Benefícios do Chás

Os 10 Benefícios do Chá da Folha de Nêspera Para Saúde!

Por Osmar Junior Costa, em 06/04/2018 (atualizado em 31/10/2019)

Os Benefícios do Chá da Folha de Nêspera que além de ser um delicioso chá, possui nutrientes importantes para o corpo. Além disso, a árvore frutífera que recebe o nome de nêspera é comum na região de florestas tropicais no sudeste da China, espalhando-se posteriormente por todo o mundo.

É também conhecida como ameixa, maltês japonês ou ameixa japonesa. O fruto, suculento, possui sabor picante e doce, e é rico em vitaminas, minerais e antioxidantes.

A fruta aparece nas árvores até o final do inverno no Japão, e sua colheita ocorre em junho. A época de colheita varia, no entanto, de acordo com as regiões onde é cultivada. Os frutos amadurecem, de uma forma geral, antes da colheita e têm uma textura bastante macia. Suas sementes não são comestíveis e devem ser descartadas, pois podem conter tóxicos cianogênicos-glicosídeos.

Origem da Nêspera:

A nêspera tem origem na China mas é, atualmente, cultivada nos Estados Unidos, em Israel, na América do Sul, em Espanha, em Itália, na Tailândia e em Madagáscar. No Brasil, a principal região produtora encontra-se próxima a Mogi das Cruzes, em São Paulo.

Descrição da Nêspera:

A nespereira A nespereira (Eriobotrya japonica”) é uma espécie vegetal da subfamília Maloideae, da família Rosaceae. Apesar do nome, é originária do sudeste da China.

É erroneamente chamada de ameixa-amarela. É uma árvore pequena, com uma coroa circular e um tronco curto. Pode crescer até 10 m de altura, mas é geralmente menor, com cerca de 3 a 4 m. Suas folhas são alternadas, simples, de 10 a 25 cm, verde-escuras, de textura rígida e com a borda serrilhada.

Diferente das demais árvores frutíferas, suas flores aparecem no outono e início do inverno e seus frutos amadurecem no final do inverno e início da primavera. As flores têm cerca de 2 cm de diâmetro, são brancas, com cinco pétalas, produzidas em cachos com três a dez flores.

As frutas da nespereira são ovais, com 3 a 5 cm, com uma casca aveludada e macia de cor amarelo-alaranjada, às vezes rosada. A polpa é suculenta e doce ou ácida, dependendo da variedade e maturação da fruta.

Cada fruta contém de 3 a 5 sementes de cor marrom. A nêspera deve ser preferencialmente descascada para o consumo: a casca é fina e pode ser facilmente puxada quando a fruta está madura.

A nêspera é comparada à maçã em muitos aspectos, como a presença de alto teor de açúcar, acidez e pectina. É consumida in natura e combina bem com outras frutas frescas ou em saladas de frutas.

As folhas são ricas em triterpenos, elementos que ajudam a aumentar a produção de insulina no organismo, sendo, consequentemente, excelente para o combate ao diabetes.

Possui propriedades desintoxicantes, ajudando a limpar o fígado e remover toxinas do corpo. Combate os problemas de pele, reduzindo inflamações e atuando também na prevenção.

Valores Nutricionais de Nêspera:

A fruta é rica em açúcar, ácido e pectina. 100 gramas da fruta tem valores nutricionais como segue: Energia (47kcal), Carboidratos (12.14g), Fibra dietética (1.7g), gordura (0.2g), Proteína (0.43g), Vitamina A (76 μg), Tiamina ( 0,019mg), Riboflavina (0,024mg), Niacina (0,18mg), Vitamina B6 (0,1mg), Folato (14 μg), Vitamina C (1mg), Cálcio (16mg), Ferro (0,28mg), Magnésio (13mg) , Manganês(0,148 mg), Potássio (266 mg), Sódio (1 mg) e Zinco (0,05 mg). É comparativamente baixo em Sódio e rico em Potássio, fibra dietética e Vitamina A. Agora, confira Os 40 Benefícios da Nêspera Para Saúde.

Atua como antioxidante, neutralizando as toxinas prejudiciais e combatendo aos radicais livres do corpo. O extrato das folhas melhora o sistema imunológico, combatendo várias doenças e aumentando a perspectiva de vida. Então,confira agora Os 10 Benefícios do Chá da Folha de Nêspera Para Saúde:

1. Controla os Níveis de Colesterol:

O Chá da Folha de Nêspera controla os níveis de colesterol em indivíduos que frequentemente consomem as frutas e seu chá. Este benefício de saúde do Chá da Folha de Nêspera é muito estimulante, mas também relativamente não provada em grande escala.

2. Desempenho Mental:

A ingestão adequada de Chá da Folha de Nêspera que possui quantidades significativas de Ferro na energia e concentração que ajuda a melhorar o desempenho mental e cognitivo. Ajuda a elevar o fluxo sanguíneo para o cérebro devido à atividade dos glóbulos vermelhos do Ferro.

3. Melhora o Sistema Respiratório:

Expectorantes substâncias são importantes no tratamento de constipações e outras infecções respiratórias. Chá da Folha de Nêspera é usado como um expectorante, seja quando bebido ou fazendo gargarejo, pois pode causar tosse e expulsão de muco e catarro.

4. Prevenção Diabetes:

Chá da Folha de Nêspera é frequentemente recomendado para a prevenção ou tratamento da diabetes, como o açúcar no sangue foi exibida para diminuir consideravelmente naqueles que frequentemente ingeri-lo.

Os compostos orgânicos encontrados em excepcionais Chá da Folha de Nêspera ajuda a regular a insulina e níveis de glucose, o que ajuda a proteger o corpo contra a diabetes. Além disso, para aqueles que sofrem de diabetes, evitando picos e quedas de açúcar no sangue é essencial, que este chá também pode fazer.

5. Diminui o Risco de Câncer:

Numerosos antioxidantes são encontrados dentro  Chá da Folha de Nêspera que é extremamente benéfico para a saúde humana. Os antioxidantes ajudam a neutralizar os radicais livres dentro do corpo que são produzidos como um subproduto natural do metabolismo celular.

Estas moléculas com seus elétrons desemparelhados podem causar células saudáveis de mutação, levando a doenças crônicas, incluindo o câncer. Chá da Folha de Nêspera foi especialmente ligado a baixar as taxas de ocorrência de pulmão e canceres orais.

6. Promove o Equilíbrio do Organismo:

Potássio é um dos componentes que fazem parte da Chá da Folha de Nêspera. Este componente tem a capacidade de manter níveis equilibrados de água no corpo, também promove o desenvolvimento celular e contribui para o bom funcionamento do corpo. sistema nervoso, ossos e músculos.

7. Ajuda a Regenerar o Tecido Celular:

O Chá da Folha de Nêspera é uma fruta rica em antioxidantes. Esta substância ajuda a reparar o tecido celular protegendo-o da ação dos radicais livres que causam danos ao DNA e às partes das células. Antioxidantes também têm a capacidade de retardar o envelhecimento e prevenir o aparecimento de problemas cardíacos.

8. Ajuda a Absorver Substâncias Nocivas ao Organismo:

Quase um quarto da composição de Chá da Folha de Nêspera é formada pela pectina. É um componente formado pela união de multidão de açúcares simples. A pectina é um absorvente intestinal que ajuda a prevenir o aparecimento de certas doenças, especialmente, desempenha um papel decisivo na redução dos níveis de colesterol.

9. Cura Insônia:

Ferro ajuda a tratar a insônia e melhora a qualidade do sono e os hábitos com a regulação dos ritmos circadianos. A contagem adequada de glóbulos vermelhos pode levar à baixa flutuação da pressão arterial, resultando em problemas de sono.

10. Reduz a Fadiga:

Ferro ajuda a eliminar a fadiga crônica que ocorre em mulheres e homens. A deficiência pode causar fadiga, que é vital para a hemoglobina. A ingestão diária de alimentos ricos em Ferro ajuda a tornar um saudável, apto, energético, tanto externamente e internamente.

Receita do Chá de Folhas de Nêspera:

INGREDIENTES:

  • 3 folhas frescas,
  • 1 litro de água.

MODO DE PREPARO:

  • Em um recipiente, coloque a água e as folhas e leve ao fogo para ferver.
  • Quando começar a ferver, desligue e tampe, deixando descansar até amornar.
  • Depois disso, remova as folhas e consuma dois copos por dia.
  • Se comprar as folhas secas em lojas de produtos naturais, siga as instruções dadas no local ou rótulo da embalagem.

Efeitos Colaterais da Nêspera:

Nas sementes e em menor proporção nas folhas da nespereira ou ameixeira existe uma substância chamada glicosídeo cianogênico, que em excesso pode dar reações gastrointestinais, respiratórias e neurológicas.

Sair da versão mobile