguns estudos epidemiológicos têm encontrado uma associação positiva entre o consumo de alimentos contendo Kaempferol e redução do risco de desenvolvimento de várias doenças, tais como o cancro e o risco de doença cardiovascular. Muitos estudos pré-clínicos demonstraram que esse flavonoide têm uma ampla gama de atividades farmacológicas, incluindo antioxidantes, anti-inflamatórios, antimicrobianos, anti-cancro, cardioprotetor, neuroprotetor, anti-diabético, anti-osteoporóticas, estrogénica / antiestrogénica, ansiolítico, analgésico, e antialérgico.

Muitos glicosídeos do Kaempferol, como a kaempferitrina e a astragalina, foram isolados como produtos vegetais naturais. O consumo deste flavonoide no chá e brócolis tem sido associado com um risco reduzido de doença cardíaca. Um composto relacionado, a naringenina, pode estar presente ao mesmo tempo, como na toranja.

O Kaempferol dá as flores de Acácia decurrens e Acacia longifolia sua cor. Propriedades de antidepressivos foram relatadas em testes em animais. Estes flavonoides funcionam sinergicamente reduzindo a proliferação celular das células cancerígenas, sendo mais eficientes se trabalharem individualmente.

Esta foi uma demonstração por Ackland ML et al (In vivo, 2005), intitulada “A ação antiproliferativa sinérgica de flavonoides quercetina e Kaempferol em linhas celulares de câncer humano. Um estudo sobre “a inibição da função de P-glicoproteína e expressão de campferol e quercetina” realizada pela Universidade de Chiang Mai, Tailândia, descobriram que campferol luta contra o cancro, reduzir a resistência das células cancerosas a substâncias anti-câncer, como o yinbalstine e o paclitaxel.

Para que Serve o Kaempferol?

Como relatado anteriormente, devido as suas muitas propriedades o Kaempferol ajuda a tratar e prevenir diversas doenças, tais como: câncer, doenças cardiovasculares, diabetes, alergias, inflamações e muitas outras condições de saúde.

Onde Encontrar o Kaempferol?

O Kaempferol é encontrado em muitas plantas comestíveis. Esse flavonoide foi encontrado na Allium ampeloprasum, A. cepa, A. schoenoprasum, Amaranthus lividus, Angelica keiskei, Armoracia rusticana, Dracunculus Artemisia, Atriplex hortensis, Brassica campestris, B. juncea, B. napobrassica, B. oleracea, B. rapa, Bunias orientalis, Camellia sinensis, alcaparra, argentea celosia, Cichorium endivia, Citrus paradisi, e C. Cnidoscolus aconitifolius chayamansa, Coccinia grandis, Cucumis sativus, Cucurbita maxima, guar, Diplotaxis erucoides.

Também é encontrado em muitas espécies de plantas comumente utilizadas na medicina tradicional, como a Acacia nilotica, Adansonia digitata, Albizia lebbeck, Aloe vera, cearensis Amburana, Ammi majus, Angelica keiskei, japonica Ardisia, Bauhinia forficata, Bauhinia microstachya, Bunium Persicum, alcaparra, Cassia alata, Centella asiatica, Chromolaena odorata, Cissus sicyoides.

Sair da versão mobile