Benefícios das Plantas

Java é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 09/04/2018 (atualizado em 06/09/2021)

Java é uma planta medicinal que pode estar presente em infusão ou cápsulas, usado principalmente por seu efeito diurético contra as infecções nas vias urinárias.

A planta é  um arbusto que pode chegar a medir até 1,20 metros de altura, porém são suas folhas que, quando secas, são usadas para tratar doenças. Tem origem asiática, entretanto, se deu bem nas regiões tropicais da América do Sul.

A Java, muito conhecida como bariflora, tem sua origem na Ásia, mas normalmente está presente em grande parte do mundo. Na América do Sul pode estar presente em regiões de clima tropical.

Como Usar a Planta Java:

A Planta Java pode ser usada para quem deseja emagrecer especialmente devido à sua ação diurética que ajuda na eliminação do excesso de líquidos, reduzindo o peso corporal e até mesmo o inchaço.

Além disso, como possui propriedades drenantes e depurativas, a planta é capaz de ajudar na eliminação do excesso de gordura corporal.

Para obter este objetivo, a planta, geralmente, é usada na forma de chá e cápsulas, da seguinte forma:

Geralmente, essas cápsulas também possuem fibras que ajudam a aumentar a sensação de saciedade e a diminuir a fome, facilitando assim, o emagrecimento.

Para garantir um melhor resultado, as cápsulas devem ser utilizadas juntamente com uma dieta equilibrada e pobre em carboidratos e gorduras, assim como um plano de exercício físico regular.

Como Preparar o Chá da Planta:

O chá da Planta é muito usado para tratar pedra nos rins e infecções urinárias e para prepará-lo, você deve colocar 6 a 12 gramas de folhas secas em 1 litro de água fervente e deixar repousar entre 10 a 15 minutos, filtrando a seguir. Depois, é recomendado beber o chá 2 a 3 vezes por dia.

Este chá ainda pode ser utilizado para tratar inflamações na pele, sendo para isso apenas necessário mergulhar uma compressa limpa e aplicar sobre o local afetado por cerca de uns 10 minutos.

Onde Comprar a Java:

A planta pode ser comprada em lojas de produtos naturais na forma de folhas secas para preparar chás e infusões ou sob a forma de cápsulas, especialmente usadas para ajudar a tratar o colesterol e ajudar no emagrecimento.

Bem, seu preço varia de acordo com a forma desejada, sendo que para cerca de 60 gramas de folhas secas, você pode comprar até pelo preço de 25,00 R$, enquanto que para as cápsulas é em média de uns 60 reais.

Malefícios da Java:

A Java é bem tolerada pelo corpo e, por isso, é pouco comum o surgimento de qualquer efeito colateral. Entretanto, quando usada na forma de chá possui um sabor muito intenso que pode facilitar o surgimento de vômitos ou náuseas.

Quem não Deve Utilizar a Planta Java:

Devido às suas propriedades, a Java não deve ser usada por grávidas ou mulheres que estão amamentando, assim como pessoas com insuficiência renal ou cardíaca.

Sair da versão mobile