Benefícios das Plantas

Carvalho Branco é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 12/04/2018 (atualizado em 11/09/2021)

O Carvalho Branco possui ricas propriedades medicinais que promovem a saúde do corpo humano. Originário da Eurásia, esta planta adapta-se muito bem aos climas úmidos e também é resistente ao frio. Pertencente à família Fagaceae, o Carvalho Branco tem preferência por terrenos argilosos, frescos, úmidos e ricos em nutrientes, e pode ser facilmente encontrado na Europa, e com menos frequência ao Noroeste da Rússia e norte da África.

A casca, parte utilizada para fins medicinais, possui propriedades curativas e popularmente usadas na forma de chá e mistura para gargarejo. O Carvalho Branco é uma árvore medicinal de grande porte, sendo que alguns carvalhos podem viver até 1000 anos. O carvalho de nome popular compreende espécies de Carvalho Branco (Quercus alba), carvalho-comum ou inglês (Quercus robur), carvalho-verde (Quercus virens), carvalho-séssil (Quercus petraea, carvalho-vermelho (Quercus rubra), carvalho-preto (Quercus tinctoria), dentre outras espécies.

Na língua inglesa, o Carvalho Branco é popularmente conhecido como oak. Pertence à família Fagaceae. O cultivo é feito mediante reprodução sexual a partir das sementes plantadas no outono ou primavera. São necessários solos profundos e úmidos. Tem grande resistência ao frio e as geadas. Prefere um tipo de solo silícios.

A reprodução assexuada por estacas não dá bons resultados nesta espécie, embora possa ser feita na primavera. Podem lhe atacar pulgões, lagartas, etc. Também têm doenças, especialmente de fungos, derivado de oídio.

Propriedades do Carvalho Branco:

O Carvalho Branco possui em sua composição cálcio, ferro e sais minerais, como o potássio. A casca é rica em ácido gálico e tanino. As folhas contém clorofila, hidratos de carbono, mucilagem e vitamina A, vitamina C e vitamina E. As bolotas (frutos) possuem em sua composição química açúcares, amidos, oxalato de cálcio e taninos. Então, confira agora os Benefícios do Carvalho Branco Para Saúde:

Benefícios do Carvalho Branco Para Saúde:

  • O Carvalho Branco possui efeitos positivos no tratamento de dermatites, diarreia, dor de garganta, feridas, hemorragias, hemorroidas, prolapso anal e uterino, varizes e outras condições de saúde.
  • Na medicina popular, o gargarejo ou líquido para limpeza bucal é usado para o tratamento de amigdalites, dores de garganta, faringites e laringites.
  • Compressas são aplicadas em cortes, dermatites, feridas, eczema, lombrigas, queimaduras, vasos capilares fracos e veias varicosas. Em forma de enema, banho de assento ou supositório hemorroidas. Ducha para leucorreia. Rapé para hemorragias nasais.
  • O Carvalho Branco possui ação adstringente, anti-inflamatória, antisséptica, expectorante, hemostática e tônica. O alto conteúdo de taninos em sua composição são responsáveis por uma gama extensiva de suas atividades.
  • Os taninos se ligam com as proteínas dos tecidos, impermeabilizando as mesmas para invasões bacterianas e infecções ao mesmo tempo que fortalecem os tecidos.
  • Os féis da Quercus alba presentes no Carvalho Branco possuem doses de taninos mais altas do que a casca e são muito adstringentes. Desta forma, são usados em pequenas quantidades.

Como Usar o Carvalho Branco:

O chá de Carvalho Branco deve ser preparado com a proporção de duas colheres de sopa das cascas para cada 0,5 L de água. Em um recipiente, coloque a água e leve ao fogo. Em seguida, adicione as cascas e deixe cozinhar até ferver. Quando a mistura alcançar fervura, marque 15 minutos e, após esse período, desligue o fogo. Tampe o recipiente e deixe repousar por aproximadamente 10 minutos, em seguida coe e consuma. A medida indicada é de duas a três xícaras ao dia.

Para gargarejo, use a proporção de três colheres de sopa de casca de Carvalho Branco para cada duas xícaras de água. Coloque a água e as cascas em um recipiente e leve ao fogo. Deixe ferver por aproximadamente 15 minutos e então coe. O gargarejo deve ser feito de três a quatro vezes ao dia.

O banho de assento é preparado com a proporção de três colheres de sopa de casca de Carvalho Branco para meio litro de água. Ferva a casca por aproximadamente 15 minutos e coe em seguida. Coloque a mistura em um recipiente em que você consiga se sentar, e permaneça nela por cerca de dez minutos. O tratamento deve ser feito todos os dias, de manhã e de noite.

Malefícios do Carvalho Branco:

É importante que sejam respeitadas as indicações de uso, inclusive da quantidade diária. O consumo excessivo do chá pode ocasionar mal-estar gástrico

Sair da versão mobile