Benefícios das Plantas

Malmequer é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 04/04/2018 (atualizado em 31/08/2021)

A Malmequer possui ricas propriedades medicinais que promovem e beneficiam a saúde do copo humano. A planta de aspecto subarbustico, formando tufos de 50 a 90cm de altura. É viscosa e está revestida por uma resina segregada pelos pelos secretores que cobrem as folhas e as brácteas dos capítulos.

As flores se desenvolvem solitárias na extremidade da ramificação, são semelhantes às do girassol e apresentam odor balsâmico e sabor amargo persistente.

Também identificada como calêndula, é conhecida como Malmequer, pois, assim como a Margarida, é muito usada na brincadeira do “bem me quer, mal me quer”, que consiste em arrancar, uma por uma, as pétalas da flor, questionando se o seu amor ainda lhe quer. A última pétala é a que vai indicar se a resposta é sim ou não.

A Malmequer são flores popularizadas por suas propriedades cicatrizantes e anti-sépticas e, embora seja o nome utilizado pela medicina para designar a planta, é também uma designação comum na Botânica a diversas espécies de uma determinada família que possui mais de 20.000 espécies subdivididas em aproximadamente 1.100 gêneros.

É uma herbácea originária das Ilhas Canárias e região Mediterrânea, com 40 a 60 cm de altura, que possui flores pequenas e muito duráveis. Sua coloração gira em torno de tons amarelos e alaranjados.

Floresce anualmente e é cultivada para flores de corte, em jardins ou em canteiros, com terra bem preparada e incorporada a um bom material orgânico. É resistente a baixas temperaturas do inverno. Suas delicadas flores são pequenas, reunidas em ramos, simples ou dobradas, bastante duradouras, com várias tonalidades.

Valor Nutricional da Malmequer:

A Malmequer possui ricas propriedades como: Adstringente; Analgésica; Anestésica; Antibacteriana; Antiabortiva; Antiespasmódica; Antifúngica; Anti-inflamatório; Bactericida; Calmante; Cicatrizante e Febrífuga. Então, confira agora os Benefícios da Malmequer Para Saúde:

Benefícios da Malmequer Para Saúde:

1. Melhora a Saúde da Pele:

Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, a planta é frequentemente usado em preparações medicinais para curar erupções cutâneas, queimaduras, pequenos cortes, arranhões, picadas de insetos e outras irritações de pele suave.

Esta erva também contém propriedades regenerativas naturais, o que torna o remédio perfeito para tratar pequenos cortes e feridas. Aplicando esta salve erva nos lábios rachados torna mais suave e suppler instantaneamente.

2. Melhora a Saúde dos Cabelos:

A caspa é uma das principais causas de queda de cabelo. Outra causa é danificado couro cabeludo. Propriedades extraídas da Malmequer podem curar ambas as condições, dando o seu cabelo a chance de crescer mais forte. Suas propriedades regenerativas ajudar os folículos pilosos crescem em abundância, dando-lhe uma juba mais grosso.

3. Benefícios da Malmequer Contra a Gengivite:

O gargarejo regular usando o chá de Malmequer pode funcionar como uma lavagem de boca e pode curar uma série de doenças relacionadas boca como gengivite.

4. Combate Hemorroidas:

O Malmequer também podem ser utilizado para tratar a inflamação genital e hemorróidas. Um banho preparadas com suas folhas pode proporcionar alívio da dor e inchaço.

5. Melhora a Saúde Digestiva:

Você pode beber chá de Malmequer para manter os órgãos digestivos saudável. Isso funciona bem no fundo do corpo para tratar infecções da bexiga, dor de estômago e úlceras. Ela impede a ocorrência de doenças metabólicas, limpa o trato digestivo e ajuda a se livrar de quaisquer distúrbios relacionados com a digestão.

6. Benefícios da Malmequer Contra a Artrite:

Rica em vitaminas e minerais, a Malmequer funciona como uma bebida de saúde. Beta-caroteno encontrado nesta erva ajuda a reduzir os riscos que causam câncer, inflamações osteoarticulares e artrite reumatoide.

7. Alivia a Febre:

A febre alta não é uma doença em si, mas um sintoma de um problema de saúde subjacente. Mas a febre pode drenar você de energia e pode ser assustador também. A Malmequer pode trazer para baixo a temperatura do corpo com segurança, dando-lhe alívio de febre.

8. Combate a Dor de Garganta:

Outro uso maravilhoso da Malmequer é para aliviar uma dor de garganta. Ele pode até mesmo ser usado para curar amigdalite. As propriedades anti-inflamatórias de trabalho nas membranas mucosas inflamadas para proporcionar alívio imediato.

9. Benefícios da Malmequer Contra a Dermatite:

A Malmequer pode prevenir a ocorrência de dermatite, que é causada devido à exposição a radiação terapêutica. As pomadas à base da planta são também eficazes no tratamento de erupções fralda em lactentes.

10. Combate o Envelhecimento Precoce:

A pele seca não só parece pouco atraente, mas também pode levar a um envelhecimento prematuro. A Malmequer com as suas propriedades restauradoras, hidrata profundamente a pele, cura pele danificada e faz com que pareça mais jovem e suppler.

Na verdade, este o óleo da planta é seguro o suficiente para ser usado na delicada área ao redor dos olhos para tratar inchaço. Ele também pode ser usado para tratar a erupção da fralda.

Malefícios da Malmequer:

O consumo da Malmequer em forma de chá ou por quaisquer outros meios é contraindicado para gestantes, lactantes e crianças menores de 12 anos de idade. Frisamos que qualquer tratamento medicamentoso, seja ele farmacêutico ou natural, necessita de orientação e acompanhamento médico, visando a manutenção e zelo pela saúde do paciente. Caso sinta algum efeito indesejado, interrompa o uso imediatamente e contate um especialista.

Sair da versão mobile