Frutas

Macaúba fruta: 40 benefícios, informação nutricional e malefícios

Por Alan Costa, em 26/03/2018 (atualizado em 20/08/2021)

A macaúba é um fruto nativo do Brasil, que pode ser totalmente aproveitado, desde sua casca à polpa. Além de ser rico em vitaminas e minerais, esse alimento pode ser ainda transformado em um óleo muito nutritivo, e também tem um grande potencial para ser usado biocombustível.

A macaúba podem ser encontrada em quase todo o brasil e por isso é também conhecida por outros nomes, como macaúba, coco-baboso, bocaiuva e coco-de-espinho. Os frutos da macaúba são importantes para a fauna nativa, pois alimentam araras, cotias, capivaras, antas e emas.

A macaúba é uma palmeira pertencente à família Arecaceae é podem alcança até 20 metros de altura é são bastante resistente a queimadas e secas e ainda possui espinhos longos e pontiagudos.

Valor Nutricional da Macaúba

Quantidade por 100 gramas: A fruta é rica em carboidratos 14,0g; Proteínas 2,1g; Gorduras saturadas 7,1g; Gorduras monoinsaturadas 25,3g; Gorduras poli-insaturadas 6,5g; Fibra alimentar 13,4g; Cálcio 66,5mg; vitamina C 13,4mg; Piridoxina B6 0,0mg; Manganês 0,1mg; Magnésio 66,1mg; Lipídios 40,7g; Fósforo 43,9mg; Ferro 0,8mg; Potássio 305,8mg; Cobre 0,4ug; Zinco 0,7mg; Tiamina B1; Riboflavina B2; Sódio e além de fitoquímicos que auxiliam na prevenção e tratamento de doenças. Então, confira agora Os 40 Benefícios da Macaúba Para Saúde:

Benefícios da Macaúba Para Saúde

1. Fortalece as Articulações:

Ela ajuda a manter uma boa saúde das articulações e prevenir lesões durante a prática de exercícios físicos, que forçam muito as articulações.

2. Estimula o Apetite:

Se você tem um apetite fraco, ela é uma ótima opção para melhorá-lo. Estudos têm mostrado que ele pode relaxar a tensão do estômago, o que, em seguida, estimula o apetite.

3. Previne Contra o Câncer:

Como é uma boa fonte de fibra, ela remove os sais biliares e toxinas causadoras de câncer do cólon e outras áreas do corpo.Ela também é antibacteriano e anti-inflamatório, e pode ser usado ​​para retardar o progresso de alguns tipos de câncer , como os de mama e próstata.

4. Fornece Energia Para Corpo:

Ela pode ser utilizada como substrato para produzir energia no organismo e regular a glicemia, especialmente em dietas pobres em carboidratos.

5. Auxilia na Saúde da Pele:

o óleo dela possui um eficiente filtro solar que diminui o ressecamento da pele e também possui propriedades que proporcionam elasticidade para a pele e combatendo rugas e problemas na pele.

6. Regula os Hormônios:

Os hormônios também são substâncias no organismo formados por proteínas, e por isso para ter um bom equilíbrio hormonal é necessário consumir adequadamente esta fruta, pois ela é rica proteínas.

7. Auxilia no Emagrecimento:

Quem quer perder peso ou mantê-lo saudável deve certamente acrescentar a sua dieta diária. Essa erva não possui colesterol e é uma rica fonte de fibras dietéticas que ajudam a controlar o seu peso e podem manter o corpo em forma e livre de doenças.

Alem disso, a Macaúba, ajuda a dissolver a gordura que se acumula em áreas como o fígado, vesícula biliar, sistema linfático e muito mais.

8. Combate Gripes e Resfriados:

A Macaúba é um poderoso antioxidante e tem propriedades antissépticas que limpam o seu sistema, sendo assim um excelente tratamento para o resfriado comum.

9. Ajuda na Saúde do Coração:

A Macaúba também é uma grande fonte de Potássio , um substância que ajuda a controlar a frequência cardíaca e a pressão arterial. Além disso, Os Benefícios da Macaúba em sua dieta pode neutralizar o consumo elevado de sódio e outras substâncias que são perigosas para a saúde do coração.

10. Proporciona Saúde aos Olhos:

A macaúba é rica em betacaroteno que é um nutriente essencial para a saúde dos olhos.

11. Combate Parasitas Intestinais:

Parasitas intestinais são os habitantes indesejáveis ​​do sistema gastrointestinal, que podem causar desconforto e aumentar o risco de contrairmos várias doenças. A Macaúba é muito eficiente na eliminação desses parasitas, através de dois agentes antimicrobianos chamados timol e carvacrol, presentes nele.

12. Contém Benefícios Para o Cabelo:

A macaúba tem muitos benefícios para o cabelo, tanto para as raízes como para as pontas.

13. Aumenta o Sistema Imunológico:

A macaúba fortalece o sistema imunológico por ser rica em vitamina C;

14. Ajuda Ganhar Massa Muscular:

As proteínas presente nela são essenciais para a manutenção e aumento da massa muscular, pois para o músculo crescer é preciso ter, além da prática de atividade física regular, um consumo adequado de proteínas de boa qualidade, como as encontradas na Macaúba.

15. Combate os Radicais Livres:

Ela é um antioxidante poderoso e eficaz que protege nosso corpo de radicais livres que causam estresse oxidativo, ou “ferrugem celular”, que pode levar a uma série de condições médicas severas, como a aterosclerose, que podem causar doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.

16. Fonte de Betacaroteno:

A macaúba é uma excelente fonte de betacaroteno é um carotenoide (pigmento que se transforma em vitamina no organismo) é antioxidante , proporciona brilho e Fortalece o Cabelo. Quando ingerido o Betacaroteno pode se transformar em Vitamina A se o corpo estiver deficiente dessa vitamina.

17. Produz Biodiesel:

Estudos realizados por pesquisadores brasileiros apontam a macaúba como a nova aposta para alavancar a produção de biodiesel no Brasil. Atualmente, no país, a posição de destaque para a produção de biodiesel fica com a soja e o dendê, mas, embora a macaúba tenha um potencial menor para a produção de óleo, ela ganha pelo volume. Enquanto a soja rende mil litros de óleo por hectare, a macaúba rende cinco mil litros de óleo por hectare.

18. Utilizado Para Produtos Estéticos:

O óleo de macaúba utilizado para fins estéticos tem textura leve, podendo ser ministrado por indivíduos que tenham cabelos desde os crespos até os lisos, não afetando na oleosidade deste último. Sua aplicação pode ser feita tanto em cabelos úmidos como secos, contendo demais químicas ou não.

19. Fixa Tintura no Cabelo:

Se for colorir o cabelo, misture um pouco do óleo à tintura para que os fios sejam menos agredidos. Em sua composição, há antioxidantes que fazem com que a cor dure mais e demore mais tempo a desbotar.

20. Age Como Hidratante Capilar:

Sua propriedade hidratante é tão boa que consegue restaurar cabelos após químicas fortes, como alisamento e progressiva.

21. Pode ser Usado Como Carvão Vegetal:

O endocarpo do fruto da macaúba também está sendo estudado como forma de produzir carvão vegetal. Além disso, ele está sendo considerado superior ao carvão da madeira do eucalipto.

22. Combate Vírus:

A macaúba têm uma quantidade elevada de uma substância conhecida como ácido láurico, o ácido láurico é útil no combate de vírus, bactérias, que causam muitas doenças dentro do corpo.

23. Hidrata o Corpo:

A macaúba possui alta porcentagem de água e minerais que evitam a desidratação. Ela também é um bom aliado nos treinos ou academia, onde o gosto energético é muito grande. Por conter baixo teor de gorduras e de açúcares, macaúba não oferece calorias significativas. Além disso, em dias muito quentes é capaz de saciar a sede rapidamente.

24. Contém Antioxidantes:

Alguns dos minerais presente na macaúba, como o selênio e zinco principalmente, o tornam um poderoso antioxidante. É por isso, que a macaúba é muito utilizado em tratamentos de beleza, para preparar cremes e protetores solares, por exemplo.

25. Melhora o Funcionamento do Cérebro:

Apenas uma porção de macaúba  fornece 17% das necessidades diárias de cobre. Este mineral é responsável por ativar enzimas que desencadeiam a produção de neurotransmissores. Estes neurotransmissores são responsáveis pela transferência de informações de célula para célula. Este achado mostra uma grande promessa para o tratamento de doenças, como o Alzheimer.

26. Diminui o Colesterol:

Como macaúba e seu coração irá agradecer. Um estudo descobriu que a macaúba ajudou na redução do nível de colesterol.

27. Reduz a Inflamação:

Vários estudos indicam que o uso da macaúba pode reduzir a inflamação. Esfregue o óleo diretamente em seus músculos inchados para reduzir a inflamação.

28. Melhora a Digestão:

Caso esteja tentando perder peso ou quer aliviar alguns problemas de barriga,a macaúba pode ajudar. O óleo da macaúba ajuda seu corpo a absorver certas vitaminas e pode liberar as bactérias do seu sistema.

29. Reduzir o Estresse:

A macaúba contém altos níveis de Magnésio e cálcio. Esses nutrientes estão ligados ao menor estresse e menor tensão muscular. Na verdade, o Magnésio é conhecido como o mineral “relaxante” pois afeta o sistema nervoso parassimpático, que é responsável pelo relaxamento.

Outros Benefícios da Macaúba Para Saúde

  • Comer ela por dia ajuda na formação de novos tecidos, ela é muito útil para acelerar a recuperar de problemas como feridas e cortes de cirurgias;
  • O óleo dela tem a propriedade de manter a pele revitalizada através das suas propriedades energizadora e emoliente;
    Ela fortalece o sistema imunológico por ser rica em vitamina C;
  • A Macauba é rica em betacaroteno que é um nutriente essencial para a saúde dos olhos;
  • Ela são utilizada na alimentação, na indústria química, na fabricação de cosméticos, ceras e biodiesel;
  • Ela diminui a pressão arterial e diminui a probabilidade de hipertensão, bem como problemas de saúde graves que podem acompanhar a pressão arterial elevada;
  • A macauba é rica em betacaroteno que é um nutriente essencial para a saúde dos olhos;
  • Ela tem muitos benefícios para o cabelo, tanto para as raízes como para as pontas;
  • A Macauba também é antibacteriano e anti-inflamatório, e pode ser usado ​​para retardar o progresso de alguns tipos de câncer , como os de mama e próstata;
  • Ela é uma grande fonte de Potássio , um substância que ajuda a controlar a frequência cardíaca e a pressão arterial.
  • Comer ela por dia ajuda na formação de novos tecidos, ela é muito útil para acelerar a recuperar de problemas como feridas e cortes de cirurgias;
Sair da versão mobile