Benefícios dos Grãos e Cereais

Erva Doce é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 20/03/2018 (atualizado em 29/08/2021)
beneficio da erva doce

A Erva Doce tem diversas outras utilidades. Por exemplo: diminuir gases, retenção de líquidos, cólicas e problemas no estômago.

Hoje, você vai entender melhor os benefícios dessa erva também chamada de anis, funcho e finocchio. Um tipo de planta herbácea comestível usada na culinária, na perfumaria e na aromatização de bebidas.

O nome científico dela é Pimpinella anisum, e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, feiras livres, farmácias de manipulação e mercados.

Erva Doce é uma erva aromática e saborosa que tem vários usos culinários, bem como medicamentos. Se não tiver agora no seu armário de cozinha, você vai querer colocá-lo na sua lista de compras e torná-lo um agregado familiar depois de aprender mais sobre o assunto.

Além de seu uso popular como auxilio para um bom hálito, alivia uma série de doenças. Melhora a saúde do estomago devido a suas propriedades carminativa, antiespasmódico, anti-inflamatório,antimicrobiano, expectorante, diurético, emenagogo, depurativo e antioxidante.

Contém vitamina C, potássio, manganês, ferro, ácido fólico e fibra. Também é rica em fito nutrientes e tem uma alta concentração de óleos voláteis. Você pode desfrutar dos benefícios da Erva Doce para saude de sabor alcaçuz por aspersão em pães ou bolos antes de assar.

Adicione em saladas de frutas as raízes de Erva Doce fresca, em legumes salteados ou simplesmente masque sementes de Erva Doce após as refeições.

Valor Nutricional da Erva Doce:

A Erva Doce e rico em ferro, fósforo, cálcio, magnésio, manganês, zinco e vitamina K presentes em seus valores nutricionais, a Erva Doce pode ajudar a construir e manter a estrutura e a saúde em geral. Então confira agora os Benefícios da Erva Doce Para Saúde:

Benefícios da Erva Doce Para Saúde:

1. Benefícios da Erva Doce Para a Produção de Colágeno:

A vitamina C da Erva Doce, é um componente necessário para a produção de hidroxiprolina e hidroxilisina, ambas necessárias para ligar as moléculas que produzem colágeno. Isso, por sua vez, faz firmes e tonifica a pele. A deficiência de colágeno torna a pele aborrecida e sem vida. O colágeno rejuvenesce a pele das raízes e reduz as rugas e os sintomas do envelhecimento.

2. Formação de Hemoglobina:

A formação de hemoglobina é a principal função do ferro, que é rico na Erva Doce. Não só isso, uma vez que o ferro é uma parte da hemoglobina, que dá o tom escuro de vermelho para o sangue e também auxilia no transporte de oxigênio para as células do corpo.

A hemoglobina adicional é de vital importância porque os seres humanos tendem a perder sangue de várias maneiras, através de lesões, tanto internos como externos.

Mais notavelmente, as mulheres perdem quantidades consideráveis de sangue a cada mês durante os seus anos de menstruação, que é uma das principais razões por que as mulheres são mais propensos a sofrer de anemia do que os homens.

3. Saciedade:

Em contato com a água do estômago, as fibras solúveis se transformam em um gel, ajudando quem quer emagrecer por garantir saciedade e, claro, evitando os exageros durante a refeição. Elas também tornam a digestão mais lenta, mantendo a fome controlada por mais tempo.

4. Alivia as Dores:

Encontra-se ainda entre os benefícios da Erva Doce o alívio de diversas dores, sobretudo de dores de cabeça. Muitas pessoas que sofrem com dores de cabeça regularmente sofrem, na verdade, de deficiência do mineral.

5. Benefícios da Erva Doce Para Tratar Asma:

Pessoas com baixo nível de vitamina C têm uma grande chance de desenvolver asma. A maior ingestão de vitamina C diminuirá a produção de histamina no corpo, o que contribui para a inflamação. E uma ótima maneira de evitar a falta de vitamina C.

6. Câimbras:

A atividade e o relaxamento dos músculos dependem do potássio, presente na Erva Doce. Este relaxamento pode ser voluntário ou involuntário, em função do tipo de músculo que está trabalhando. Ao existir um déficit de Potássio, o músculo se mantém contraído e provoca as câimbras.

Se os espasmos musculares dolorosos nas pernas costumam ser muito familiares, pode ser devido à falta de potássio. Isso é muito comum nos atletas que treinam muito. Se este for o seu caso, é uma boa ideia tomar ocasionalmente uma bebida rica em eletrólitos que inclua o potássio.

7. Ajuda o Cérebro:

O aumento do desenvolvimento do cérebro é também um dos muitos benefícios da Erva Doce. Uma vez que o fornecimento de oxigênio no sangue é auxiliado por ferro e o cérebro utiliza cerca de 20% do oxigênio no sangue, ele está diretamente relacionado com a saúde do cérebro e suas funções.

O bom fluxo de sangue no cérebro pode estimular a atividade cognitiva e ajudar a criar novas vias neurais para prevenir distúrbios cognitivos como a demência e doença de Alzheimer, por isso a ingestão de ferro adequada e sua posterior oxigenação do cérebro é essencial.

8. Metabolismo:

O potássio da Erva Doce, regula os níveis de açúcar no organismo e ajuda na absorção de nutrientes. Por isso é um mineral de suma importância para os diabéticos, pois evita picos ou falta de açúcar. Ao regular a produção de insulina, o Potássio acaba auxiliando na perda de peso também, pois a insulina ajuda o organismo a acumular gordura.

9. Benefícios da Erva Doce Para Tratar Catarata:

Nossas pupilas exigem que a vitamina C funcione corretamente. A deficiência de vitamina C pode levar a catarata, onde as lentes se tornam cada vez mais opacas, provocando uma visão embaçada e levando a cegueira em adultos. Uma alta ingestão de Vitamina C luta contra as cataratas e aumenta a quantidade de fluxo sanguíneo para o olho. 1000 mg de vitamina C por dia para a catarata em suas trilhas e melhora a visão.

10. Prevenção de Doenças:

Muitos não sabem, mas o potássio tem função vasodilatadora, de modo que a prevenção de doenças cardiovasculares, é uma consequência também do item anterior a respeito do controle da pressão arterial. E a Erva Doce é rico nesse mineral.

Porque dessa forma, além de prevenir a pressão alta, ajuda a reduzir também o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral. Ou seja, cuidando da pressão sanguínea, o sistema cardiovascular pode ter suas funções melhoradas.

11. Diminui o Colesterol:

As fibras da Erva Doce formam uma espécie de gel que captura parte da gordura dos alimentos e altera a absorção do mau colesterol (LDL). Além disso, a fermentação das fibras no intestino produz componentes como ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), que reduzem a síntese de colesterol no fígado. Já as fibras insolúveis se ligam as sais biliares e também contribuem para a redução da absorção de parte de gorduras e do colesterol.

12. Para Atividades Física:

Como a Erva Doce pode favorecer as atividades físicas? Bom, primeiro é possível citar um ponto já mostrado na lista, que aborda o favorecimento do ganho de massa muscular e de sua resistência. Além disso, ele contribui para um bom controle hidro eletrolítico no corpo, reduzindo também a fadiga.

13. Benefícios da Erva Doce Para a Imunidade:

Uma dose saudável de vitamina C protege nosso corpo de infecções e mantém ossos e dentes saudáveis. Também melhora a capacidade do nosso corpo de reparar feridas e nos mantém imunes a bactérias, vírus e infecções. E uma maneira de consumir essa dose é adicionar a  na sua dieta.

Não só é um componente bem conhecido de nosso sistema imunológico, também é necessário para o colágeno, a principal proteína estrutural encontrada no tecido conjuntivo. A vitamina C, tomada por via oral, ajuda as feridas a cicatrizar mais rápido e melhor. Aplicado topicamente, protege a pele dos danos causados pelos radicais livres pela exposição aos raios UV.

14. Prevenção de Anemia:

A deficiência do ferro é uma das deficiências nutricionais mais comuns e a principal causa da anemia. Alimentos ricos em vitamina C, como a Erva Doce, ajudam a maximizar a capacidade do organismo na absorção de ferro.

Além disso, o aminoácido histidina, também presente na Erva Doce, também é útil no tratamento da anemia pois enquanto o ferro é o principal constituinte da hemoglobina, a histidina estimula a produção da hemoglobina, ajudando também na formação de vários outros componentes do sangue.

15. Uma Pele mais Jovem:

Como sabemos, a  Erva Doce é uma excelente fonte de vitamina C, e o colágeno, que é o sistema de sustentação da pele, é baseado em vitamina C. Esse nutriente é essencial e funciona como um antioxidante que ajuda na prevenção de danos causados pelo sol, poluição e fumaça. Essa vitamina também promove a capacidade do colágeno a suavizar rugas e melhorar a textura da pele.

16. Melhora na Regulação do Ciclo Reprodutivo e Cólicas:

O estrogênio encontrando na Erva Doce auxilia na regulação do ciclo reprodutivo feminino e também pode auxiliar na fertilidade. Além disso, a planta auxilia a regular adequadamente a ação hormonal no corpo, sendo usada em diversos produtos para reduzir os efeitos da TPM, como analgésico suave e agente relaxante para mulheres na menopausa.

Outro ponto dos benefícios da Erva Doce para as mulheres é que a planta possui qualidades antiespasmódicass, que ajudam a relaxar músculos lisos e reduzir os desconfortos de cólicas menstruais.

17. Benefícios da Erva Doce Para a Regulação do Intestino:

Tanto as suas fibras solúveis quanto as insolúveis possuem importante papel na atividade intestinal. A primeira capta água e provoca reações de fermentação, estimulando o crescimento de bactérias benéficas, que melhoram o funcionamento do órgão, garantindo frequência de evacuações. A segunda se liga à água e aumenta o bolo fecal, facilitando a sua eliminação e, consequentemente, previne a constipação.

18. Erva Doce na Estética:

Erva Doce é um ingrediente muito utilizado no mundo da cosmetologia. Uma das suas principais funções é remover as impurezas acumuladas na pele durante o dia. Somado a isso, o ingrediente também funciona como poderoso antirrugas. Devido aos efeitos calmantes, ela também entra na composição de sabonetes, shampoos, cremes e óleos de banho e massagem.

Dependendo da forma com que a Erva Doce é usada ela acalma a pele e traz a sensação de bem-estar. Como se ainda não bastasse, a substância relaxa, seja pelas propriedades presentes nela própria ou para outras funções, como o cheiro suave e característico.

19. Tratar a Tiroide:

O manganês presente na Erva Doce é um co-fator importante para muitas enzimas diferentes, e é um componente essencial da tiroxina, sem dúvida, o mais importante hormônio na glândula tireoide. O bom funcionamento da glândula tireoide e sua síntese hormonal ajuda na prevenção de uma grande variedade de problemas de saúde no corpo, incluindo perda de peso, perda de apetite, no metabolismo e na eficiência dos sistemas dos órgãos.

20. Desconfortos causado por flatulências

A planta é bem popular como um agente antiflatulento por possuir propriedades carminativas, ou seja, como um remédio que reduz gases intestinais, e pode ser usada para todas idades. É muito comum, inclusive, encontrá-la em medicamentos para reduzir flatulências em lactantes e crianças pequenas.

21. Benefícios da Erva Doce Para Combater a Caspa:

Nossos folículos capilares geralmente ficam entupidos devido a caspa e pele seca e escamosa. Isso pode danificar os folículos pilosos se não for tratado e também inibir o crescimento do cabelo. A vitamina C presente na Erva Doce ajuda a combater a bactéria no couro cabeludo. Ele remove a caspa e ajuda a se livrar dos restos dos folículos e incentiva o crescimento de novos cabelos. Também ajuda com couro cabeludo seco e prurido por causa de suas propriedades antivirais.

22. Aperfeiçoamento Celular:

A vitamina B9 da Erva Doce é um elemento essencial na formação dos glóbulos vermelhos. Além disso, esta vitamina é um contribuinte significativo para a construção e reparação de células da pele no corpo humano. As células encontradas no intestino pequeno de revestimento também são fabricadas a partir desta vitamina. A vitamina B9, também é responsável por substituir as células velhas por novas, mantendo nosso corpo fresco e novo.

23. Alivia os Sintomas de TPM:

É um infeliz, mas inevitável fato de que muitas mulheres sofrem da síndrome pré-menstrual (TPM). Nestas situações mensais, o manganês da  ajuda a aliviar as alterações de humor, dores de cabeça, depressão e irritabilidade. Além disso, Estudos têm mostrado uma ligação entre baixos níveis de vários minerais, incluindo manganês, em mulheres que sofriam dos sintomas da TPM particularmente graves.

24. Alivia os Sintomas de Problemas Emocionais:

Erva Doce pode ser bastante eficaz no tratamento de distúrbios emocionais como o caso da depressão e da ansiedade.

25. Benefícios da Erva Doce Para a Concentração:

A Erva Doce, quando consumido em quantidades suficientes, pode ajudar a concentração de foco e energia, o que irá aumentar cognitivamente e o desempenho mental . O aumento do fluxo de sangue para o cérebro devido à atividade de glóbulos vermelhos do ferro é o que resulta neste importante benefício.

26. Evita a Degeneração Macular:

O Ácido Fólico da Erva Doce pode ser benéfica no tratamento de degeneração macular relacionada com a idade (AMD) uma vez que esta doença ocular tem sido associada a níveis elevados de homocisteína e Ácido Fólico é conhecido para os níveis mais baixos deste aminoácido. Tratar com B12 e B6 juntamente com o Ácido Fólico pode ser especialmente benéfico para a degeneração macular.

27. Combate do Radicais Livres:

Devido às propriedades antioxidantes presente na Erva Doce, os seus benefícios incluem uma função especial no monitoramento das atividades dos radicais livres no corpo. Estes radicais livres são capazes de prejudicar as células do corpo e causar câncer e outras doenças devastadoras.

28. Ajuda a Evitar o AVC:

Além de causar ataques cardíacos, a homocisteína também é responsável por causar acidentes vasculares cerebrais, que são eventos fatais no cérebro. Além disso, a grande quantidade de homocisteína no corpo também pode levar ao enfraquecimento dos ossos, aumentando assim a probabilidade de fraturas frequentes. A Erva Doce, ajuda a controlar a quantidade deste produto químico no organismo e reduz o receio de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).

29. Benefícios da Erva Doce Para Evitar a Fadiga:

Os benefícios da Erva Doce para saúde também incluem a eliminação da fadiga crônica, o que pode ocorrer em homens e mulheres. A deficiência de ferro é uma causa natural de fadiga, uma vez que é um componente importante da hemoglobina.

Assim, a inclusão de ferro em sua dieta mantém você em forma, saudável e energético, tanto internamente quanto em sua vida externa. E uma ótima forma de fazer isso, é adicionando mais Erva Doce na sua dieta.

30. Metabolismo de Enzimas:

Várias enzimas são ativadas pelo manganês e desempenham papéis importantes no metabolismo de carboidratos, aminoácidos e colesterol. Além disso, o manganês possui uma ação antioxidante (a superóxido dismutase dependente do manganês é a principal enzima antioxidante da mitocôndria).

31. Ajuda a Evitar Transtornos Mentais:

O ácido fólico da Erva Doce é útil no tratamento de vários distúrbios mentais e emocionais. Por exemplo, é útil no tratamento de ansiedade e depressão, que são dois dos problemas de saúde mental mais comuns sofridos por pessoas no mundo moderno de hoje.

32. Contra Inflamação e Entorses:

O manganês da Erva Doce é um remédio amplamente conhecida por entorses, bem como a inflamação, uma vez que ajuda a aumentar o nível de superóxido dismutase. A superóxido-dismutase, também conhecido como SOD, é normalmente encontrada em níveis muito baixos em pacientes com artrite.

33. Benefícios da Erva Doce Para Evitar as Hemorroidas:

Uma dieta rica em fibras pode reduzir o risco de hemorroidas. E como a Erva Doce é rico em fibras, ele pode ser uma ótima maneira de evitar as tão famosa hemorroidas.

34. Pressão Sanguínea

Como muitos sabem, uma baixa ingestão de sódio é essencial para a redução da pressão arterial, mas o aumento da ingestão de potássio pode ser muito importante para seus efeitos vasodilatadores. Além disso, a ingestão de potássio, cálcio e magnésio (todos presentes na Erva Doce) foram relacionadas à diminuição da pressão sanguínea naturalmente.

O potássio também tem a qualidade de vasodilatador, que significa que relaxa a tensão dos vasos sanguíneos reduzindo assim a pressão sanguínea. Vale lembrar que a pressão arterial elevada é ligada com diversos problemas de saúde, entre eles, ataque cardíaco, derrame e aterosclerose.

35. Benefícios da Erva Doce Para o Sono:

Erva Doce regula a produção de melatonina, um hormônio importantíssimo para o sono adequado. Dessa forma, quem sofre com insônia ou com noites mal dormidas pode usufruir de mais um dos benefícios da Erva Doce, que colabora para um descanso mais longo e de melhor qualidade.

36. Controle de Peso e Saciedade:

Dietas ricas em fibras são geralmente reconhecidas como um fator importante no controle e perda de peso por estas funcionarem como “agentes dilatadores” no sistema digestivo. Esses componentes aumentam a saciedade e reduzem o apetite, fazendo com que você se sinta mais satisfeito por mais tempo e consequentemente, diminuindo a ingestão de calorias. Portanto, o controle do peso é mais um dos benefícios da Erva Doce.

37. Benefícios da Erva Doce Para Tratar a Insônia:

Erva Doce também é útil no tratamento da insônia no corpo humano e também melhora os hábitos de sono e qualidade das pessoas, regulando os seus ritmos circadianos. A contagem de células vermelhas do sangue adequada também pode resultar em menor flutuação da pressão arterial, que pode muitas vezes manter as pessoas acordadas à noite.

38. Coração Saudável:

As fibras, potássio, ácido fólico, vitamina C, Vitamina B6 e os fitonutrientes são responsáveis pelos benefícios da Erva Doce à saúde do coração.

A Erva Doce é uma planta que contém quantidade significativa de fibras, que ajudam a manter os níveis de colesterol na corrente sanguínea, diminuindo assim os riscos de doenças cardíacas.

A Vitamina B6 e folato também evitam o acúmulo de um composto orgânico chamado de homocisteína, no qual quando encontrado em excesso no corpo, podem danificar vasos sanguíneos e levar a problemas cardíacos.

39. Menos Inflamações:

A colina é um nutriente presente na Erva Doce muito importante que fornece ajuda num sono melhor, nos movimentos dos músculos, na aprendizagem e na memória.

Esse nutriente também ajuda a manter a estrutura de membranas celulares, a transmissão dos impulsos nervosos, a absorção de gorduras e redução de inflamações crônicas.

40. Benefícios da Erva Doce Para Ajudar a Prevenir as Úlceras:

As úlceras são lesões na mucosa que podem acometer todo o trato gastrointestinal. As refeições ricas em fibras alimentares insolúveis e solúveis possivelmente estimulam positivamente os fatores de proteção da mucosa e reduzem hormônios que estimulam a secreção gástrica (como a gastrina), potencialmente auxiliando em menores lesões na mucosa.

Sair da versão mobile